Takashi Tezuka reflete sobre tradições da série New Super Mario Bros.: "é isso o que as pessoas querem"

Em entrevista ao GameSpot, o produtor veterano da Nintendo Takashi Tezuka refletiu sobre o estilo visual e os controles da série New Super Mario Bros., cujos títulos tendem a ser gráfica e mecanicamente similares. E de acordo com a Nintendo, essa tradição é necessária e imutável, por atender a demanda geral os jogadores, fãs e entusiastas.
"A similaridade entre os estilos visuais e de controle é intencional. As coisas que sentimos que já prometemos ao jogador são as de que Peach sempre será sequestrada por Bowser, e Mario se moverá da esquerda para a direita. Nós sabemos que é isso o que as pessoas querem! [risos] Sabemos que há vários tipos de jogos do Mario, então para nós, com relação à série New Super Mario Bros., nós não queremos bagunçar tudo. É isso o que as pessoas querem."
Tezuka conta que o foco do desenvolvimento dos games do Mario é a expansão de seu público-alvo; quanto mais acessíveis e intuitivas forem as aventuras do bigodudo, cada vez mais pessoas as jogarão. Em outras palavras, Goombas serão Goombas.
"Por exemplo, temos um tipo de inimigo recorrente de um título para outro. Se no primeiro game o inimigo age de certa forma e adota uma determinada funcionalidade, nosso público dirá, 'certo, nós sabemos pelo que esperar'. Se eles virem esse personagem no novo jogo e ele for completamente diferente, não acho que isso seja uma coisa boa. Personagens como Goombas e Koopas são os alicerces, as coisas fundamentais que nós não iremos mudar."
Para mim, tudo bem!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

9 Comentários

  1. O baby yoshi azul, que solta bolhas me lembra aquele dinossaurinho verde do jogo Bubble Puzzle, algo assim que solta bolhas e tem que estourar elas

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  2. Que legal!!!Já que farão um jogo baseado em SMW,será que o Cape Feather voltará???É o meu segundo poder favorito dos jogos 2D do Mario (o primeiro é o helicóptero de NSMBW)!!!Ah,e que baby Yoshi mais fofo!!!

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  3. Gente me add ai no street pass pf sou um iniciante pf pra jogarmos mario kart 7!
    FC 513835250392

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  4. Tem as fases de baixo pra cima também '-'

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  5. Deu para entender que NSMB sempre será NSMB,só espero que a nintendo continue com séries diferentes dos jogos do Mario,assim como quando foi criado as séries em 3D.

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  6. Takashi Tezuka tem razão. Goombas e Koopas sempre agiram do mesmo jeito (com algumas exceções, e excluindo as subespécies), e os jogos ainda fazem sucesso. Se eu ver um Goomba dançando balé enquanto atira bolas de choque no Mario ou um Koopa dançando valsa com uma Piranha Plant, o jogo vai virar mais de comédia do que de aventura(ou até jogo de dança).

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  7. Eu ODIEI esse conceito do Baby Yoshi.
    Gostaria de algo mais parecido com Super Mario World, onde encontramos um Baby Yoshi e devemos alimentá-lo até ele crescer. Poderes diferenciados pela cor do casco, Estrada Estrelar e tal.

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  8. Acontece que os jogos se chamam NEW Super Mario Bros. por uma razão.
    O que o primeiro de DS nos trouxe? O mini-cogumelo (pelo menos nos jogos principais) e o power-up do casco de coisas principais.
    E até nos detalhes menores mexeram, como os Goombas e Koopas se movendo com o ritmo da música (que também muda quando a música muda por causa do tempo) - conheço gente que quando começou a jogar até morreu por causa desse mero detalhe, eu mesmo também já fui pego de surpresa por isso.

    E o que fizeram no Wii? Um multiplayer único de 4 pessoas e o retorno do Yoshi e dos Koopalings. E claro, os outros power-ups novos do pinguim, flor de gelo e do chapéu com hélice (Propeller, certo?).

    Agora do nada o foco vira as moedas no 2. Coisa praticamente inútil fora dar vidas nos jogos de plataforma do Mario. Tô muito curioso pra ver para que as moedas irão servir.

    O U me pareceu o com menos mudanças, já que só vi o power-up novo do esquilo voador e o Baby Yoshi. Mas tenho certeza que irão mudar mais coisas em breve.

    @Morello
    Eu prefiro o Baby Yoshi fazendo algo que ajude a ser uma coisa que só serve pra comer os inimigos até fazer crescer.
    Mas ainda acho que vai ter os conceitos do Mario World também, a gente não sabe muito do jogo ainda. Exceto que a Star Road não tem nada a ver com os Yoshis, fora o fato de que você pode pegar todos em cada uma das fases.

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  9. Bem que o Yoshi azul podia inflar ao invés do vermelho né? No SMG2 ele infla! E a cara desse Yoshi azul ae na imagem tá zoada!! lol

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