Como estratégia de marketing do jogo BIG Family Games, a antiga publisher e desenvolvedora THQ produziu em 2009 um Nintendo Wii banhado a ouro no objetivo de entregá-lo a ninguém menos que a rainha Elizabeth II do Reino Unido.
Mas devido à compreensível e rígida política de segurança da equipe de correspondência do palácio quando se trata de presentes, o console nunca conseguiu chegar às mãos da rainha — ou sequer adentrar as dependências do palácio.
Rejeitado pelos régios destinatários, console retornou aos escritórios da THQ e por lá ficou, longe dos holofotes midiáticos. Entretanto, quando a empresa entrou com um pedido de falência em dezembro de 2012, o Wii de ouro foi adquirido por um colecionador especializado em hardware original de desenvolvedoras por meio de um contato interno. Em seguida, o videogame acabou sendo vendido para alguém que decidiu, por fim, colocá-lo a leilão no site Goldin Auctions.
Provavelmente um dos itens de colecionador mais raros da história dos videogames, este Wii singular comissionado para a própria rainha Elizabeth II numa infortunada tentativa de turbinar as vendas de BIG Family Games é banhado a ouro de 24 quilates e ainda vem com uma cópia do jogo, todos os acessórios e cabeamentos necessários e um certificado de procedência atestando sua história e autenticidade.
Até o momento em que este artigo foi redigido, o leilão do Wii de ouro já teve 13 lances e encontra-se na casa dos US$ 3.000. Novos lances serão aceitos até o dia 22 de maio!