Compositores de Mario Kart 8 falam sobre a variedade musical da trilha sonora criada para o game

Muitos jogadores provavelmente já se pegaram cantarolando algum dos marcantes temas musicais da série Mario Kart enquanto jogam, ou mesmo de forma distraída em seu dia-a-dia. Pois saiba que a intenção dos compositores da Nintendo é exatamente essa. Em entrevista ao site Kotaku, o diretor de áudio do game Mario Kart 8, Kenta Nagata, revelou que as músicas criadas para a série Mario Kart não são apenas para servir de fundo às corridas, mas sim para ficar na mente dos jogadores. Para conseguir esse efeito, ele usa um método aparentemente infalível: uma música só é um grande sucesso se a equipe de produção do game começar a cantarolar inconscientemente enquanto joga. Em Mario Kart 8, a Nintendo optou por utilizar músicas gravadas ao vivo com orquestra para amplificar a sensação de deslumbramento proporcionada pelos belíssimos gráficos em alta definição, e também para dar mais vida e energia a cada um dos cenários.

Nagata explica então que foi necessário contratar músicos experientes nos mais variados gêneros e instrumentos musicais, já que as corridas de Mario Kart 8 são também extremamente variadas. No entanto, estes músicos precisavam tocar os instrumentos de uma maneira levemente diferente do que normalmente fazem em apresentações ao vivo, pois um dos segredos do sucesso das músicas de Mario Kart é que suas músicas precisam possuir a capacidade de serem tocadas continuamente sem irritar o jogador. O compositor Shiho Fujii, que trabalhou em músicas para os games New Super Mario Bros. U e The Legend of Zelda: Skyward Sword, acredita que é desafiador criar melodias que misturem o estilo dos videogames com apresentações ao vivo de forma eficiente. Responsável pela criação dos temas de Mario Circuit e Electrodome em Mario Kart 8, Fujii salientou que, para pistas estilo circuito, a prioridade foi usar instrumentos reais (como baixo, bateria e guitarra); enquanto que, para pistas com temas mais fantásticos ou não usuais, o ideal é usar mais sons sintetizados, para ressaltar o aspecto peculiar destes cenários. Leia a seguir o que disseram alguns dos compositores de Mario Kart 8 sobre os temas criados para o game.

Shiho Fujii sobre o tema de Electrodome: Este é um percurso muito visual, trazendo um show de luzes como nunca antes visto na série. Eu acho que você pode realmente sentir um frescor no trecho onde aparece a pista de dança. O cenário em si é muito estimulante, então para o áudio eu queria criar algo que passasse uma sensação completamente diferente de qualquer outra coisa na série Mario Kart até hoje. É por isso que eu decidi por um tom e atmosfera completamente diferentes, e fiz dessa peça um intenso número de dance music.
Atsuko Asahi sobre o tema de Sunshine Airport: Eu tinha o som de um sintetizador analógico Moog em mente enquanto fazia esta faixa. Vem naturalmente à mente quando penso sobre sensação urbana de um aeroporto misturada com os barulhos e cheiros de uma estrada. Também queria envolver o sentimento de estar flutuando, então adicionei efeitos de delay (atraso) no som para alcançar isso.
Atsuko Asahi sobre o tema principal de Mario Kart 8: Eu queria que os jogadores tivessem a impressão imediata de que esta música foi reforçada pelo uso de instrumentos reais. Basicamente, minha meta nesta faixa era ter a sensação de uma sessão ao vivo, então na medida do possível dei aos músicos espaço para improvisar, enfatizando ainda mais a criatividade do que quando trabalhei nas faixas para as pistas do game.
Atsuko Asahi sobre o tema de Cloudtop Cruise: Após conversar com os designers da pista, e deles terem compartilhado o que tinham em mente para este percurso, senti que um som orquestrado cairia bem com ele. Foi neste exato instante que decidi incorporar o tema de Gusty Garden Galaxy [do game Super Mario Galaxy para Wii] na música. Temo que não havia realmente nenhum sentido profundo por trás dessa decisão. O tema de Good Egg Galaxy [outro estágio de Super Mario Galaxy] foi usado como contra-melodia na Rainbow Road de Mario Kart Wii anteriormente, e mais do que nunca, a Cloudtop Cruise se parece bastante graficamente com Super Mario Galaxy, então me pareceu algo natural.
Ryo Nagamatsu sobre o tema de Moo Moo Meadows: Sinto que quando se trata de performances ao vivo para músicas de games, muitas das faixas são rápidas demais e difíceis de tocar. Se torna muito difícil reproduzir algo idêntico ao original, e de qualquer forma, existe o argumento de que o sentimento retrô é um aspecto valioso da canção. Seguindo por este caminho, onde a música original simulava instrumentos reais, eu tentei usar performances ao vivo o máximo possível.
Yasuaki Iwata sobre os temas retrô de Mario Kart 8: Devido às melhorias gráficas desta versão, a música original não se encaixava com o ambiente do game em certas pistas. Nestes casos, nos esforçamos bastante para criar novos arranjos.
Atsuko Asahi sobre o tema de Dolphin Shoals: [No trecho onde o piloto emerge do fundo da água] Nós aumentamos a parte onde onde o saxofone toca a melodia em uma nota comparada a outras partes. Este é um método que não adotamos com frequência quando trocamos de peças, mas acho que as orelhas percebem que o som parece mais 'brilhante', ao invés de perceber a natureza específica da mudança. Para fazer a mudança soar mais natural, sobrepusemos o efeito de som de uma sacudida na água quando os jogadores saem do trecho aquático, para mascarar a transição de som e torná-la mais difícil de ser percebida.

[Ao ouvir o tema com os efeitos sonoros desligados] A peça usada então é uma versão mais longa do que aquela que você ouve durante a corrida. Você conseguirá ouvir um dos melhores saxofonistas do Japão improvisando de uma forma sensacional!
Ryo Nagamatsu sobre ouvir os temas de Mario Kart 8 com os efeitos sonoros desligados: Eu ficaria realmente feliz se os jogadores ouvissem o fraseado de cada instrumento individualmente. Nas peças em que eu trabalhei, como Mount Wario ou a música da tela "Staff Credits", a faixa como um todo é muito dinâmica, e contém muitos solos em diferentes instrumentos, então espero que você goste de ouvir a sonoridade e o tempo únicos de cada um.

Seja qual for o estilo musical escolhido para embalar as corridas de Mario Kart 8, orquestrados ou sintetizados, é certo que todas as melodias presentes no game foram cuidadosamente criadas pelos músicos da Nintendo para proporcionar a melhor experiência possível aos jogadores. E você, leitor(a), o que achou da trilha sonora de Mario Kart 8? Qual o seu tema musical favorito neste game? Comente.

Via Kotaku

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem