D.E.B.S. Alert

Super Mario Bros. Wonder: diretor de localização revela curiosidades sobre a dublagem para o Brasil

Imagem: Reprodução/Nintendo

Super Mario Bros. Wonder (Switch) é um título bastante especial para fãs tupiniquins do mascote bigodudo da Nintendo, afinal, marcou a primeira vez em que um game da série Super Mario principal era localizado para o português brasileiro. E o trabalho feito foi nada menos que excelente, tanto nos nomes dos estágios e inimigos, como nas frases ditas pela flor tagarela durante o game, sempre muito animadas e espirituosas. O diretor de localização André Mello contou algumas curiosidades sobre este processo de localizar Super Mario Bros. Wonder para o Brasil durante entrevista ao podcast "No AR" (Dublasil Central de Dublagem)

André nota a política restrita da Nintendo na localização de seus jogos: "Eu dirigi o “Mario Wonder”, que é o primeiro game que foi localizado em pt-BR da Nintendo. E a Nintendo, cara, nunca fez a localização e nem tradução de nada, absolutamente nada." Embora a fala cause impacto, não é bem verdade — jogos como Super Mario Run, Mario Party Superstars e Mario Strikers: Battle League já recebiam o tratamento em português do Brasil antes de Super Mario Bros. Wonder. O diretor de dublagem segue destacando que a equipe da Nintendo quis acompanhar pessoalmente os trabalhos em estúdio, tendo incluído um representante internacional acompanhado de duas funcionárias brasileiras que trabalhavam na sede norte-americana: “Eles davam briefing para cada fala. Cada fala. Isso não tem nos outros games.”

A Nintendo também foi bastante exigente no que diz respeito às variações de interpretação das falas que entrariam no jogo, sendo que cada linha precisava ser gravada em quatro ou cinco inflexões diferentes, para que fosse escolhida a que melhor se encaixaria no contexto do que eles queriam. André ressalta principalmente o trabalho de dublagem feito por Leandro Hainis com a flor tagarela, que combinou totalmente com o personagem, e deu o tom necessário à personalidade mais engraçada e irônica deste personagem.

É interessante notar como o trabalho de localização da Nintendo para Super Mario Bros. Wonder acabou superando todas as expectativas dos fãs brasileiros, com um cuidado acentuado em dar nomes específicos para inimigos e estágios que soavam de forma perfeita no nosso idioma. A flor tagarela realmente é um show à parte, roubando a cena nos momentos em que dá suas falas de incentivo e/ou provocação a Mario e outros personagens controláveis ao longo dos estágios.

Super Mario Bros. Wonder foi lançado para Nintendo Switch em 2023, e vai ganhar uma edição especial para o Nintendo Switch 2 no outono brasileiro de 2026, com a expansão Vamos ao Parque Belabel, focada em variadas e altamente divertidas atividades multiplayer. Temos certeza de que o trabalho de localização desta edição do Nintendo Switch 2 será incrível também, e respeitoso como os brasileiros merecem.

E você, leitor(a), o que acha do trabalho de localização feito pela equipe da Nintendo em Super Mario Bros. Wonder? Ficou satisfeito(a) com a qualidade da localização? Comente! 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem