Quais são os sintomas dos Vírus de Dr. Mario?

Reprodução: Nintendo

Vírus são criaturinhas infecciosas que tornam a vida do povo do Reino Cogumelo muito mais difícil — mas sem eles, é provável que o destemido Dr. Mario, vanguarda da ciência médica e fenômeno dos jogos de puzzle de combinação de cores, nem sequer existiria.

Inspirados em germes, o propósito da existência dos Vírus de Dr. Mario parece ser o de espalhar a maldade por onde passam. No rol de antagonistas clássicos dos encanadores extraordinários, eles certamente são uma presença contagiante — no mau sentido! E então, quais são exatamente os sintomas causados por estas criaturas?

Quais são os sintomas dos Vírus de Dr. Mario?

Divulgação: Nintendo

Não fossem os médicos de plantão no Reino Cogumelo e suas cápsulas certeiras, a contaminação dos Vírus poderia atingir níveis alarmantes entre a população. Em Super Paper Mario para Nintendo Wii, um tenebroso Shayde residente de The Underwhere afirma ter morrido devido a uma doença causada por vírus multicoloridos — reiterando o perigo que podem representar.

Hoje em dia, apesar de existir uma variedade maior de cores, os três Vírus mais recorrentes da série são o azul, o vermelho e o amarelo — que estrearam no Dr. Mario original de Game Boy e Nintendo Entertainment System em 1990.

Na adaptação em quadrinhos da Nintendo Comics System "The Doctor Is In... Over His Head", nomes e poderes especiais foram dados ao trio principal de germes.
  • O azul é chamado de Chill e possui a capacidade de manipular o frio. Seu nome é provavelmente uma referência a resfriado comum ou gripe, provocada pelo vírus da influenza.
  • O vermelho é chamado de Fever e possui a habilidade de controlar o calor. Seu nome traduz para "febre", ou o aumento da temperatura do corpo acima do limite normal. Tanto "Chill" quanto "Fever" são títulos de músicas que compõem a trilha sonora original de Dr. Mario.
  • O amarelo é chamado de Weird, algo como "esquisito" ou "inexplicável", e tem o poder impressionante de transmutar as pessoas em outras formas e criaturas. Pode representar doenças que ainda desafiam a ciência — embora isto não passe de uma teoria.

Em Dr. Luigi, lançado em 2013 exclusivamente para a já extinta Nintendo eShop do Wii U, três novos vírus dão as caras: azul-ciano (Dizzy, que nos remete a tonturas), magenta (Confused, uma possível referência a confusões mentais) e um de cor amarela alternativa (Drowsy, ou "sonolento"). Estes, aparecem no modo Operation L e suas cores são inspiradas pelo sistema de cores CMYK.

Até o Wario já teve sua própria versão dos vírus. Monstrinhos das mesmas cores, mas com visuais diferentes, aparecem em um dos microgames de 9-Volt em WarioWare, Inc.: Mega Microgame$! (2003). No entanto, não lhes foram dados nomes para que possamos teorizar sobre os sintomas que possam causar.


Em conclusão, apesar de não haver uma referência oficial que nos diga com clareza quais são os sintomas causados por estes maliciosos germes, é preciso tomar muitos cuidados sanitários.

Eles podem se multiplicar para preencher um frasco inteiro de contenção em questão de segundos. E além dos poderes narrados pela Nintendo Comics System — não cânones —, na série de RPG Mario & Luigi, eles têm a capacidade de trocar de cores ao serem atacados; e ainda por cima, mordem e usam lanças para se proteger! É a síntese de um vírus que evolui para se adaptar às contramedidas.

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem