Imagem: Reprodução/Nintendo |
Após o triste mas inevitável anúncio do encerramento dos serviços online dos sistemas Wii U e 3DS, predecessores do atual Nintendo Switch, alguns jogadores mais afincos não deram o braço a torcer e se dedicaram a continuar jogando o máximo possível mesmo depois da desativação dos servidores — um grupo que ficou conhecido como os Crazy 8 que bateu até mesmo um recorde de longevidade no mundo gamer.
E hoje, quase cinco meses após o encerramento dos serviços online da Nintendo para estes consoles, apenas um único jogador que compunha esse grupo ainda permanece online e ativo: Fishguy6564, o último jogador online de Mario Kart 7 para Nintendo 3DS.
Isso acontece porque os servidores não estão programados para expulsar os jogadores de uma partida, e portanto, o lobby continua vivo até que o último jogador saia e apague as luzes — e é exatamente isso que Fishguy6564 se recusa a fazer.
Em entrevista ao GamesRadar, o último jogador narra que contou com a ajuda de um colega de Mario Kart 7 chamado Marioiscool246, que buscou compreender os motivos técnicos que levariam o jogo a ser desconectado no dia 8 de abril de 2024. Após algumas conclusões, eles trataram de buscar um patch que "supostamente impedia a morte de um lobby". Fazendo testes arriscados com o corte de suas próprias conexões, a dupla concluiu:
Os patches nos permitiram recuperar a conexão assim que nosso console conseguiu restabelecer uma conexão com nosso roteador. (...) Eu não achei que sobreviveríamos ao desligamento inicial, mas os nossos bots estavam correndo como se nada tivesse acontecido.
Os bots dos colegas de Mario Kart 7 mantiveram a gameplay ativa e ininterrupta até o dia 13 de maio, quando, infelizmente, o 3DS de Marioiscool246 congelou após 13.151 corridas. Mesmo assim, o patch força Fishguy6564 a manter-se conectado, pois obriga o game a continuar buscando pelo cliente como se este, por sua vez, também estivesse. E assim, a jornada continua.
Para evitar qualquer empecilho de força maior que pudesse desconectá-lo — de forma similar ao que veio acontecendo aos outros jogadores —, Fishguy6564 preparou todo um condicionamento em torno do portátil, escondendo-o em um "armário onde ninguém poderá tocá-lo" e conectando-o a uma fonte de alimentação ininterrupta, para o caso de uma queda de energia.
A missão de Fishguy6564 de manter vivo o Nintendo Network mostra até onde pode chegar a dedicação de um fã de Super Mario e dos emblemáticos jogos da Nintendo; mesmo assim, essa sequência de vitórias tem um sabor meio amargo:
É muito surpreendente que eu tenha conseguido durar tanto tempo, embora seja um pouco triste no sentido de eu ser o único que sobrou.
O último jogador de Mario Kart 7 acredita que, em teoria, manter o jogo online através desse método é algo que "pode durar para sempre" e que as únicas coisas capazes de dar um fim nisso seriam algum problema no hardware de seu Nintendo 3DS ou que, de alguma forma, ele mesmo decida fazê-lo. Até que curva essa história pode chegar?
Leia mais sobre o Nintendo 3DS:
Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!