Clone visual de Super Mario invade a loja de aplicativos para TV LG Content Store

Imagem: Reprodução/Klebo

A franquia dos superirmãos Mario, conhecida por sua inovação e criatividade, às vezes se depara com situações em que a linha entre inspiração e cópia torna-se nebulosa. Um grande exemplo é o jogo "!Super Marty!" da desenvolvedora Klebo, uma criação que, sem dúvida, canaliza toda a essência de Super Mario Bros. Surpreendentemente, esse título está disponível na loja de aplicativos para televisores LG TV Content Store, escapando completamente do radar scope da Nintendo.

Ao iniciar !Super Marty!, é difícil não perceber as semelhanças gritantes do auto-runner com os jogos que tornaram populares os maiores bombeiros do Brooklyn, desde os gráficos até o design dos níveis; até os canos e as plantas Piranha dão as caras por lá. A influência da Nintendo é clara, e o jogo da Klebo parece depender excessivamente das propriedades intelectuais da gigante dos games sem oferecer qualquer inovação significativa.

Surpreende que !Super Marty! tenha encontrado um lugar na LG TV Content Store, um canal inesperado para abrigar um clone visual como este — o que levanta questões sobre os processos de revisão e a responsabilidade das plataformas em relação à proteção dos direitos autorais.

Confira algumas imagens compiladas pela equipe do Nintendo Life:

Imagem: Reprodução/Nintendo Life

Além da falta de originalidade, !Super Marty! adota uma estratégia questionável para gerar receita: força os jogadores a assistir anúncios obrigatórios, uma prática intrusiva que não apenas interrompe a experiência do usuário, mas também levanta a questão de ética em relação à monetização de um jogo claramente baseado em propriedade intelectual alheia.

Estaria a Academia de Bombeiros do Brooklyn formando maus profissionais? Este caso nos conscientiza sobre a necessidade de tomar cuidado com o serviço dos encanadores não licenciados — especialmente aqueles que aparecem na TV.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem