Coitado do Roy! • Imagem: Reprodução/Nintendo |
Um evento canônico na vida de todos os gamers é aquela sensação de vazio que acompanha o fechamento de um bom jogo. Às vezes, a aventura é tão cativante e imersiva que fica difícil se desconectar quando os créditos começam a rolar — ou, no caso de Super Mario Bros. 3, quando as cortinas se fecham.
No jogo, lançado em 1988 para NES e relançado em 1993 com gráficos atualizados dentro da compilação Super Mario All-Stars para SNES, é possível contornar esse dilema. Sem o uso das flautas mágicas, o jogo pode ser zerado de 2½ a 6 horas, e existe um método conhecido como "a rota dos quatro Roys" (ou "The Quadruple Roy Route", em inglês) que pode estender ainda mais a gameplay.
A rota dos quatro Roys: o caminho mais longo e legítimo para zerar Super Mario Bros. 3
Vamos entender melhor este método relatado pelo Supper Mario Broth: como os jogadores bem sabem, tamanha é a linearidade dos mapas de Super Mario Bros. 3 que as fases que já foram completadas não podem ser jogadas novamente. Existe, porém, uma forma legítima de repetir as fases do mundo 5, Sky Land, que está sendo ocupada por um dos Koopalings mais estilosos: Roy Koopa.
O truque envolve o uso das três flautas mágicas (Warp Whistles ou Recorders, em inglês) presentes no jogo — você pode acessar este artigo especial do Reino do Cogumelo para aprender a obtê-las. Usar cada uma das flautas dá ao Mario a opção de ser transportado para mundos específicos, a saber:
- Ao usar uma flauta no mundo 1, Mario pode ser transportado para os mundos 2, 3 ou 4.
- Ao usar uma flauta nos mundos 2 a 6, Mario pode ser transportado para os mundos 5, 6 e 7.
- Ao usar uma flauta nos mundos 7 e 8, Mario pode ser transportado para o mundo 8.
Perceba que o mundo 6, Ice Land, é o único que nos permite ser transportados para um mapa anterior. Esta lógica abre a possibilidade de rejogar o mundo 5 nada menos que quatro vezes. Como? Basta derrotar o Roy uma primeira vez normalmente e avançar pelas fases do mundo 6; mas, antes de entrar na aeronave do Lemmy Koopa, deve-se usar a sua primeira flauta para que a área de teletransporte o leve de volta ao mundo 5, onde o processo deverá ser repetido do começo ao fim.
Fazendo isso, a batalha contra Roy Koopa poderá ser repetida quatro vezes pelo jogador até que suas flautas acabem. Esta é a rota mais comprida e legítima de Super Mario Bros. 3 — procure experimentá-la na sua próxima gameplay!