Em entrevista, Dan Adelman fala sobre as vendas digitais de New Super Mario Bros. 2 e unificação da eShop

É bem provável que muitos gamers, sejam eles nintendistas ou não, desconheçam o nome Dan Adelman. Afinal, ele não é um dos figurões da Nintendo, como Reggie Fils-Aime, Shigeru Miyamoto e Satoru Iwata, por exemplo. No entanto, o nome dele é bastante conhecido e admirado entre os desenvolvedores independentes, já que Adelman é o responsável por levar seus jogos às plataformas online dos consoles Nintendo. Não apenas isso, mas ele se dedica a tornar o ambiente digital cada vez mais acessível e convidativo para os desenvolvedores independentes e também para os consumidores. Trabalhando como gerente do Departamento de Negócios da Nintendo of America há 6 anos, Adelman colaborou para a criação do serviço WiiWare, do Wii, e também para o DSiWare, do portátil DSi. Hoje, ele cuida principalmente de gerenciar as lojas virtuais eShop do 3DS e Wii U, para fazer com que se tornem verdadeiras referências na distribuição de jogos digitais, sejam eles independentes ou jogos de varejo AAA, como New Super Mario Bros. 2, que foi o primeiro jogo do portátil 3DS a ter versões física e digital disponíveis ao mesmo tempo. O site Nintendo Life perguntou a Adelman como a versão digital de New Super Mario Bros. 2 se saiu em vendas, comparada a versão física e às expectativas da própria Nintendo; leiam a resposta do gerente de negócios da Nintendo of America abaixo.

Nós estamos realmente muito felizes com o desempenho da versão baixável e estamos comprometidos a lançar mais jogos de 3DS e Wii U nos formatos físico e digital na mesma data.

Uma resposta que não esclarece totalmente o que foi perguntado, mas tudo indica que as vendas digitais de New Super Mario Bros. 2 ficaram dentro das expectativas da Nintendo, até que a companhia resolva liberar informações mais concretas. Adelman respondeu também a respeito da loja eShop, se no futuro deve haver uma integração entre a eShop do Wii U e a do 3DS, com uma interface única para ambas.

Bem, estamos chamando ambas de eShop. É só que uma é a eShop do 3DS, e a outra é a eShop do Wii U. Usuários do Wii U podem ver informações na eShop do console sobre os jogos de 3DS, mas no momento não temos planos imediatos de vender jogos de 3DS através da eShop do Wii U - ou vice-versa.

A respeito do futuro e a importância das lojas digitais na estratégia da Nintendo, e também sobre se Adelman possui objetivos pessoais para ajudar a aprimorá-las, ele respondeu que desde que entrou na companhia, seu maior desejo era o de alimentar a oferta de jogos inovadores e chacoalhar o mercado; ele diz que games sempre foram seu hobby, mas que sentiu que muitos games atuais só traziam mais do mesmo e não proporcionavam tanta diversão como antes. Por isso, ele gostou de saber que a Nintendo estava tentando algo novo com suas plataformas Wii e DS na época, e ficou satisfeito de poder colaborar para seus projetos.

Este sentimento ainda me motiva hoje. Agora com a distribuição digital, o cenário mudou completamente, e pequenos times podem fazer coisas sensacionais. E agora que até mesmo títulos grandes de varejo AAA estão tomando a rota digital, há menos custo e menos riscos envolvidos no processo. Eu espero ver uma grande força de vontade dos criadores de games em testar novas ideias e continuar levando a indústria para frente. É claro que para isso acontecer, precisamos de consumidores que mostrem que há um mercado nesta área.

E você, leitor(a)? O que pensa a respeito da abordagem utilizada pela Nintendo em suas plataformas online e na distribuição digital de jogos, principalmente em relação à oferta de títulos, interface, e aos preços praticados, por exemplo? Comente.

1 Comentários

  1. E provavel que da que a alguns anos a Nintendo possa vender apenas versoes digitais,pelo menos era o que eu pansava.Mais como o Adelman falou,eles estao pensando em vender versoes digitais e fisicas na mesma data de lançamento de tal jogo.Isso e uma estrategia otima,pois algumas pessoas nao podem comprar uma versao,e ja tem outra disponivel.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem