Em meados de 2006, após a entrega de Mario Strikers Charged, e com base no sucesso geral de adaptações esportivas com personagens do universo do Mario, a Next Level Games recebeu sinal verde e financiamento da Nintendo para trabalhar em um jogo de vôlei.
Inicialmente intitulado de Mario Volleyball, o jogo não fugiria muito da estética do esporte original e deveria tomar rumos similares a Mario Golf e Mario Tennis. No entanto, com o passar do tempo, a equipe de desenvolvimento decidiu adicionar ao jogo elementos de luta livre. Isso tornou a gameplay mais agressiva, remetendo bastante aos títulos anteriores de Mario Strikers. A partir deste ponto, o projeto passou a ser chamado de Super Mario Spikers.
Um protótipo jogável chegou a ser produzido, mas devido ao nível de violência contida no jogo, a Nintendo acabou rejeitando o projeto.
Em entrevista recente ao GameXplain, Mike Inglehart, executivo da Next Level Games na época e diretor dos dois primeiros jogos da série Mario Strikers, comentou sobre o título:
O que posso dizer é que [Super Mario Spikers] pode ou não pode ter existido. Foi uma criação interessante combinando vôlei e luta livre. No fim das contas, certas coisas não combinam muito bem, mas videogames são assim; dois a cada três jogos nunca são lançados, as pessoas trabalham em muitas coisas.
Embora o cancelamento de Super Mario Spikers tenha sido motivo de lamentações entre os jornalistas de videogames, portais como o GamesRadar compreenderam a suspensão do projeto, citando uma animação na qual Waluigi pisoteia o Mario, já lesionado no chão, como sendo violenta demais para os padrões da franquia.
Foi interessante. No fim das contas, ele realmente não conseguiu sobreviver, não havia muito conteúdo que pudesse transformá-lo no jogo que deveria ser. Mas foi um parecer interessante.
Mais para frente, em novembro de 2010, Mario e sua turma jogam vôlei de forma saudável e amistosa em Mario Sports Mix para Nintendo Wii, desta vez desenvolvido pela Square Enix.
E aí, visitante? Você acha que a Nintendo deveria dar uma segunda chance ao selvagem jogo de vôlei da Next Level Games? Comente!