Review: Mario's Picross (GB) pode preencher as lacunas do seu tempo livre


Hoje vamos relembrar um puzzle muito peculiar para o clássico Game Boy que, lançado em 1995 e relançado uma única vez em 2011 para o Virtual Console do 3DS, vem sendo esquecido pelas areias do tempo, mas não pelos fãs mais literatos dos encanadores extraordinários: Mario's Picross.

Apesar de não ter vendido bem na Europa ou nas Américas quando lançou pela primeira vez — algo que impediu o interesse das regiões de localizar os jogos conseguintes da série Picross até o lançamento de Picross DS em 2007 —, o jogo hoje em dia é considerado como um clássico aqui no ocidente. Já no Japão, a recepção sempre foi diferente: Mario's Picross foi tão aclamado que recebeu várias sequências, como Mario's Super Picross para o Super Nintendo em 1995 e Picross 2, de Game Boy, lançado em 1996.

Em nosso review, vamos compartilhar algumas informações sobre os quebra-cabeças que levaram o Mario a trajar sua mais característica vestimenta de explorador.

Conhecendo nonogramas: a gameplay central de Mario's Picross


Desenvolvido pela Jupiter Corporation, developer com base em Kyoto responsável pela criação da maioria dos games da série Picross, Mario's Picross para o portátil Game Boy é um puzzle caprichado feito para mentes pensantes.

A princípio, o que parece ser um jogo de batalha naval com números estranhos é, em essência, uma coleção de nonogramas (também conhecidos como Hanjies, Paint by Numbers ou Griddlers): puzzles lógicos que consistem de uma grade cujas células devem ser coloridas — ou, no caso do Mario, lascadas — de acordo com os números dados nas laterais, no objetivo de revelar uma imagem escondida.

Os números, que são sorteados antes do jogo principal, indicarão quantos quadrados devem ser preenchidos em cada linha ou coluna. Logo, os números dizem ao jogador quantos quadradinhos devem ser desfeitos para, eventualmente, revelar uma imagem oculta.

Por exemplo, o número "5" à frente de uma linha significa que o jogador deve lascar 5 quadradinhos consecutivos dentro dessa linha; se houver mais de um número, então tem de haver pelo menos um espaço mantido em branco entre as áreas lascadas. Vamos ter como exemplo uma sequência maior: "4 6 2" significa que 4 quadrados consecutivos devem ser lascados na linha, seguidos de pelo menos um quadrado branco; logo depois, 6 quadrados devem ser lascados e, depois de pelo menos mais um em branco, deve-se lascar mais 2.

Quando você tiver certeza de que a área em branco não deve ser lascada, poderá marcá-la com um "X". Com tudo isso em prática, e um pouco de intuição gráfica, o jogador será capaz de revelar o quadro.

Game Select! Os modos de jogo de Mario's Picross


Se prepare: Mario's Picross tem um total de 256 puzzles. A maioria deles têm o tamanho de 15x15 (exceto os puzzles do modo Easy Picross, que é direcionado aos iniciantes, que medem 5x5 e 10x10). Veja os diferentes modos de jogo que existem dentro da aventura arqueológica do Mario:

  • Easy Picross: 64 puzzles para iniciantes.
  • Picross: divide-se em 2 subcategorias — Kinoko Course (64 puzzles) e Star Course (de 64 puzzles, desbloqueados após completar o Kinoko Course).
  • Time Trial: 64 puzzles, desbloqueados após completar o Star Course.

Os dois primeiros modos, Easy Picross e Picross, que podem ser jogados a qualquer momento, seguem as mesmas regras. Antes de entrar na tela de gameplay, o jogador ainda tem a opção de receber uma dica — que consiste em começar o jogo já com alguns espaços lascados.

Mario's Picross também pode se tornar uma batalha contra o tempo: ao jogador, é dado um período de 30 minutos, porém, se você destruir o quadrado errado, o tempo restante será reduzido. O primeiro erro custará 2 minutos, o segundo, 4 minutos, e todos os seguintes custarão preciosos 8 minutos. Fique esperto: quando o tempo acabar antes da imagem ser revelada, é fim de jogo! Mas se tudo correr bem, seus recordes de tempo também ficarão gravados em cada, digamos, "fase".

O último modo, Time Trial, já conta com regras diferentes. O jogador não ganha dica nenhuma no começo e não há limite de tempo. O game também deixa tudo em suas mãos: não existe mais o sinal de alerta em cima dos quadrados que são lascados de forma errada, ou seja, o jogador não terá mais sinais dos erros que cometeu — somente seus próprios instintos de jogador. Os movimentos corretos ou errados só são revelados no fim da partida. Somado a isso, nesse modo, não se pode escolher o puzzle específico, visto que eles aparecem aleatoriamente.

As imagens especiais de Mario's Picross

É claro que, se tratando de um jogo do Mario, algumas das imagens escondidas nos enigmas podem ser personagens do universo dos superirmãos em pixel art. Estas são curiosas homenagens à rasa, mas importante, mitologia da franquia Mario.


No modo Easy Picross, podemos ver um Bu (no puzzle 6C) e um Mario de perfil (6H). Na copa Kinoko, podemos ver um Game Boy (1A), uma superestrela (1B), um Bill bala (3D) e um Grand Goomba (3G). Na copa Star, vemos um superfofo Baby Yoshi de Super Mario World (2E), um Espeto (4G) e um cogumelo (5F). E por último, mas não menos importante — e bem mais difícil —, no modo Time Trial, vemos um Cheep-Cheep, um Besouro, um Koopa e um Blooper. Mas estes últimos, porém, você precisará da sorte de encontrar por aí, visto que, como já mencionamos, é um modo de puzzles randômicos.

O veredito do Reino do Cogumelo

Mario's Picross é um jogo simples, mas que entrega tudo aquilo a que se propõe: de ser um jogo de nonogramas com a cara do Mario. Mas infelizmente, ele não preenche todas as lacunas que seriam necessárias para que fosse perfeito.

Devido às pequenas dimensões da tela do Game Boy original, era difícil enxergar os bloquinhos do puzzle, o que gerou várias reclamações entre os consumidores da época; mas isso parece ter deixado de ser um problema no port do game para o 3DS. E apesar de todos os 256 puzzles pelos quais é possível se aventurar, Mario's Picross não oferece muito ao jogador no sentido de conquista; se as imagens desbloqueadas fossem sequer salvas em sua galeria, haveria um sentimento maior de compensação pelo seu trabalho intelectual.

Porém, mesmo com estes pequenos pontos negativos e apesar de não ter vendido suficientemente bem aqui nas Américas, Mario's Picross é um puzzle divertido e viciante para quem ousar buscá-lo, e que pode servir de excelente iniciação para aqueles que ainda não conhecem bem os quebra-cabeças desse estilo. Sem falar, é claro, que as artes oficiais do jogo serviram de inspiração para uma das fantasias usadas pelo herói em Super Mario Odyssey, de Nintendo Switch — um dos vários motivos pelos quais Mario's Picross ainda mereça ser recordado nos dias de hoje.

Embora careça de um certo propósito, Mario's Picross para Game Boy é suficiente para preencher as lacunas do seu tempo livre.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

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