Music Room: "Ground", "Underground" e "Underwater" Themes (Super Mario Bros.)

Imagem: Reprodução/Nintendo

Limites... a humanidade provavelmente não seria o que é hoje se não fosse por eles, seja superar um limite imposto por outros ou por si próprio; ou você apenas querer usar o máximo que você puder dessa dita limitação! É um dos fatos que acompanham a nossa vida e que estão presentes em tudo, inclusive na arte.

O que me leva a uma pergunta importante: como seria se Mozart tivesse acesso a instrumentos modernos e os métodos de sintetização de áudio? Como seria a sua música? Ele ainda teria o mesmo estilo? São fatores simples, mas que alteram todo um espectro da arte, e às vezes limitações acabam gerando inovações, ou às vezes nem podem ser consideradas como inovadoras, mas ainda são uma forma surpreendente de arte.

E é com esse monólogo extenso que eu quero falar de uma pessoa importante, Kōji Kondō, o compositor lendário da Nintendo que trabalha com ela há décadas, com composições suas ainda sendo usadas de base para muitos rearranjos em jogos oficiais e até conteúdo de fãs... Kondō conseguiu fazer milagre com o chip sonoro limitado que o NES permitia em 1985, e com as melodias incríveis de Super Mario Bros., criou temas que ainda seriam usados até hoje, inclusive no filme recente do bigodudo, por isso vamos falar de 3 temas em especial do lendário compositor nesse icônico jogo.

“Ground Theme”
“Underground Theme”
“Underwater Theme”
Jogo: Super Mario Bros. (1985)
Compositor: Kōji Kondō

Para começar, as três músicas aqui são apenas metade da trilha sonora do primeiro jogo da série Super Mario (literalmente, já que o mesmo só possuía 6 trilhas ao todo, um número baixo até mesmo para os padrões do NES), mas cada uma dessas três foi feita por Kōji Kondō e sua equipe no simples intuito de “combinar” com a gameplay; caso uma música não combinasse com a dinâmica do Mario correndo, pulando, nadando, coletando moedas ou afins, a mesma seria descartada — então por isso, vamos começar com a mais clássica:

Ground Theme


Sendo avaliada por muitos como a “trilha sonora mais icônica de um videogame já feita”, essa música tem a incrível curiosidade de ter sido uma das últimas criadas na composição do primeiro jogo, assim como a que levou mais tempo para que Kondō e sua equipe conseguissem criar uma melodia que misturasse a dinâmica das fases do jogo com um som que fizesse o jogador lembrar dos saltos e movimentos do personagem.

A Ground Theme é possivelmente a música mais associada ao Mario, tendo vários remixes e rearranjos oficiais em jogos tanto da franquia Super Mario como em outras; assim como as demais músicas da lista, ela foi composta por meio de um teclado pequeno que Kondō e a sua equipe utilizaram para simular o chip sonoro do NES... O resultado? Uma música que a Nintendo usa até hoje para quase tudo do bigodudo, até colocando pequenos leitmotive no ritmo de outras músicas que costumam ser a primeira fase de um determinado jogo do Mario.

Underground Theme


Mais recentemente usada em uma cena cômica onde Bowser e Kamek discutiam o paradeiro de Mario e a princesa Peach em Super Mario Bros. O Filme, é inegável que a Underground Theme tem um peso tão grande quanto (se não igual) a Ground Theme quando o assunto é o primeiro jogo. Com uma melodia um tanto sombria e misteriosa, essa música é ouvida logo na segunda fase de Super Mario Bros., e dá indicativo ao jogador de que as coisas estão um pouco diferentes do que eram na primeira fase.

A música é composta por pares de notas que se repetem até chegar na área que conecta com o loop curto da música. Apesar de curta, a música cumpre o seu trabalho com maestria, já que o subsolo é uma das áreas que costumam ser mais perigosas nos jogos do Mario, às vezes com obstáculos e inimigos que são inéditos para o jogador antes de dita fase; aqui no primeiro jogo, por exemplo, temos a introdução do icônico inimigo da série: as plantas Piranha, que se tornam um obstáculo nos canos, comumente usados pelo jogador para seções de plataforma mais intensas...

Num geral? Essa música é incrível no piano, especialmente quando não fecham a tampa do teclado em cima dos seus dedos.

Underwater Theme


Eu queria entender o que acontece comigo para amar temas relacionados a água, mesmo não sendo o maior fã do oceano na vida real... De qualquer forma, a minha OST favorita do primeiro jogo é, também, a menos apreciada em minha opinião: a “Underwater Theme”!

Sendo composta com uma melodia intencionalmente mais suave que os outros temas de fases discutidos aqui, a Underwater Theme serve para passar um senso de serenidade e calma, mesmo as fases subaquáticas não sendo tão fáceis. É uma melodia que, assim como as outras, complementa com o que o jogador está fazendo, e torna a jogabilidade mais memorável!

Aliás, um pequeno fato divertido, já que estamos falando da Underwater Theme: aparentemente, para mostrar mais da capacidade do poder do NES, a Nintendo exigia que alguns jogos tivessem uma fase com conteúdo aquático. Isso veio de um dos diretores do primeiro Ninja Gaiden quando estava discutindo a respeito de fases aquáticas.

Conclusão

O que podemos tirar desta pequena análise tripla é que, por mais simples que sejam as músicas listadas aqui, também devemos levar em consideração o quão novo o NES era e as limitações e objetivos que a equipe de compositores tinha em mente.

Kōji Kondō pode ser hoje um dos mais aclamados compositores da Nintendo, porém ainda acho que o mesmo não recebe o carinho que merece como “gênio”; mas a esse ponto, isso sou só eu comentando sobre um dos meus compositores favoritos, não é mesmo? Qual a sua opinião sobre a trilha sonora do primeiro Mario? Comente aqui embaixo e nos vemos no próximo Music Room!
Vinicius "Monado" Madeira

Estudante de jornalismo e redator para sites de jogos em horas vagas; meu amor por jogos está enraizado em franquias clássicas, incluindo The Legend of Zelda e claro, Super Mario.

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