D.E.B.S. Alert

Ex-executivo da Nintendo explica por que a pistola do NES ganhou o nome de Zapper — e não de ‘arma de luz’

Imagem: Reprodução/Vanamo Media Public Domain

Bastante conhecida por quem teve contato com um NES no seu lançamento americano ou durante a década de 1980, a Zapper é uma pistola de luz que permitia aos jogadores "atirar" na tela do seu televisor e acertar alvos em jogos como Duck Hunt, Wild Gunman e Hogan's Alley. Este foi um acessório essencial para o sucesso inicial do NES na América do Norte, pois trazia um estilo de jogabilidade que antes só era visto nos arcades para a casa dos jogadores.

No entanto, a Nintendo enfrentou algumas dificuldades na hora de dar nome ao acessório para que ele fosse bem aceito por pais na hora de comprar a Zapper para seus filhos. Principalmente porque, na época, os fliperamas estavam com uma má reputação no mercado americano, e chegou a haver um incidente onde uma criança apontou uma arma de fliperama para policiais, que confundiram o acessório com uma arma real.

Falando sobre o assunto ao site Time Extension, Bruce Lowry, ex-vice presidente de vendas da Nintendo of America, revelou que a mudança de nome da pistola de luz do NES se deu principalmente devido a um grupo onde um terço das mulheres presentes era contra ter uma arma em suas casas, mesmo que ela fosse feita para jogar videogames. Leia a declaração dele logo abaixo. 

Quanto a Zapper, quer dizer, originalmente seria chamada de arma de luz. Mas algo estava me incomodando um pouco porque, naquela época, os fliperamas estavam ganhando uma péssima reputação. Um dos incidentes que me lembro de ter ouvido foi que a polícia entrou em um fliperama e um garoto apontou uma arma de fliperama para eles, e eles [a confundiram com uma arma de verdade]. Isso fez com que todos trocassem suas armas para laranja brilhante, vermelho ou amarelo, [inclusive nós].

Por isso, também não tínhamos certeza do nome. Então, decidimos que faríamos um grupo focal, que fizemos em Paramus, Nova Jersey, onde Ron e eu nos estabelecemos com uma ótima empresa. Eles trouxeram cerca de 20 ou 30 donas de casa que tinham filhos, e a pessoa que liderava o grupo focal contou a elas tudo sobre a pistola de luz da Nintendo, o Duck Hunt e todas essas outras coisas incríveis, e cerca de um terço das mulheres se levantou e saiu. E as outras diziam: "Nenhuma arma entrará na minha casa."

Logo depois, outro grupo chegou e tudo que fizemos foi mudar o nome para Zapper, mas dessa vez o resultado foi totalmente o oposto; todas acharam ótimo. Então, aquele pequeno grupo focal poderia ter tido um grande impacto no nosso sucesso. 

Esse é o tipo de revelação que mostra como são curiosos os bastidores da indústria dos videogames, principalmente em tempos mais antigos, onde ela ainda não era tão popular, e especialmente em um momento do tempo onde os videogames não eram vistos de forma muito positiva. Lançar uma pistola de luz para o NES foi uma decisão arriscada da Nintendo, mas o acessório se provou um grande sucesso do console, assim como o jogo Duck Hunt, que se tornou um dos símbolos do sistema.

E você, leitor(a), imaginava que a Nintendo mudou o nome do acessório do NES de "arma de luz" para Zapper por causa de uma pesquisa feita com um grupo de mães? Você já chegou a jogar com a Zapper? Comente!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem