Os 5 melhores jogos do Mario para Game Boy Advance


Hoje é dia de festa na indústria dos jogos portáteis! Nesta segunda-feira (21), o Game Boy Advance completa 21 anos! Em 2001, o console de videogames de 32 bits chegava ao Japão e à Coreia do Sul, e mais tarde, no mês de junho, seria lançado em outras regiões do globo.

Berço de franquias de sucesso como WarioWare, a família Game Boy Advance era um paralelo entre o doméstico Nintendo GameCube e vendeu 81,50 milhões de unidades no mundo todo.

Para celebrar, embarque com o Reino do Cogumelo em uma jornada nostálgica ao longo da história do GBA em uma revisita aos 5 melhores jogos do Mario lançados para o saudoso sistema de acordo com suas pontuações coletivas no agregador Metacritic. Just what I needed!

5. Mario & Luigi: Superstar Saga



Prelúdio de uma das séries mais divertidas dos encanadores extraordinários, o action RPG baseado em turnos Mario & Luigi: Superstar Saga colocava os irmãos Mario numa jornada para resgatar a voz da princesa Peach de uma bruxa maligna. O jogo é fortemente inspirado por Tomato Adventure, primeiro RPG desenvolvido pela AlphaDream para o GBA, e veio a gerar sequências conhecidas por seus roteiros enxutos e irreverentes. Divertido, simples e recompensador, Superstar Saga foi uma das maiores experiências da indústria dos videogames portáteis naquele ano.

4. Yoshi's Island: Super Mario Advance 3


Um novo take no clássico de 1995, este foi o último jogo de plataforma do Yoshi desenvolvido pela própria Nintendo EAD. Uma excelente adição à coleção de jogos de Game Boy Advance, Yoshi's Island: Super Mario Advance 3 transporta com maestria ao portátil os visuais inspiradores e a gameplay consistente que são marca registrada do jogo original, além de apresentar alterações significativas de conteúdo — como, por exemplo, a adição de 6 novos níveis secretos e exclusivos.

3. Super Mario World: Super Mario Advance 2


Com mais de 5.4 milhões de cópias vendidas no mundo todo, este remake de Super Mario World oferece uma versão do clássico com a adição de diversas alterações mecânicas e artísticas, incluindo até mesmo uma cutscene de introdução à narrativa dos irmãos Mario pela longínqua Terra do Dinossauro. Embora não consiga replicar o impacto do jogo original, Super Mario World: Super Mario Advance 2 possui vários detalhes que atendem bem ao consumidor portátil ao passo em que presta uma decorosa homenagem ao clássico de Super NES.

2. Mario Kart: Super Circuit


O único da série a ser desenvolvido pela Intelligent Systems e o último a adotar sprites dos personagens ao invés de modelos 3D, o terceiro Mario Kart certamente marcou história com suas 20 novas pistas e seu extenso fator replay. Além, é claro, de trazer de volta todas as 20 pistas originais de Super Mario Kart. Daqui, surgiram favoritos dos fãs como Sunset Wilds, Sky Garden, Cheese Land e Ribbon Road. Com diversão quase imediata, Mario Kart: Super Circuit tem sido lembrado até hoje com a transição de pistas como Sky Garden ao mobile Mario Kart Tour e à assinatura Booster Course Pass de Mario Kart 8 Deluxe para Nintendo Switch.

1. Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3


Potencialmente o melhor jogo do Mario de todos os tempos, o famigerado "Mario 3" de 1988 recebeu no GBA um tratamento todo especial na quarta e última iteração da série Super Mario Advance. Lembra muito Super Mario All-Stars para SNES, mas além de compatibilidade com o periférico e-Reader, atuações de voz e a costumeira adição do remake de Mario Bros., o jogo caracteriza várias mudanças gráficas e sonoras — muitas delas inspiradas em Super Mario World, como a habilidade de transportar itens através de canos e de nadar mais rápido ao segurar objetos embaixo d'água.

Este não somente é o jogo do Mario para GBA mais bem avaliado de todos os tempos no Metacritic, com um score de 94 baseado em 25 avaliações, como também é o quarto melhor jogo do Mario de acordo com o agregador — ficando atrás apenas de Super Mario Galaxy, Super Mario Galaxy 2 e Super Mario Odyssey.

Transição perfeita dos jogadores veteranos para o mundo dos consoles portáteis, Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 é considerado até hoje uma adição obrigatória às prateleiras dos amantes de jogos de plataforma.

E você, honorável visitante? Teve experiências com o Game Boy Advance? Quais são os seus jogos favoritos do portátil? Comente aqui embaixo ou em nossas redes sociais!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem