Por que as cores do traje do Mario mudaram?


Pergunta enviada por Guilherme através do Twitter do Reino do Cogumelo: por que as cores da roupa do Mario mudaram? Hoje em dia, o vestuário composto por um macacão azul e uma camisa vermelha são o emblema do encanador extraordinário — mas suas cores nem sempre foram essas.

Poucos sabem, mas a aparência física do Mario é resultado de soluções sofisticadas para problemas práticos da era em 8 bits. Para um sprite de 12 por 16 pixels de dimensão, um bigode seria bem menos grotesco do que o desenho de uma boca, um chapéu evitaria a dor de cabeça dos programadores com o movimento dos cabelos durante os saltos, e um macacão, principalmente, tornava os braços mais visíveis dentro da área corpo. Em suma, a essência visual do Mario hoje em dia é proveniente de seus históricos rudimentos na indústria dos jogos eletrônicos.

Originalmente, Mario usava um macacão vermelho por cima de uma camisa azul, o inverso do padrão de hoje. Embora possa parecer estranha, essa combinação é bem familiar para os fãs dos desenhos animados produzidos pela DiC nos Estados Unidos, que também adotavam essa peculiar paleta de cores. A versão Famicom de Mario Bros. (1983) foi o primeiro jogo a retratá-lo com um macacão azul e uma camisa vermelha, mas não foi até Super Mario Bros. 2 que as cores atuais do bigodudo foram padronizadas.

Mario Bros. (1983)

Apesar de nunca especificamente revelados, os motivos para a mudança na paleta de cores das vestimentas de trabalho do Mario podem ser meramente estéticos.

Atualmente, sem contar o traje de Mario fogo, as cores alternativas da série Super Smash Bros. e renders produzidos para ocasiões especiais como o Natal, é praticamente impossível ver o Mario usando o macacão vermelho que tanto o consagrou nos anos 80.

Diferente de suas raízes em tempos mais simples, hoje em dia Mario é considerada uma das maiores e mais lucrativas franquias de mídia de todos os tempos, com incomensurável reconhecimento e impacto cultural. Solidificado como símbolo de uma gigante multinacional, o Mario de hoje segue rigorosos padrões de imagem — incluindo um guarda-roupa muito mais restrito do que era na loucura dos anos 80.

Você tem alguma dúvida sobre a série Mario? Deixe sua questão no Tweet fixado do Reino do Cogumelo — e, por que não, aproveite para ver as respostas dos outros seguidores! Para os cidadãos mais antigos, o fixado é praticamente a nova versão da nossa antiga e saudosa Central de Dúvidas. Contribua com a gente! E até a próxima!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem