Imagem: Eduardo Jardim/Reino do Cogumelo • Reprodução/Nintendo |
No dia 9 de setembro de 1988, Donkey Kong Classics para Super Nintendo era lançado para o saudoso Nintendo Entertainment System na América do Norte. Trata-se de uma coleção 2 em 1 contendo ports de Donkey Kong, o grande clássico de arcade que serviu de berço à toda a série Super Mario, e Donkey Kong Jr., sua sequência direta e um dos maiores plot twists da história do encanador.
Isso porque, no primeiro jogo, Pauline, a bela donzela, é arrastada pelo sinistro Donkey Kong por um labirinto de vigas estruturais e deve ser resgatada pelo Mario, que, conforme a descrição oficial providenciada pela Nintendo of America, "tenta desesperadamente escalar a poderosa fortaleza de aço" para reverter o quadro e livrá-la de seu sofrimento.
Uma vez aprisionado, Donkey Kong é mantido por Mario sob sete chaves — ou, neste caso em particular, seis! E Donkey Kong Jr. assume a árdua missão de resgatar seu pai de seu cativeiro. Isso torna Donkey Kong Jr. o único game da história no qual Mario interpreta o papel de vilão. Note que esta clássica coletânea é basicamente um convite implícito para o jogador assumir um lado na muito antiga rivalidade entre Mario e Donkey Kong; e portanto, a união de duas perspectivas de roteiro tão diferentes em um único cartucho Game Pak é uma sacada sempre muito bem-vinda.
Muito embora Donkey Kong Classics nunca tenha sido relançado, seus jogos, separados, podem ser encontrados em toda a sua magnificência retrô no aplicativo Nintendo Entertainment System - Nintendo Switch Online, exclusivo para assinantes. Confira, abaixo, uma longplay da coletânea para celebrar a sua existência: