No Mar10 Day, uma retrospectiva Reino do Cogumelo!


Blogosfera, comunidades do Orkut. É tudo verdade. Há 14 anos, nascia, da minha necessidade de criar e transmitir conteúdo relacionado a uma das minhas séries favoritas de video game durante a juventude, o blog Reino do Cogumelo, que viria a se tornar o maior e mais popular website brasileiro com a temática do Mario. De 2007 para cá, o espaço passou por tantas experiências e fases de desenvolvimento que não me surpreenderia se houvesse um capítulo, um excerto que fosse, na biblioteca interestelar do Comet Observatory.

E é com isso em mente que, como forma de celebração ao dia oficial do Mario — 10 de março, ou "MAR10" —, eu, em nome do Reino do Cogumelo, decidi revisitar grandes momentos da história desta monarquia geek como se em posse de uma revolucionária máquina do tempo do professor E. Gadd totalmente calibrada pela Cobalt Star. Let's-a go!

Quem conheceu o Reino do Cogumelo já na fase da nossa estrutura de layout atual não o saberá, mas o blog já foi bem diferente no começo. Em 2008, quando tínhamos acabado de sair do plástico bolha, essa era a nossa aparência:


Em 2010, foi publicada na seção "Gurilândia" do jornal Estado de Minas a matéria "No reino do cogumelo". Aqui, fomos citados pela primeira vez como uma fonte de informação equivalente à Super Mario Wiki, mas para o público brasileiro — e foi com esta linda homenagem que percebemos o quanto estávamos crescendo como referência nintendista no país.


Em 2012, a tradução para português que havíamos escolhido para o termo "Mushroom Kingdom", "Reino do Cogumelo", foi oficializada pela Nintendo através da paper sleeve brasileira de New Super Mario Bros. 2 (3DS). A nação dos Toads também já foi chamada de "Reino dos Cogumelos" nos desenhos animados americanos dos anos 90, e é atualmente conhecida como "Reino Cogumelo" no game de plataforma runner para dispositivos móveis Super Mario Run — o primeiro título da série a ser localizado para português. Portanto, sempre que se referem ao domínio da princesa Peach como "Reino do Cogumelo", tal qual aquela fatídica paper sleeve brasileira de 9 anos atrás, isso sempre desperta no editor um calorzinho no coração.


Hoje em dia muito conhecido pelo super popular quadro Não Pode Rir, há 10 anos o comediante, matemático e nerd Marcos Castro já dava seus primeiros passos em direção ao que viria a se tornar o estrondoso sucesso do canal Castro Brothers. Quando ainda tinha 50 mil inscritos — hoje a marca já beirando os 5 milhões —, o Marcos nos concedeu uma entrevista inesquecível aqui no Reino do Cogumelo para falar sobre a série de paródias musicais Um Joystick, Um Violão, entre outros tópicos muito bem humorados.


Charles Martinet, o lendário homem das vozes por trás dos jogos do Mario e o ilustre criador do bordão "it's-a me, Mario!", veio ao Brasil no dia 31 de março de 2010 para o evento Gameworld — e o Reino do Cogumelo estava lá! Foi no Shopping Frei Caneca que o grande senhor Charles detalhou sua experiência aqui no Brasil como "absolutamente maravilhosa", sustentando que nós, os brazucas, somos "super gentis, amigáveis e divertidos". 

Uma das nossas maiores conquistas, o Reino do Cogumelo levou para casa o troféu do 1º lugar da categoria Games/Profissional da premiação Top Blog 2013/2014! Quando o título do blog foi proferido por Caco Castro, a voz do evento — também conhecido por ser apresentador do programa Mix Diário da extinta MixTV —, este editor que vos fala tomou o microfone ao palco do auditório da UNIP para receber o mais memorável troféu de sua vida. Tudo isso graças não somente à criação de conteúdo de nós, os Mushroom Retainers responsáveis pelo blog na época, como, principalmente, pelo suporte dos nossos queridos leitores, que ajudaram a reverberar os nossos artigos por todos os reinos.

Com um histórico de participações em podcasts, revistas físicas e digitais e imprensa em eventos de anime, o blog Reino do Cogumelo só tem a agradecer, primeiramente, a Deus, por todas estas bênçãos concedidas; a todas as equipes de desenvolvimento da Nintendo responsáveis pela fundação e manutenção da série Super Mario e todos os seus derivados; aos icônicos redatores Kadu Bonamin, Bernardo Schmitberger e CyberWolfJV; à Viviane Santos, por apoiar e divulgar os meus projetos e andar sempre ao meu lado; e a você, querido leitor, por nos prestigiar ao longo de tanto tempo, tanto aqui no blog como em nossas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram.

Obrigado e um feliz MAR10 Day a todos!
Let's-a keep-a going!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem