Márcia Gomes, dubladora da Kootie Pie Koopa na versão brasileira BKS, morre aos 77 anos

Imagem: Reprodução/Nintendo/WildBrain/Márcia Gomes

Faleceu na última quinta-feira (12), aos 77 anos, Márcia Gomes, dubladora da Kootie Pie Koopa na rara dublagem dos estúdios BKS de The Adventures of Super Mario Bros. 3 para o Brasil, por conta de uma infecção generalizada adquirida enquanto estava internada na UTI.

Márcia, conhecida por sua versatilidade vocal e interpretações notáveis, deu vida à "versão animada" de Wendy O. Koopa, retratando-a com o mesmo tom engraçado e exagerado que caiu no gosto de toda uma geração de telespectadores nos anos 1990. 

A série animada, que adapta elementos de Super Mario Bros. 3, lançado em 1988 para o Nintendo Entertainment System, marcou época com seu humor leve e criatividade. Entretanto, foi nas versões dubladas em português que personagens como a Kootie Pie ganharam ainda mais carisma. A dublagem da BKS é relativamente desconhecida entre os fãs, mas mantém escolhas vocais únicas — como Francisco Borges (Mario), Eleu Salvador (Luigi) e Rosa Maria Baroli (princesa Cogumelo).  Infelizmente, poucos episódios da dublagem BKS estão preservados, tornando-a um verdadeiro tesouro perdido entre as outras duas versões brasileiras, realizadas pela Herbert Richers e Uniarthe.

Também pela BKS, Márcia ficou conhecida pela voz do Gato Félix, do Andy Panda e da gata Lua/Luna, de Sailor Moon R a Sailor Moon Super Stars (de 1993 a 1997).

Em maio deste mesmo ano, também perdemos Carmen Sheila, que deu voz à mesma Kootie Pie na versão Herbert Richers de The Adventures of Super Mario Bros. 3. A perda de Márcia Gomes e Carmen Sheila em um período tão curto de tempo reforça ainda mais a importância de preservar as dublagens clássicas e de valorizar os profissionais que marcaram épocas com seu talento.

O legado de Márcia Gomes permanece, especialmente entre aqueles que revivem as aventuras dos superbombeiros do Brooklyn através dos olhos do passado. Celebremos sua vida revivendo um dos episódios em que sua interpretação mais se destaca:

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem