Você deve se lembrar que, um tempinho antes do lançamento do Wii U, a Nintendo já havia anunciado que o GamePad do console contaria com a tecnologia NFC — acrônimo de Near Field Communication, ou Comunicação de Curta Distância em português —, mas parece que, desde então, a empresa se esqueceu desse poderio de seu novo aparato. Satoru Iwata, presidente da Big N, quebrou o silêncio e se pronunciou sobre o uso da tecnologia em seu novo console. Segundo o mandatário, o Wii U verá jogos que suportam essa funcionalidade até o final do ano, e que a Nintendo espera ter retorno dos investimentos feitos com a tecnologia. Leia abaixo as palavras de Iwata:
Há duas direções principais nas quais podemos andar com o uso do NFC. A primeira envolve o uso da tecnologia nos jogos. Por exemplo, nós podemos criar cartas e bonecos com NFC e criar nossos jogos para funcionar em conjunto com eles. Além disso, um número cada vez maior de jogos de arcade estão utilizando cartas IC, que podem ter suas informações lidas e reescritas com o fim de atualizar as pontuações pessoais dos jogadores. Estamos conversando com vários desenvolvedores de softwares sobre essas possibilidades. Estamos fazendo preparações e, até o fim deste ano, provavelmente poderemos mostrar algum resultado.
A outra direção é a do e-money. No Japão o e-money chamado FeliCa é muito utilizado, e FeliCa utiliza NFC. Teoricamente, seria possível criar uma conta simplesmente passando o cartão e-money perto do GamePad. Nós estamos conduzindo pesquisas neste momento a respeito das capacidades dessa tecnologia para o futuro. Nós faremos um anúncio quando estivermos prontos para discutir planos mais detalhados. Já que fizemos um certo investimento para instalar NFC no console, nós nos esforçaremos para ao menos garantir um retorno para tal investimento.
Via Wii Brasil e My Nintendo News