Afinal, quem é esse personagem de Super Mario Bros. O Filme? Descubra as origens de Spike

Reprodução: Nintendo/Universal Pictures

Em Super Mario Bros. O Filme, enquanto celebram a exibição do comercial de TV de sua recém-inaugurada prestação de serviços hidráulicos na pizzaria Punch-Out, os superirmãos Mario e Luigi são abordados de forma desagradável por seu antigo patrão: um orgulhoso e dissimulado rival conhecido como Spike.

Muito embora o logotipo da empresa Wrecking Crew estampado em seu boné e em sua camisa já abra uma referência escancarada para quem já tem afinidade com o mundo dos retrogames, ainda não é fácil capturar de forma natural a essência de Foreman Spike — como era conhecido nos videogames desde 1985. Entenda as suas origens nos próximos parágrafos.

Wrecking Crew

Wrecking Crew (1985)

Antes de traçarem uma brilhante carreira como encanadores, Mario e Luigi eram empreiteiros do ramo de demolição de edificações. Ao menos é isso o que nos conta Wrecking Crew, um game em 8 bits lançado em 1985 para o saudoso Nintendo Entertainment System — ou "Nintendinho", como é carinhosamente chamado aqui no Brasil.

Equipado com um martelo, o objetivo do jogador é destruir paredes, portas, pilares e outros objetos até progredir nas fases, desviando de vários inimigos que aparecem no processo — como monstros, bolas de fogo e, claro, Foreman Spike, o próprio capataz do canteiro de obras em que trabalham.

A tarefa principal de Spike em seu jogo de estreia é a de tornar a vida dos irmãos Mario mais difícil. Ele surge já na primeira fase bônus de Wrecking Crew e não mede esforços para prejudicar o protagonista das piores formas possíveis — seja tentando superar os irmãos Mario em serviço, lapidando obstáculos de forma a prejudicá-los ou até mesmo induzindo suas quedas de plataformas muito altas. Não importam os meios, ter o Spike como um colega de trabalho só pode resultar em uma coisa: acidente trabalhista.

Spike em Wrecking Crew (1985), Wrecking Crew '98 (1998) e Mobile Golf (2001)

Tamanha é a malícia do empreiteiro que, em Wrecking Crew '98, lançado somente para o Super Famicom no Japão em maio de 1998, Spike retorna como um aliado de Bowser, o rei dos Koopas, e oponente da fase 4 na campanha single player. Aqui, parece que os anos 90 não lhe fizeram muito bem: raspou a barba, mas continuou com a mesma índole.

Spike tem relação com Wario e Waluigi?

Se você também sente uma semelhança entre Spike e o anti-herói de macacão roxo Wario, saiba que seu sexto sentido pode ser muito aguçado. Afinal, ambos foram concebidos pela mesma mente criativa: Hiroji Kiyotabe, antigo desenvolvedor da Nintendo que, como diretor e designer gráfico dos clássicos de Game Boy Super Mario Land 2: 6 Golden Coins e Wario Land: Super Mario Land 3, foi um elemento fundamental para a criação da franquia Wario.

Narrativamente falando, não há nenhuma confirmação oficial de que Spike tenha qualquer ligação com os vilanescos Wario e Waluigi — mas existe um ponto comum que é interessante demais para não considerar.


Em Mobile Golf, também lançado somente no Japão para Game Boy Color em 2001, no qual Foreman Spike é um personagem desbloqueável, ele é visto numa arte oficial pilotando uma escavadeira, aludindo claramente ao seu ramo de trabalho como demolidor de edificações. E em Mario Kart DS (2005), o veículo Gold Mantis, de Waluigi, é muito similar a tal veículo (imagem acima).

Mas por enquanto, a única coisa que é segura de se afirmar com certeza é que Foreman Spike é considerado como o protótipo de um antagonista estereotípico que viria a ser consolidado, anos depois, como os parceiros Wario e Waluigi — similar, por exemplo, à forma como Pauline era considerada como um protótipo da princesa Peach. Quem diria que, mesmo assim, o personagem seria resgatado e introduzido em Super Mario Bros. O Filme?

Spike em Super Mario Bros. O Filme

Reprodução: Nintendo/Universal Pictures

Em Super Mario Bros. O Filme, Spike aparece como a prova viva do conhecimento e do respeito dos criadores do filme pelas raízes da franquia Mario nos videogames. Afinal, esta foi a primeira aparição física do personagem depois de 21 anos, a última sendo em Mobile Golf — e, conforme supracitado, apenas no Japão.

No longa-metragem da Universal Pictures, ele é dublado pelo carioca Filipe Albuquerque, que também dá voz ao Orbot de Sonic Boom (2014 a 2017) e é conhecido como o narrador de Pokémon Sol e Lua (2016 a 2020), Pokémon Jornadas: A Série (2019 - presente) e Pokémon Mewtwo Contra-Ataca - Evolução (2019), entre muitos outros trabalhos. E aqui, temos mais um recorde: na franquia MarioSpike detém atualmente o maior tempo de um personagem entre sua primeira aparição geral (1985) e sua primeira aparição dublada — um hiato de quase 38 anos!

No filme, Spike tira sarro dos esforçados irmãos do Brooklyn, especialmente de Luigi, e os apelida de "Super Mario Bobos". No site da Super Mario Bros. Encanadores, ele deixa uma péssima avaliação que não diz respeito à empresa em si, mas sim, aos irmãos como indivíduos — afirmando, com muitos erros gramaticais, que, "um dia, eles vão aprender a lição" por terem o "abandonado" para abrir seu próprio negócio.

Após os eventos finais de Super Mario Bros. O Filme, porém, sua avaliação no site original em inglês da Super Mario Bros. Plumbing foi editada com uma meia-estrela a mais, onde Spike mostra, a grosso modo, que está ligeiramente grato pelos atos heroicos dos superirmãos Mario. Poderia este sinal de evolução confirmar seu retorno em uma possível sequência? Só o tempo dirá!

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem