Imagem: Reprodução/Nintendo |
Um dos motivos que faz Super Mario Odyssey para Nintendo Switch ser um jogo tão grandioso é a liberdade que ele transmite ao jogador, e parte disso vem dos atalhos intencionais! Esses “skips” são formas de pular certas partes de algum desafio para passá-lo de forma mais rápida, já que Super Mario Odyssey foi feito de um modo que parece ficar melhor a cada vez que o jogamos de novo; então, é aí que entram esses atalhos.
Certo, chega de enrolação, vamos começar com a lista! Ela vai ser dividida em três partes, começando com:
Atalhos em chefões de Super Mario Odyssey
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Sem contar com o Ruined Dragon, todos os chefões do jogo têm algum atalho, mesmo que seja pequeno, então manteremos este segmento breve.
Primeiro atalho de chefão: Hariet
Começando com o segundo boss do jogo, a Hariet possui atalhos simples, mas bem divertidos de fazer. Um destes atalhos acontece assim que ela joga a primeira bomba: deve-se rebatê-la no ar e acertar a Hariet, deixando-a em estado vulnerável. O seu segundo atalho, envolve rebater a bomba que ela joga enquanto voa no seu chapéu, pulando essa fase.
Segundo atalho de chefão: RoboBrood
Depois da primeira fase, as pernas do RoboBrood continuam expostas no lugar em que normalmente ficariam os parafusos; se você tiver capturado o Pokio, poderá usar disso para subir mais rápido nos Broodals e pular a parte das bombas. Lembrando que isso é só um dos atalhos que esse chefão tem, já que ele é bem complexo.
Atalhos em subáreas
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Estes atalhos são aqueles que estão em subáreas, onde existe a possibilidade de pular algum desafio que esteja nelas.
O labirinto dos Bill balas
Na lua “The Bullet Bill Maze” e na sua lua secundária, existe um atalho no qual, ao realizar um pulo preciso no começo, você pode subir na parte de cima da área, podendo encontrar as Power Moons mais facilmente. O jogo te recompensa com moedas se você o experimentar.
Darker Side
Algo que o jogo não te conta é que, se você chacoalhar o controle repetidamente usando a captura do Glydon, é possível voar indefinidamente; e se você usar isso no Darker Side — o desafio final do jogo liberado ao conseguir 500 luas —, você pode pular alguns desafios e ir direto à parte do Bowser. Lembrando que, novamente, o Darker Side possui mais skips, e este é apenas um deles.
Pendurado no arranha-céus
Na subárea onde se pode encontrar a lua “Hanging from a High-Rise”, a Power Moon principal pode ser encontrada perto do começo — e se isso indica alguma coisa, sim, com alguns pulos precisos, você pode alcançar a lua sem ter que se preocupar com paredes invisíveis no caminho.
Menções honrosas: descobertas de speedrunners
Nesta parte, citarei algumas menções honrosas: alguns atalhos que estão, sim, no jogo, mas não há certeza de que eles foram programados intencionalmente. Estes atalhos foram descobertos por speedrunners de Super Mario Odyssey.
"Klepto Skip"
O Klepto Skip, ou “pular o Klepto”, em tradução livre, é um atalho com o qual, ao subir nas palmeiras do Lost Kingdom e executar um pulo triplo na última folha, você consegue pular o Klepto, fazendo com que ele não consiga roubar o Cappy de você.
"Moon Cave Skip"
O Moon Cave Skip, ou “pular a caverna da lua”, é um atalho que consiste em subir no topo da esfinge que fica isolada em Moon Kingdom e fazer alguns pulos precisos; assim, você consegue pular completamente a caverna da lua, que você normalmente deveria passar para concluir o reino.
Estes são alguns dos vários atalhos que Super Mario Odyssey possui. Todos são feitos para oferecer ao jogador mais diversidade durante sua gameplay — então não se esqueça: caso se inspire a jogá-lo de novo, não esqueça de experimentá-los!