Empresa de Pokémon GO e Pikmin Bloom está oferecendo sua tecnologia AR gratuitamente

Empresa por trás de Pokémon GO e Pikmin Bloom, a Niantic está oferecendo acesso gratuito à sua tecnologia de Realidade Aumentada, "Lightship", para quem quiser. Trata-se de uma plataforma de criação de objetos dinâmicos em realidade aumentada — considerada o primeiro passo da empresa em direção ao metaverso.

A ferramenta vai permitir que desenvolvedores criem suas próprias aplicações usando um mapa 3D em tempo real para ler a superfície e a topografia do mundo ao redor do usuário. O Lightship vai permitir "construir as estruturas necessárias para tecer o mundo digital e o real", de acordo com CEO da Niantic, John Hanke.

Outras APIs neste kit de ferramentas reforçam o compreendimento dos elementos em um determinado ambiente, e até cinco jogadores podem fazer parte de uma mesma sessão multijogador AR. A tecnologia é gratuita durante os seis primeiros meses e, depois deste período, uma taxa será cobrada caso as APIs sejam usadas em um aplicativo com mais de 50 mil usuários ativos por mês.

Hanke define a ideia de metaverso defendida por Mark Zuckerberg, criador do Facebook, como um "pesadelo distópico", visto que sua ideia com o Lightship é encorajar as pessoas a realizar atividades "com outros indivíduos vivos" ao contrário de desprender totalmente as pessoas do mundo real.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem