![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Com mais de 150 desafios baseados em 13 jogos clássicos da era 8 bits, como Donkey Kong e Super Mario Bros. 3, a coletânea Nintendo World Championships: NES Edition, lançada nesta quinta-feira (18), oferece aos jogadores de Switch uma nova maneira de desfrutar dos clássicos retrogames de Nintendo Entertainment System.
Com desafios que vão desde entrar em uma porta no menor tempo em Super Mario Bros. 2 até arrancar todos os parafusos dos andaimes da fase 100m de Donkey Kong, o jogo registra os seus recordes e os recompensa com moedas que, por sua vez, são usadas para desbloquear ainda mais desafios. No modo campeonato mundial, jogadores com uma assinatura ativa do Nintendo Switch Online podem competir em uma série de cinco desafios semanais e integrar uma tabela de classificação global.
E assim como acontece na esmagadora maioria dos campeonatos, Nintendo World Championships: NES Edition também tem suas regras. Sem contar com o tempo-limite estipulado para a maioria dos desafios, alguns dos glitches mais famosos do mundo dos videogames foram completamente banidos do título.
É proibido alcançar o "Minus World" pelo mundo 1-2 de Super Mario Bros. em Nintendo World Championships: NES Edition
O desafio de cinco estrelas e, por concomitância, o mais difícil do primeiro Super Mario Bros. (1985) chama-se "Mario Master" e envolve o uso de zonas de teletransporte (Warp Zones) para zerar o mundo 8. Isso significa que, diferente de outros desafios, o jogo está integralmente liberado nesta categoria. Porém, se o jogador executar algum glitch que fuja da natureza do desafio proposto para o jogo, ele será impedido de continuar.
Foi o que experimentou TAK_TAK, usuário do X, ao tentar acessar os canos de teletransporte do mundo 1-2 de Super Mario Bros. através do método "Minus World" — por meio do qual Mario salta agachado (e de costas) para dentro da parede e vai parar em um limbo da programação que só é capaz de se autodescrever como "-1". Infelizmente ou não, não é exatamente essa a realidade que vemos em Nintendo World Championships: NES Edition. Confira:
Nintendo World Championships ファミコン世界大会での「スーパーマリオブラザーズ」にて-1面を検証したところこの様になりました…#ファミコン世界大会 #スーパーマリオブラザーズ pic.twitter.com/PtQ3hMDu64
— TAK_TAK (@TAKTAK7095110) July 17, 2024
Como se pode notar, o jogo impedirá que o glitch aconteça e exibirá uma mensagem na tela dizendo que "esta estratégia está indisponível". Dependendo da ocasião, o jogo pode "rebobinar" para um ponto anterior aos efeitos do glitch ou diretamente para início do desafio. Se isso acontecer, o contador de tempo não será reiniciado, o que pode prejudicar o recorde de quem arriscar o truque.
A famosa estratégia do Minus World não é o único glitch banido de Nintendo World Championships: NES Edition. Contramedidas também são engatilhadas ao entrar pelo cano errado no mundo 8-4 de Super Mario Bros. e ao fazer o glitch da escada da fase 25m de Donkey Kong.
A versão digital de Nintendo World Championships: NES Edition está disponível na loja do Nintendo Switch por R$ 149,00. Um detalhe muito importante sobre o jogo: está completamente localizado para português do Brasil.
Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!