Qual é a idade da Rosalina?

Imagem: Reino do Cogumelo • Reprodução/Nintendo

Rosalina é uma das figuras mais enigmáticas e poderosas da mitologia de Super Mario e, como comprova uma pesquisa recente do Reino do Cogumelo, ela é amada por todos. É uma "princesa" solitária que vagueia pelo cosmos a bordo de sua nave, o Comet Observatory, há muito, muito tempo.

Como uma inigualável guardiã cósmica, Rosalina vasculha os confins do universo à procura de Lumas para adotar. Mas apesar de sua aparência juvenil e de certa forma análoga à princesa Peach, a idade de Rosalina é muito maior do que se pode acreditar.

Rosalina tem centenas de anos de idade

Quando ainda era criança, Rosalina partiu para o espaço sideral a bordo da nave de uma jovem Luma perdida, que estava em busca de sua mãe. Cruzando cometas, planetas e asteroides e se alimentando de Estrelitas (Star Bits), elas construíram o observatório que lhes serviria de lar — e que nos serviria como hub world em Super Mario Galaxy, lançado para Wii em 2007 — e partiram em uma jornada cósmica de aventuras e afetividade.

A história de Rosalina, descrita na livraria do Comet Observatory, teve muitos altos e baixos. Depois de se conformar-se que sua mãe biológica havia partido, Rosalina passa a considerar as Lumas como sua verdadeira família, garantindo que elas jamais se sintam sozinhas novamente nos confins do espaço. E, a partir deste ponto, decide visitar seu planeta natal a cada 100 anos.

É isso mesmo: Rosalina visita o planeta há vários séculos — e toda vez que o faz, é culturalmente celebrado o Star Festival, ou o "festival das estrelas", marcado por uma chuva de Estrelitas multicoloridas que são reunidas pelos Toads nos jardins do castelo e transformadas em uma poderosa Grand Star.

Com isso em mente, pode-se dizer com confiança que, diferente do Mario e da Peach, que possuem cerca de 25 anos, Rosalina possui centenas de anos de idade. Infelizmente, a Nintendo nunca deixou explícito há quanto tempo ela vem visitando o planeta ou quantos Star Festivals já foram celebrados no Reino Cogumelo, pois isso daria mais exatidão à quantidade de séculos que a Rosalina já viveu. Mesmo assim, sabendo dessa verdade básica, entendemos melhor sobre a natureza contemplativa de Rosalina, fruto de séculos de absorção de uma incomensurável consciência cósmica.

Há quem diga que a Rosalina tenha uma aparência bem mais jovem, e de fato o seja, devido à dilatação do tempo sofrida por suas aventuras pelo espaço. Essa teoria de fã, porém, nunca foi confirmada pela Nintendo, e tornaria muito difícil e complexo o processo de calcular o tempo exato de retornar a seu planeta natal a cada 100 anos. É mais provável que ela permaneça jovem depois de tantos séculos devido à sua natureza mágica, seus poderes, ou até mesmo ao consumo frequente de Estrelitas — que, diga-se de passagem, têm gosto de mel.

Mas e a bebê Rosalina?

Infelizmente, a adição da contraparte bebê de Rosalina nos jogos spin-off da franquia, como Mario Kart 8 e Dr. Mario World, não acrescenta muito à mitologia da personagem. Na verdade, sua própria existência contradiz sua história em Super Mario Galaxy — visto que as idades não batem e que seus trajes tradicionais compostos por uma coroa e um vestido azul-turquesa foram adquiridos quando ela já era um pouco maior.

Imagem: Reprodução/Nintendo

Mas mesmo sem o suporte de uma origem narrativa, a fofura e a essência da bebê Rosalina a tornam uma personagem sempre muito bem-vinda entre os fãs de Super Mario. Não dá para questionar a existência desse neném — especialmente no volante de uma Joaninha GTI!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem