Poucos jogadores se lembram deste item raro de Super Mario World (SNES)

Imagem: Reprodução/Nintendo

Com uma coleção imbatível de segredos, glitches e curiosidades, Super Mario World, o impactante platformer 2D que acompanhava o Super Nintendo Entertainment System em 1990, nunca deixa de nos impressionar. Até hoje, as terras distantes de Dinosaur Land continuam marcadas na memória dos jogadores mais saudosistas — embora outras, como é o caso das Bonus Coins, tenham se dissipado da memória de muitos.

As Bonus Coins, como são descritas na página 42 do manual de instruções Mario Mania Player's Guide, de agosto de 1991, são alguns dos itens mais raros de Super Mario World. Tratam-se de moedas ligeiramente mais arredondadas que as moedas comuns, menores que as Dragon Coins e com uma certa peculiaridade: um rosto composto por uma boca sorridente e um par de olhos.

Atualmente, são poucos os gamers que ainda se recordam ou sequer foram apresentados às circunstâncias necessárias para que as Bonus Coins apareçam durante as fases — então, vamos recordá-las nos próximos parágrafos.

Bonus Coins e Yoshi Clouds: como e quando estes itens raros aparecem em Super Mario World?

Ao longo de todo o jogo, as Bonus Coins aparecem por uma única circunstância: são arremessadas por Yoshi Clouds — outro item que faz com que muitos fãs exercitem a memória. Muito similares às Lakitu's Clouds, o que no bom e velho português se entende pelas nuvens que os Lakitus utilizam para se locomover, as Yoshi Clouds, por mais absurdo que isso possa soar, brotam de um ovo.

Este ovo, por sua vez, é botado por um Yoshi após comer, especificamente, duas Pink Berries (frutas cor-de-rosa) ao curso de uma só fase. A nuvem que brotar de dentro do ovo pairará sobre o personagem controlado, de onde arremessará um total de 10 Bonus Coins.

Cada Bonus Coin dropada pela Yoshi Cloud dará ao jogador um acréscimo de 100 pontos cada. E por fim, se todas as Bonus Coins forem coletadas com êxito por Mario ou Luigi, a Yoshi Cloud recompensará o jogador com um cogumelo vida extra.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Wildgoosespeeder (Super Mario Wiki)

Resumindo a ópera, para que não haja confusão, o passo-a-passo para obter as Bonus Coins é o seguinte:
  • Mario ou Luigi, montado em um Yoshi, deve induzi-lo a comer duas Pink Berries.
  • Após comer a segunda Pink Berry, o Yoshi botará um ovo.
  • De dentro do ovo, chocará uma nuvem, a Yoshi Cloud, que passará a flutuar na parte superior da fase, de onde arremessará Bonus Coins.
  • Cada Bonus Coin coletada dará 100 pontos ao jogador, e ao pegar todas as 10 Bonus Coins, o jogador será recompensado com um cogumelo vida extra.

Onde encontrar as Yoshi Clouds em Super Mario World?

As Yoshi Clouds, e por consequência as Bonus Coins que são distribuídas por elas, podem aparecer apenas nas fases em que existem no mínimo duas frutas cor-de-rosa. E dá para contar nos dedos: Cookie Mountain, Forest of Illusion 1, Forest of Illusion 3 e Groovy. Outras fases além destas possuem apenas uma única Pink Berry dando sopa por aí — insuficiente para o evento.

Sabendo disso, as suas próximas gameplays de Super Mario World podem se tornar ainda mais objetivas. Embora haja formas muito mais eficazes de se conseguir vidas extras, especialmente em um jogo tão rico como o eterno Super Mario World, nada impede a descoberta das Yoshi Clouds e suas Bonus Coins de se tornar o próximo objetivo dos retrogamers dedicados.

E você, querido(a) leitor(a)? Já sabia sobre essa curiosidade? Deixe seu comentário na seção abaixo ou, se preferir, nas redes sociais do Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem