Retornando ao primeiro jogo da série Mario Party, o minijogo de hoje é Running of the Bulb, que requer trabalho em equipe de todos os jogadores para se garantir a vitória.
O nome é provavelmente derivado de "running of the bulls", um popular evento espanhol de corrida de touros também conhecido como encierro, mas trocando a palavra "bull", que significa "touro" em inglês, por "bulb", que vem da palavra "lightbulb" — ou "lâmpada elétrica" em português.
O minijogo se passa num longo corredor dentro de um tipo de castelo. O corredor está repleto de Bus: um Big Boo é o principal obstáculo, perseguindo os jogadores durante o minijogo inteiro, fazendo a câmera se desenrolar sozinha lentamente; os personagens devem evitá-lo a todo custo, para não ficar para trás e serem eliminados. Os Bus comuns tentam tocar nos jogadores para possui-los e fazer com que eles andem em direção ao Big Boo, assegurando que eles sejam eliminados do minijogo. Caso isso aconteça, os jogadores não receberão nem perderão moedas — mas se o jogador com a lâmpada for pego pelo Big Boo, o minijogo termina em derrota para todos os participantes, cada um sofrendo um decréscimo de 5 moedas.
Outros obstáculos são os Tumbos (ou Thwomps, em inglês) que tentam esmagar os jogadores que estiverem debaixo deles. Se isto acontecer, os personagens não poderão se mover por um tempo, dando mais chances de serem capturados pelos fantasmas. Felizmente, se o Tumbo esmagar quem estiver segurando a lâmpada, ela não será quebrada.
Então, como fazer para chegar até o outro lado do corredor e conseguir acender a lâmpada e se livrar de todos os Bus? É aí que entra o trabalho em equipe: ao iniciar o minijogo, um jogador fica encarregado de carregar a lâmpada, e os outros 3 devem protegê-lo dos fantasmas. O jogador com a lâmpada pode apenas se mover e pular com o botão Ⓐ, enquanto os outros também são capazes de dar socos nos Bus comuns com o botão Ⓑ, os derrotando. Além do soco, é possível desferir uma voadora, apertando o botão Ⓑ enquanto o personagem estiver no ar após um salto. O soco também é importante para fazer com que os personagens possuídos saiam do transe, voltando ao normal e ao controle do jogador. Entretanto, se o jogador com a lâmpada for possuído e depois salvo por um aliado, o jogador que salvou o anterior será, agora, o responsável por levar a lâmpada.
Se conseguirem acender a lâmpada, ela iluminará a sala inteira, eliminando todos os fantasmas, sendo capazes de vencer o minijogo e fazendo com que todos os jogadores recebam 10 moedas. Mas é possível que alguém queira sabotar a partida, fazendo com que o jogador com a lâmpada seja capturado pelo Big Boo e assim fazer com que todo mundo perca 5 moedas! Então, é preciso tomar muito cuidado ao se aventurar por este minijogo.
Se Running of the Bulb estiver sendo jogado no modo Mini-Game Island, o jogador deve colocar a lâmpada no soquete para poder terminar o minijogo e assim avançar para o próximo desafio.
Quer saber sobre outros minijogos da série Mario Party? Não fique às escuras e acesse a tag da coluna Montanha Minijogos do Reino do Cogumelo! Finish!