Em dezembro de 1990, a revista Nintendo Power, publicada nos Estados Unidos, chegava ao seu volume 18. Sua capa era ilustrada por uma fotografia envolvendo esculturas da persona clínica do encanador extraordinário do Brooklyn, o Dr. Mario, e uma jarra repleta de vírus e cápsulas. A publicação coincidia com o período de lançamento do puzzle no Japão e na América do Norte e o apresentava sob uma cobertura especial.
E surpreendentemente, mais de três décadas após a chegada da revista nas bancas, a escultura utilizada na capa ainda existe — e foi descoberta e adquirida pelo colecionador Stephan Reese, que gerencia a conta Art of Nintendo Power no Twitter.
O próprio escultor, que já vinha mantendo contato com Stephan, encontrou a pequena obra de arte em seu acervo pessoal e a negociou com o colecionador, que agora é adequadamente o responsável por sua preservação. Este marco na história da arte e do jornalismo de jogos eletrônicos será exposto na Game On Expo, convenção agendada entre os dias 5 e 7 de agosto de 2022 no Phoenix Convention Center, no Arizona, região sudoeste dos Estados Unidos.
A escultura possui cerca de 15 a 20 centímetros de altura e, até o momento, não se sabe sobre o paradeiro dos vírus e as cápsulas que acompanhavam o médico dos cogumelos na ilustração. Mas esta é definitivamente uma das maiores façanhas que um ávido colecionador de itens raros da Nintendo poderia conquistar.
Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!