Imagem: Reino do Cogumelo • Reprodução/Nintendo |
O que poucos sabem é que Mad Scienstein não é nativo dos games da franquia Super Mario. Muito pelo contrário, o personagem nasceu em Kaeru no Tame ni Kane wa Naru ("o sapo a quem os sinos se dobram", em português), um RPG para Game Boy lançado apenas no Japão em setembro de 1992.
As origens de Mad Scienstein em um RPG relativamente desconhecido da Intelligent Systems para Game Boy
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Em Kaeru no Tame ni Kane wa Naru, Mad Scienstein é um inventor que auxilia o protagonista com criações úteis, como itens para ganhar força ou controlar mamutes. Na batalha final do jogo, o professor também dá as caras no comando de Tokyo Comic Show Z, um robô de sua própria autoria que auxilia os protagonistas na derrubada do chefão. Sua função de apoio no jogo original contrasta com os papéis que desempenharia posteriormente nos jogos de Wario, onde sua serventia e credibilidade variam dependendo da situação.
O exercício de papéis não convencionais durante a transição de Mad Scienstein à série Wario Land
Em Wario Land 3, seu jogo de estreia na franquia, Mad Scienstein ressurge um pouco diferente de sua aparência habitual, adotando um capacete mecânico com uma cúpula de vidro. Ele é visto carregando frascos de poções invisíveis que arremessa quando Wario se aproxima. O elixir transforma o anti-herói em Invisible Wario, permitindo que ele atravesse passagens especiais. Curiosamente, enquanto os personagens no jogo parecem estar sob algum tipo de influência maligna, Scienstein continua pleno e sereno, mantendo sua identidade científica.
Já em Wario Land 4 para Game Boy Advance, ele retorna ao seu visual original, desta vez como um arqueólogo explorando uma antiga pirâmide. Sua figura aparece já na abertura do jogo, estampada em um jornal que reporta a descoberta da pirâmide. Durante o jogo, ele surge nas áreas rosadas das fases, sempre com uma lupa em mãos, aparentemente investigando.
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Interagir com Mad Scienstein em Wario Land 4 é essencial para resolver puzzles e alcançar diamantes. Wario pode atordoá-lo, carregá-lo ou usá-lo como ferramenta para quebrar blocos e ativar mecanismos, mas, ao contrário do que acontece aos inimigos, suas ações não derrotam o cientista. Ele também tem animações únicas, como vestir um equipamento de mergulho ao cair na água ou jogar um Game Boy Advance. E ao fim do jogo, quando a pirâmide começa a ruir, reaparece, desesperado para escapar — ele até salta sobre o Wario na tentativa de salvar sua pele, entregando uma última demonstração de sua natureza egocêntrica e levemente cômica antes de desaparecer da série — e retornar como um rival em Dr. Mario 64.
A etimologia de Arewo Shitain-hakase, o nome pelo qual Mad Scienstein atende no Japão
No Japão, o nome de Mad Scienstein é Arewo Shitain-hakase (アレヲ=シタイン博士). Esse é um trocadilho sofisticado, misturando a frase japonesa 「あれをしたい」(are o shitai, "eu quero fazer isso!") com o sufixo germânico "-stein", frequentemente associado a cientistas fictícios. Para completar, o título hakase (博士) significa "doutor" ou "professor", consolidando sua persona como o típico "cientista maluco".
E aí, querido(a) leitor(a)? Já conhecia a história de origem do "velhinho cientista" que é feito de gato e sapato pelo Wario em Wario Land 3 e Wario Land 4? Comente abaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumelo!