Conheça alguns detalhes sobre a criação do Wii U revelados no último "Iwata Asks"

A nova edição do Iwata Asks, comandada pelo presidente da Nintendo, Satoru Iwata, abordou o novo console Wii U e trouxe alguns detalhes interessantes envolvendo sua criação. A conversa foi realizada entre Iwata e Genyo Takeda, Ko Shiota, Yasuhisa Kitano e Nobuyuki Akagi. Shiota e Kitano estavam responsáveis pela supervisão e design do console, Akagi cuidou do kit de desenvolvimento para o novo console, e Takeda é o diretor geral responsável pelo desenvolvimento de hardware. Ao lado, você confere a imagem do Wii U transparente (um protótipo) exibido durante a seção, e logo abaixo temos alguns pontos chave que foram abordados durante a conversa.

• Iwata lembra que a seção Iwata Asks estreou há 6 anos atrás, no lançamento do Wii, e se diz surpreso pelo seu sucesso.
• O desenvolvimento do Wii U foi influenciado pela popularidade dos televisores com resolução HD. Conforme as TVs mudam, os consoles devem mudar também, segundo Iwata.
• Para conseguir com que o Wii U alcançasse uma boa performance sem desperdício de energia, uma preocupação que vem desde a criação do GameCube, eles utilizaram um componente MCM, onde puderam integrar o processador Multi-core juntamente com a GPU.
• O Wii U foi desenhado de modo a não ficar em pé, para que o destaque fosse mesmo o Wii U GamePad. Porém, os desenvolvedores optaram por incluir um suporte para que as pessoas pudessem escolher colocar o console na horizontal ou vertical.
• Houve um grande esforço por parte da equipe de criação em otimizar o desempenho do processador e da GPU por causa da configuração da máquina.
• O processador e a GPU foram produzidos por companhias diferentes, e a Nintendo teve de pressionar as produtoras para que amenizassem defeitos ao máximo.
• Por gerar três vezes mais calor internamente que o Wii, o Wii U foi equipado com um dissipador de calor mais poderoso e uma ventoinha maior, além de entrada de ar na lateral do console. Um escudo em volta do dissipador de calor foi necessário para evitar vazamento de correntes elétricas.
• Parceiros como a Renesas, IBM e AMD ajudaram muito os engenheiros da Nintendo em encontrar soluções adequadas para otimizar o desempenho dos componentes do Wii U. Além disso, diversos testes de resistência foram aplicados no console para detecção de defeitos.
• Agora mais acessíveis, as duas entradas USB estão na frente do console, e o botão SYNC fica num compartimento com tampa removível, diferente do Wii.
• Iwata afirma que, quando se trata de especificações técnicas, mais importante que ter altos números, é alcançar um desempenho consistente do hardware sob quaisquer condições, algo que sempre foi prioridade para a Nintendo na produção de seus consoles.
• O Wii U não é apenas um console que dispensa o uso da TV, como também pode ser utilizado de muitas maneiras sem que você precise ligar seu televisor.

Algumas coisas nunca mudam. A preocupação da Nintendo com resistência, qualidade e bom desempenho frequente de seus consoles é uma delas. Ainda bem! O próximo Iwata Asks será sobre o controle Wii U GamePad, e é claro que o Reino do Cogumelo vai repassar pra você, leitor(a), os tópicos principais que forem discutidos. O que você achou das revelações sobre a criação do Wii U? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem