Primeira participação de Mario e Donkey Kong em uma história em quadrinhos aconteceu em revista da Marvel de 1983

Você já deve conhecer os quadrinhos oficiais da Nintendo que contam com a participação de personagens da série Mario, como as publicações do Club Nintendo alemão (que aconteceram de 1989 a 2002) e a saga Super Mario Adventures publicada pela revista Nintendo Power em 1992 e traduzida por Eduardo Jardim em matérias do Reino do Cogumelo. No entanto, a primeira participação de Mario em uma HQ aconteceu bem antes dessas publicações, e foi num gibi da Marvel, segundo revela o site Game Informer. Em 1983, a Marvel criou a revista de games Blip Magazine, e cada edição trazia, além de histórias em quadrinhos, entrevistas com celebridades, dicas de games, novidades e piadas. A primeira edição da Blip Magazine, de fevereiro de 83, trouxe uma história em quadrinhos (não-oficial da Nintendo) inspirada no arcade Donkey Kong. Na história, um repórter todo atrapalhado, mas persistente, tenta entrevistar o carpinteiro Mario enquanto ele escala a construção para salvar Pauline das peludas garras do teimoso gorila.

O que se segue é extremante bizarro, porém muito engraçado. O repórter quer saber porque Mario precisa escalar aquela construção e resgatar a donzela Pauline, e acompanha Mario enquanto ele vai subindo as vigas, enchendo Mario de perguntas. É claro que isso não ia acabar bem, e o repórter passa por maus lençois, mas acaba descobrindo coisas interessantes, como por exemplo a suposta origem de Donkey Kong, que é fruto de uma experiência genética que criava gorilas para realizar trabalhos de construção; além disso, Mario revela ao repórter que Pauline lembra a mãe de Donkey Kong, e é por isso que o macacão a sequestra sem parar. Abaixo você confere a primeira página (em inglês) desta curiosa HQ envolvendo os protagonistas do arcade que deu início à trajetória vitoriosa de Shigeru Miyamoto na Nintendo.


Os traços são do cartunista Bob Camp, responsável por séries animadas como Thundercats, Tiny Toon Adventures e Ren & Stimpy Show, e os argumentos são de Steven Grant, que escreveu diversas histórias em quadrinhos do Amazing Spiderman, Vingadores e Justiceiro na Marvel. Para ver o restante desta história (em inglês) de seis páginas, que muito provavelmente é a primeira aparição de Mario em um gibi (até que se prove o contrário), clique aqui. Uma curiosidade é que infelizmente a Blip Magazine durou pouco tempo, tendo se encerrado na sétima edição em agosto de 1983, por motivos desconhecidos. O que você achou desta inusitada homenagem que a Marvel fez ao arcade Donkey Kong em sua antiga publicação, leitor(a)? Comente.

2 Comentários

  1. Ola Kadu,estou passando para dizer que vou passar uns dias sem visitar o Reino do Cogumelo,pois minha internet ta acabando.Mais nao se preocupa,quando eu renovar o pacote eu voltarei visitar meu blog favorito!
    Eu achei muito legal esssa homenagem ao Mario.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena você ter de ficar um tempo sem visitar o Reino, Antonio. Espero que você possa voltar logo, será sempre bem-vindo! ^^

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem