Susto em Poshley Heights: entenda esta reação bizarra de Toadia em Paper Mario: The Thousand-Year Door

Imagem: Reprodução/Nintendo via X/Supper Mario Broth

Os jogos da série Paper Mario sempre escondem segredos e comportamentos inusitados que só vêm à tona anos depois, seja por glitches, hacks ou por intrincadas análises de código. Um desses mistérios acaba de ser revelado pelo perfil Supper Mario Broth: um comportamento curioso envolvendo Toadia, a Toad de Poshley Heights, em Paper Mario: The Thousand-Year Door.

No jogo, há um valor de sequência de história normalmente inalcançável que faz com que o protagonista continue sendo Mario, mas provoca uma reação inesperada em Toadia. Ao vê-lo, ela grita "EEEEEEEEEK!" e balbucia "Muh-Mommy...", como se estivesse diante de Bowser

Confira abaixo o momento em que o susto acontece:


Afinal, o que está acontecendo? O que será que o herói de bigode fez para engatilhar uma reação tão intensa? Na verdade, isso é explicado pelo fato de que Paper Mario: The Thousand-Year Door acompanha o progresso do jogador por meio de um sistema de sequência de história (story sequence value). Esse sistema determina em que ponto da narrativa o jogador está e influencia diretamente como NPCs e eventos reagem a ele.

Em vez de agrupar intervalos de valores para definir um comportamento (exemplo hipotético: "valores entre 1 e 20 fazem um NPC dizer X"), o jogo usa valores individuais e específicos para cada ponto da história. Isso significa que, a cada momento, um número único está associado à progressão do jogador. Se esse valor for alterado para um número que não corresponde exatamente ao esperado, um comportamento inconsistente pode acontecer, já que o jogo tenta puxar reações que foram programadas para uma outra situação.

No caso supracitado, existe um valor de sequência específico e normalmente inalcançável que faz com que o jogo acredite que é o Bowser quem está em cena, mas sem mudar o personagem jogável de fato (que continua sendo o Mario). E este é um efeito clássico desse sistema: como cada número de sequência é tratado isoladamente, se alguém manipular manualmente o jogo para ativar um valor que nunca deveria ser visto por determinado personagem, as reações programadas podem não fazer sentido.

Embora seja impossível acessar esse cenário sem um hack de manipulação da memória do jogo, a descoberta adiciona ainda mais conteúdo à vasta coleção de curiosidades que tornam Paper Mario: The Thousand-Year Door um dos títulos mais ricamente destrinchados pelos fãs.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem