Mario é a franquia de videogame mais lucrativa de todos os tempos


Entramos no ano de 2022 com uma curiosidade muito interessante sobre a indústria dos jogos eletrônicos: Mario é a franquia mais lucrativa de todos os tempos.

Segundo dados divulgados pelo The Enemy que compreendem os anos de 1983 até 2020, a franquia Mario já gerou mais de 32,4 bilhões de dólares. Dentro desta marca, 17 bilhões vêm apenas dos jogos da série principal de plataforma Super Mario Bros., seguida da subsérie de corrida Mario Kart, com 6 bilhões. Isto, é claro, sem contar com os 4 bilhões arrecadados com merchandising licenciado.

Os dados contam a partir de Mario Bros., lançado em cabines de arcade no ano de 1983. Vale lembrar que o Mario teve uma primeira aparição em Donkey Kong de 1981, num experimento de muito sucesso, mas não muito próximo da ambientação que a série viria a estabelecer nos anos seguintes.

Assumindo as próximas posições da lista, estão Pokémon (19,5 bilhões), Call of Duty (18,1 bilhões), jogos do Wii como Wii Play, Wii Music e Wii Party (14,8 bilhões) e o clássico Pac-Man (14 bilhões).

O encanador extraordinário também é conhecido por ter a maior quantidade de jogos da indústria, já ultrapassando a marca de 300 títulos diferentes.

Além de estar presente em todo o período que compreende a terceira e a nona gerações de videogame, Mario também é figura carimbada nas memórias mais nostálgicas dos jogadores; e mesmo sendo uma propriedade bem antiga, surpreendentemente, a série nunca para de nos levar ao novo.

E você, querido(a) leitor(a)? Quais são as suas experiências com a série Mario? Comente na seção abaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem