Construction Site, ou "canteiro de obras", foi o primeiro local explorado em toda a franquia Mario, pois trata-se da região onde acontece a história de Donkey Kong para fliperamas (1981), quando Mario fez seu nome, e Donkey Kong para Game Boy (1994), que presta homenagem ao original e ainda o expande, tornando Construction Site o seu primeiro mundo.
Em informações extraídas dos manuais digitais de Donkey Kong para Game Boy no Nintendo 3DS Virtual Console, Construction Site também é chamado de Construction e Stage 0, ou, simplesmente, Start (スタート Sutāto). Esta última, poderia ser utilizada para demarcar o início não somente das muitas fases do game, como também de toda a franquia como a conhecemos.
As subáreas do Construction Site de Donkey Kong (1981)
Este histórico canteiro de obras é composto principalmente por andaimes sobre os quais a pobre Pauline (ou Lady, como era conhecida na época) é arrastada por Donkey Kong, deixando para trás todos os seus pertences pessoais. É uma fortaleza de aço vertical cujas seções são indicadas pela altura das obras — cada 25 metros representando uma nova fase do jogo:
![]() |
Imagem: 25m nas versões arcade (esquerda) e Game Boy (direita) de Donkey Kong • Reprodução/Nintendo |
25m: a primeira área de Construction Site e a primeira fase de Donkey Kong, conhecida pelos andaimes vermelhos homenageados em tantas mídias — como em Super Mario Bros. O Filme, na cena da luta entre Mario gato e Donkey Kong. A fase 25m é composta por barris, latas de óleo e Fireballs. Na versão Game Boy da 25m, duas camadas de plataformas foram removidas devido às limitações dimensionais da tela do portátil. Em ambas as versões, 25m é a única que não possui os pertences de Pauline.
![]() |
Imagem: 50m nas versões arcade (esquerda) e Game Boy (direita) de Donkey Kong • Reprodução/Nintendo |
50m: a segunda área de Construction Site e a segunda fase de Donkey Kong, 50m é incrementada por correias transportadoras e pilhas de cimento. Os pertences perdidos de Pauline que podem ser encontrados nesta fase são sua bolsa, seu chapéu e seu guarda-sol. Os obstáculos incluem Fireballs, latas de óleo e pilhas de cimento.
![]() |
Imagem: 75m nas versões arcade (esquerda) e Game Boy (direita) de Donkey Kong • Reprodução/Nintendo |
75m: a terceira fase de Donkey Kong para arcades e para Game Boy e a segunda fase da versão NES. A fase conta com elevadores e trampolins (ou macacos hidráulicos) saltitantes. Os pertences perdidos de Pauline que podem ser encontrados na versão arcade desta fase são sua bolsa, seu chapéu e seu guarda-sol; na versão Game Boy, somente o chapéu pode ser encontrado. Os obstáculos de 75m incluem Fireballs e Jacks, as molas, ou trampolins, que saltitam pela tela.
![]() |
Imagem: 100m nas versões arcade (esquerda) e Game Boy (direita) de Donkey Kong • Reprodução/Nintendo |
100m: o último nível de Donkey Kong para arcades e o último nível do Stage 0 de Donkey Kong para Game Boy. Os andaimes deste local estão conectados por grandes parafusos que devem ser removidos pelo Mario (ou Jumpman, na época), causando a eventual queda de Donkey Kong. 100m apresenta uma variante ligeiramente maior dos Fireballs também conhecida simplesmente como Fire.
Em uma entrevista de 25 de abril de 2023 publicada na Nintendo DreamWeb, Shigeru Miyamoto, o criador do Mario, conclui que Donkey Kong se passa em Nova Iorque — o que coloca Construction Site como uma região pertencente à cidade norte-americana, e não ao universo do Reino Cogumelo.
Porém, New Donk City, de Super Mario Odyssey (Nintendo Switch, 2017), divide grandes semelhanças visuais com as áreas de Donkey Kong, incluindo o canteiro de obras; e a descrição da missão A Traditional Festival! de Metro Kingdom implica que estes elementos contam a história de origem da cidade.
Seja qual for a região, Pauline se torna eventualmente a prefeita da cidade (New Donk City em Super Mario Odyssey e Nova Iorque em Super Mario Bros. O Filme), sendo a responsável administrativa do bom e velho Construction Site. Será que essas obras vão terminar algum dia?