Super Mario Bros. O Filme: quase ninguém pegou esta referência no comercial dos encanadores

Reprodução: Nintendo/Universal Pictures

Que Super Mario Bros. O Filme tem toda a sorte de referências a jogos e conceitos do passado que remontam as frequentes atividades da Nintendo na indústria dos videogames nos anos 80, não há dúvidas. De fato, tantas são as alusões astutamente inseridas nas cenas da animação que fica difícil identificá-las todas sem que nenhuma escape ao olhar.

Algumas delas são mais óbvias — como os pôsteres de jogos clássicos de 1984 Kung Fu, Golf e Tennis que ilustram as paredes do quarto do Mario —, e outras, nem tanto — como a forma com que Cranky Kong, estando enjaulado e sendo resgatado por seu filho, nos remete tão sutilmente à narrativa de Donkey Kong Jr., de 1982.

Mas a curiosidade que vamos abordar na matéria de hoje pode ter passado em branco por muitas pessoas, incluindo os próprios fãs da franquia.

Referência ao robô R.O.B. pode ser vista no fim do comercial de TV da Super Mario Bros. Encanadores

Na cena de encerramento do divertido comercial da Super Mario Bros. Encanadores, uma propaganda de TV com a qual os superirmãos arriscaram o investimento de toda a sua poupança, é possível ver, atrás de seu característico furgão amarelo, uma mercearia chamada Gyro Market — conforme você pode ver nas imagens abaixo:


Reprodução: Nintendo/Universal Pictures

Trata-se de uma diretíssima referência ao R.O.B., nada menos que um robô da Nintendo lançado em 1985 como um periférico do Nintendo Entertainment System e sua versão original do Japão, o Family Computer Disk System. O simpático e barulhento brinquedo servia como um atrativo para alavancar as vendas do console da terceira geração, e suas funções práticas incluíam o auxílio em dois jogos compatíveis: Gyromite e Stack-Up.

A palavra "Gyro" usada na fachada do mercadinho é o mesmo nome dos acessórios que o robô manipulava em Gyromite. Inclusive, este é o nome do "especial para baixo" carregável do R.O.B. nos jogos de luta em que aparece: Super Smash Bros. Brawl (Wii, 2008), Super Smash Bros. for Nintendo 3DS/Wii U (2014) e Super Smash Bros. Ultimate (2018).

E para dar ainda mais força da massa à referência, a própria cabeça do robô da Nintendo é usada como um ícone na mercearia do Brooklyn, e pode ser visto entre as palavras "GYRO" e "MARKET" na imagem acima.

Reprodução: Time Turner/Super Mario Wiki, Nintendo

Os fãs mais jovens da série Mario podem não ter conhecido o R.O.B. durante a sua apresentação na época primitiva dos jogos eletrônicos, especialmente aqui no Brasil. Mas, além das participações na série Super Smash Bros., o robozinho também foi um dos pilotos controláveis de Mario Kart DS, de 2005 — e para obtê-lo no jogo, é preciso ganhar um troféu de ouro em todas as copas das modalidades 150cc Mirror Nitro Grand Prix ou Retro Grand Prix. É curioso notar que, neste jogo em particular, R.O.B. recebeu vozes humanas ao invés de sons gerados por computador, em dublagem executada pelo programador de som da Nintendo Toru Asakawa.

E aí, querido(a) leitor(a)? Você já tinha reparado neste Easter egg? Comente aqui embaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumeloe aproveite para conferir a nossa crítica de Super Mario Bros. O Filme!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem