14 referências e Easter eggs no pôster do filme do Mario


O pôster oficial do filme de animação inspirado em Super Mario Bros. foi finalmente divulgado pela Nintendo e pelo estúdio Illumination em suas redes sociais e amplamente propagado em inúmeras plataformas de mídia do mundo todo. E não é para menos: o cartaz revela, pela primeira vez em mais de quatro anos de antecipação, como será o visual do filme, incluindo detalhes importantes como proporções e texturas dos personagens e locações. E para a surpresa de todos, está tudo muito fiel aos jogos — um prato cheio de fanservice!

O cartaz acompanhou o anúncio de uma Nintendo Direct especialmente planejada para a transmissão do primeiro teaser trailer do filme, que também é altamente requisitado pelos fãs. A apresentação acontecerá nesta quinta-feira, dia 6 de outubro de 2022, às 17:05 (horário de Brasília). Mas até lá, nos satisfazemos com este — belíssimo, diga-se de passagem — segundo pôster oficial do filme e todos os segredos e Easter eggs que ele dispõe. Será que você percebeu todos?

Segredos e Easter eggs no pôster do filme do Mario

A seguir, dissecamos o máximo possível de detalhes e referências que encontramos no cartaz e expomos teorias de como eles poderiam se encaixar na aventura, numa lista de 14 coisas que você pode não ter percebido no teaser poster do ainda inominado filme do Super Mario. Let's-a go!

Captain Toad? Mario turistando
Logo em primeiro plano, é possível ver um Toad vermelho interagindo com o encanador, aparentemente apresentando a ele o Reino Cogumelo. Isso, somado ao destaque que o cartaz dá ao panorama como um todo, pode indicar que esta não somente é a primeira vez que somos apresentados ao cenário, mas que também seja a primeira vez do Mario neste território mágico. Esta teoria também será explicada no próximo item.

Este Toad é equipado com toda a sorte de itens de viagem, como um cobertor, uma corda, uma lanterna, uma caneca e vários buttons. Por conta do esquema de cores — chapéu com bolinhas vermelhas e roupa azul —, é provável que este seja o Toad principal dos jogos, o mesmo que acompanha os heróis desde Super Mario Bros. 2, de 1988.

Mochileiro, este Toad também divide fortes semelhanças com Captain Toad, líder da brigada de Super Mario Galaxy Super Mario Galaxy 2 e subsequentemente o protagonista do puzzle/platformer Captain Toad: Treasure Tracker, de 2014. Se acompanhar o Mario nesta aventura, como muitos esperam, este Toad vermelho pode tornar-se uma adaptação do capitão, ou continuar sendo o Toad que conhecemos.


Também repare que a mochila do Toad possui alguns buttons que indicam mapas de Super Mario Odyssey, sendo estes: Cascade Kingdom, Sand Kingdom e Mushroom Kingdom.

A primeira visita do Mario?
A arte é recheada de Toads, de várias cores e humores; e é bem possível que todos eles sejam dublados pelo ator Keegan-Michael Key, a voz oficial em inglês do pequeno cogumelo no filme.

Um deles, o Toad amarelo, pode ser visto carregando algumas moedas e olhando para o Mario com uma expressão de surpresa. Seria esta a primeira vez em que o bombeiro hidráulico visita o reino, e o Toad amarelo foi o primeiro a notá-lo no local? Este é mais um forte indício de que a arte seja uma interpretação da primeira vez em que o protagonista coloca os pés no solo multicolorido do Reino Cogumelo.

A confirmação do capataz Foreman Spike — na voz do ator e comediante de stand-up Sebastian Maniscalco — como chefe dos irmãos Mario no filme também indica que haverá, a dado momento, uma travessia dos heróis para o mundo dos cogumelos.

Pick a box! Comércio e economia
O pôster mostra o que parece ser a cidade-castelo de Toad Town sustentada por várias formas de comércio. Ao lado esquerdo do Mario, há uma loja de antiguidades que combina os gráficos modernos do filme com elementos do passado, majoritariamente representados pelo formato de pixel art 3D. A imagem nos proporciona uma noção da economia local, baseada em moedas de ouro — outra parte da cena, aliás, mostra um Toad batendo num bloco ? suspenso para conseguir uma moeda, um garimpo que pode ser a chave para tal economia.

Em um barril, há picaretas sendo vendidas por 8 moedas cada. Mais atrás, uma caixa de madeira armazena uma chave e uma Pena da Capa de Super Mario World (1990), uma flor bumerangue de Super Mario 3D Land (2011) e um supersino de Super Mario 3D World (2013). E na estante, há Music Boxes de Super Mario Bros. 3 (1988) e P-Switches, também nascidos no Nintendinho; ambos os produtos têm tags de preço que os avaliam em 6 moedas cada.

E mais atrás, é possível ver um ovo de Yoshi dentro de um tipo de incubadora — embora a presença do dinossaurinho no filme ainda não tenha sido confirmada.

Referências nas placas do antiquário?
E as referências do antiquário não param por aí — a menos que estejamos vendo coisas demais! Apesar de não parecer algo tão direto, a placa de madeira do local é detalhada com degraus ascendentes, algo muito parecido com escadarias de Super Mario Bros. (1985), como as que precedem a bandeira objetiva — porém, de cabeça para baixo.

Já a placa suspensa é um charme à parte: para quem ainda não percebeu, ela tem o formato de uma marreta — um item herdado dos arcades de 1981, empunhado pelo Mario em vários de seus RPGs e muito conhecido entre os jogadores de Super Smash Bros. Mas estas duas curiosidades são teorias um pouco mais distantes, podendo ou não ser apenas coincidências.

Barril POW e a confeitaria
Ao lado do antiquário, há um estabelecimento de cor verde com um barril pendurado como uma placa de identificação. A tampa do barril é estampada com a imagem de um bloco POW — um item muito poderoso surgido na época dos fliperamas, em Mario Bros. (1983), e que hoje é recorrente nos jogos de plataforma dos encanadores extraordinários. Não se sabe o que este local em particular deveria ser, mas teorizamos: por conta de um emblema estampado na fachada, composto pelo que parece ser um saco de moedas com uma estrela parcialmente escondida no meio, que seja um tipo de banco pelo qual os Toads movimentam suas finanças.

Também pode ser uma venda de bananas, tanto pela conexão com o barril, um item naturalmente associado ao Donkey Kong, quanto pelo formato do objeto ao lado do suposto saco de moedas. Esta segunda teoria já não faz tanto sentido, considerando o hortifrúti logo em frente ao local.

E ao lado, de cor amarela, há um comércio alimentício, como uma padaria ou um restaurante. Ele é marcado por um quadro-negro cavalete na entrada e desenhos de um muffin e um croissant. Parece ser o lugar ideal para o Mario visitar primeiro!

Joaninhas de Super Mario 3D Land
Caminhando pela rua da cidade, além dos Toads, também é visível um grupo de inimigos comuns do Mario, mas que são relativamente novos na franquia: os Biddybuds. Conhecidos em Portugal como "Joaninhas", eles surgiram pela primeira vez em Super Mario 3D Land, single-player de Nintendo 3DS lançado em 2011. E assim como nos jogos, eles andam tranquilos por aí, sem dar muita atenção ao protagonista.

A adição de uma espécie encontrada em jogos mais modernos da franquia — mais especificamente, a partir da oitava geração dos jogos eletrônicos — a um cenário repleto de referências aos games antigos significa que a Illumination pretende agradar a fãs de várias gerações de forma simultânea.

Referências no aquário
Já à direita, existe um aquário ou empório aquático no qual são comercializadas criaturas conhecidas das fases subaquáticas do Mario. Na fachada, podem ser vistos, da esquerda para a direita, um Cheep Cheep, um Jelectro, um Ouriço do Mar (Urchin) e, por último, um Espeto Cheep de cor roxa. Todos estes personagens já circulam pela franquia desde a transição entre os anos 80 e 90.

E mais perto do Mario, há um Toad roxo bastante feliz com a compra de um Cheep Cheep, provavelmente efetuada neste mesmo aquário. O peixe está dentro de um saco plástico de transporte, o que indica que a intenção é torná-lo um bichinho de estimação. Logo, para um certo alívio, a fauna aquática de Super Mario pode não ser usada para culinária nesta adaptação.

Yoshi's Story e o nabo de Bros. 2?
Ainda falando em comércio, na parte direita do cartaz, de frente para o antiquário, há um hortifrúti. Essa loja contém frutas como melancias, maçãs e bananas em um design reminiscente de Yoshi's Story para Nintendo 64, de 1997. Seria este mais um indício da presença da fiel montaria do Mario dentro do filme, ou não passa de uma referência distante?

Outro objeto que pode ser encontrado no estande da feira é um vegetal muito parecido com um nabo de Yume Kōjō: Doki Doki Panic, que veio para a América como Super Mario Bros. 2. Os nabos são recorrentes na série Mario, retornando, inclusive, em Super Mario Odyssey (2017); tornaram-se tema e emblema da Turnip Cup, da segunda parte do Pacote de pistas adicionais de Mario Kart 8 Deluxe.

Também vale notar que a frutaria é sinalizada pelo sprite de um baú de tesouros, tirado diretamente do clássico Super Mario Bros. 3.

Colina em ziguezague
Nesta parte, é possível ver uma colina azul com desenho sutil em ziguezague. Este padrão pode ser visto em certas colinas da franquia, especialmente em New Super Mario Bros. 2, de 2012.

Castelo cor-de-rosa da Peach
O castelo da Peach é proeminente na parte superior da arte e é localizado ao topo de uma montanha redonda. Não é idêntico aos castelos que vemos ao longo dos jogos, mas possui muitas similaridades; é bem parecido, por exemplo, com o de Super Mario Odyssey, não fosse por toda a estrutura de um segundo andar nas bases laterais da torre.

Não se sabe se é por conta do efeito de iluminação, mas os telhados do castelo parecem, no filme, ser cor-de-rosa, ao contrário do tom vermelho que recebe nos jogos. A mudança é supérflua e geralmente vista com bons olhos: pode causar uma associação mais rápida às cores adornadas pela princesa Peach.

Canhão de Super Mario 64
Em Super Mario 64, várias fases possuem canhões que o Mario pode usar como forma de locomoção — um deles, inclusive, fica localizado no topo de uma ilha flutuante, podendo ser alcançado em Shoot to the Island in the Sky, terceira missão do mapa Bob-Omb Battlefield.

Neste trecho em específico do pôster, um canhão idêntico aos contidos na plataforma de 1996 pode ser visto na beirada de uma ilha. Resta saber se o Mario chegará a usar um desses em algum dos três atos do filme ou se o conceito vai ficar somente no campo de referências.

Title screen de Super Mario Bros.?
Voltando ao primeiro plano, próximo aos produtos da loja de antiguidades e na parte extrema do cartaz, é possível notar parte de uma placa escondida pelo enquadramento. O objeto é azul-claro com um retângulo interno acastanhado e letras em branco.

Provavelmente inserida a caráter de Easter egg, tudo indica que a placa traga o logotipo de Super Mario Bros., a aventura fundamental do Mario de 1985 que o lançou ao universo dos cogumelos, conforme vista na title screen do jogo. Até mesmo a letra "S" seguida do ponto abreviativo que acompanha a palavra "bros." podem ser vistos na imagem!

Encanamentos: meio de transporte
No fundo da imagem, é impossível não notar a sequência de encanamentos externos que conectam as partes superior e inferior das colinas do reino. É um intrincado emaranhado de conexões nas cores vermelho, azul, amarelo e verde — coincidentemente ou não, as cores principais do Family Computer Entertainment System, o NES do Japão, que eram encontradas até mesmo nos botões do controle.

Seria uma rede de esgotos? Tubos hidráulicos? A resposta é quase certeira: os canos são, provavelmente, o meio de transporte dos Toads. Neste trecho, destacado acima, vê-se que a abertura superior dos canos é voltada para os Toads que estão estacionados na planície, e as cores das tubulações podem ser um indicativo para as diferentes rotas.

Princesa Daisy?!
E por fim, na lateral esquerda do toldo azul do aquário dos Cheep Cheeps, o emblema da alegre princesa de Sarasaland, Daisy, pode ser visto: uma flor amarela com um círculo turquesa. Enquanto vários dos personagens principais do filme já foram listados com seu respectivo elenco de voz, a princesa Daisy não foi em momento algum confirmada para o filme.

Será que ela tem chance de aparecer no filme, mesmo se tratando de um arco de origem? Seria esta uma grande coincidência, ou não passa de um Easter egg incluso pelos animadores? Só nos resta aguardar para ver o que a Illumination esconde atrás das mangas para o tão sonhado filme de animação do Super Mario.

Você já tinha reparado em todas estas referências? Encontrou alguma que não listamos? Comente e considere compartilhar esta postagem! Lembrando que o teaser trailer do filme do Mario será exibido na quinta-feira, dia 6 de outubro de 2022, às 17:00 (horário de Brasília), por meio de uma apresentação da Nintendo Direct.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem