Em anúncio recente, a Nintendo divulgou o triste encerramento das lojas digitais dos sistemas Wii U e da família 3DS a partir de março de 2023, de modo que não será mais possível fazer novas compras de software digital nestas eShops.
Enquanto a notícia tem chateado muitos fãs, aparentemente a gigante japonesa já estava esperando por este dia desde o ano de 2014 — isto é, de acordo com informações dadas por um ex-funcionário da Nintendo para o site Nintendo Life que preferiu não se identificar.
A Nintendo sabe que tem que oferecer suporte a um produto por no mínimo 10 anos, ou corre o risco de alguma ação coletiva. Internamente, a matriz da Nintendo já espera por esse dia desde 2014 com base nas vendas. A Nintendo costuma analisar os dois primeiros anos [após o lançamento] como indicador de quando começar a recolher um console.
Informações da página oficial de suporte da Nintendo:
A partir do final de março de 2023, não será mais possível fazer compras na Nintendo eShop para o sistema Wii U e a família de sistemas Nintendo 3DS. Também não será mais possível baixar conteúdo gratuito, incluindo demos de jogos. Além disso, à medida que esta data se aproxima, os serviços relacionados deixarão de funcionar:
- A partir de 23 de maio de 2022, não será mais possível usar um cartão de crédito para adicionar fundos a uma conta na Nintendo eShop no Wii U ou na família de sistemas Nintendo 3DS.
- A partir de 29 de agosto de 2022, não será mais possível usar um Nintendo eShop Card para adicionar fundos a uma conta na Nintendo eShop no Wii U ou na família de sistemas Nintendo 3DS. No entanto, ainda será possível resgatar códigos de download até o final de março de 2023.
Mesmo após o final de março de 2023, e no futuro próximo, ainda será possível baixar novamente jogos e DLC, receber atualizações de software e jogar online no Wii U e na família de sistemas Nintendo 3DS.