Suporte à poderosa interface de aplicação Vulkan é confirmado para o console Nintendo Switch

Mais de um ano se passou desde que noticiamos a surpreendente entrada da Nintendo no Khronos Group, uma aliança de grandes companhias do ramo da tecnologia - como Microsoft, Sony, Apple, Valve, AMD, Intel, entre outras - que tem como principal objetivo criar uma interface de aplicações (API) padrão, facilitando a programação de softwares com gráficos 3D que rodem em diversas plataformas.

Na época não sabíamos exatamente qual era a intenção da Nintendo com esta iniciativa, mas é claro que as principais suspeitas recaíram sobre a estreia da companhia no mercado de games mobile e no sistema operacional do Nintendo Switch, seu novo console doméstico que na época era conhecido pelo codinome "NX".

Mas agora é oficial: o Nintendo Switch vai oferecer total suporte às modernas APIs Vulkan e Open GL 4.5 e também às versões mais antigas Open GL ES 3.2, todas ligadas à organização sem fins lucrativos Khronos Group, que liberou recentemente na internet os certificados confirmando que o novo console da Nintendo - cujo sistema operacional é chamado de "Nintendo OS" - está em conformidade com os requerimentos necessários para a implementação destas ferramentas de programação.

Atualmente a Vulkan é compatível com os seguintes sistemas operacionais: Android, Linux, Tizen e Microsoft Windows, sendo que obviamente existe a possibilidade de que os sistemas operacionais dos consoles Xbox One e PlayStation 4 e também o sistema móvel iOS anunciem suporte à esta API no futuro próximo.

Vale notar que a versão para PC de Doom, um dos mais aclamados games de tiro da atual geração, recebeu suporte à Vulkan em julho deste ano, melhorando muito seu desempenho gráfico. Ou seja, para quem já estava com as expectativas lá em cima para o lançamento do Nintendo Switch, estas são notícias realmente quentes, ou melhor dizendo, "vulkânicas"!

Via NeoGAF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem