Segundo Naka, na verdade tudo começou por iniciativa dele mesmo, que decidiu ter uma conversa com Shigeru Miyamoto para propor uma parceria entre a Nintendo e a Sega para a criação de um game estrelado pelos seus icônicos mascotes, Mario e Sonic. Leia a declaração completa logo abaixo.
Então sim, é verdade. Naquela época eu fui para Quioto para visitar a Nintendo e quis ter um encontro com o Sr. Miyamoto, e percebi que talvez pudéssemos criar um game com Mario e Sonic juntos. Embora as conversações originais tenham acontecido cerca de três anos antes do lançamento do game Olympics, não conseguimos realmente criar um game estrelado por Mario e Sonic a partir desta conversa, mas o fato de termos tido essa conversa de certa forma estimulou conversas futuras com a Nintendo que mais tarde deram origem ao nascimento do game Olympic.
Naka foi questionado também sobre sua participação na inclusão de Sonic como personagem jogável de Super Smash Bros. Brawl (Wii), e segundo as palavras do desenvolvedor esse evento também está relacionado à conversa que teve com Miyamoto em 2004; surpreendentemente, no entanto, a participação de Sonic na série poderia ter acontecido já em Super Smash Bros. Melee (GC).
O Sonic original se tornando uma parte de Super Smash Bros. também foi parte desta conversa. Durante o desenvolvimento de Smash Bros. para GameCube, ele [Miyamoto] realmente queria ter Sonic neste game, mas já era muito tarde em relação ao processo de desenvolvimento, e não pudemos colocá-lo no GameCube, mas eles seguiram com a ideia e fizeram isso na versão do Wii.
Quem diria que esta outrora impensável colaboração entre as antigas rivais Nintendo e Sega para ter os personagens Mario e Sonic estrelando um mesmo game tivessem começado com um encontro igualmente surpreendente entre seus dois geniais criadores? E você, leitor(a), espera ver a continuação e quem sabe uma eventual expansão desta estelar parceria no futuro? Comente!