Top 5: Games do Mario para jogar antes de morrer

Dando novo fôlego aos destaques do Reino do Cogumelo, esta quarta-feira será presenteada com uma novíssima edição do bom e velho Top 5, o quadro que sempre coloca ordem nos fatos e curiosidades mais interessantes sobre a maior franquia de games de que se tem notícia: Sonic the Hedgehog? Claro que não! Estamos falando — como sempre — de Mario, a primeira franquia de video games a alcançar a marca de 432.35 milhões de unidades vendidas com altíssimo nível de garbor, elegância e espaguete. E o que a série Mario tem de melhor? Você descobre agora, na minuciosamente selecionada lista dos 5 games do Mario para jogar antes de morrer. Let's-a go, little guys!

5. Super Mario 64

Mesmo não tendo o melhor sistema de câmera do mundo e com uma mecânica ligeiramente errática de controle de voo, Super Mario 64 é certamente um dos games mais inovativos de que se tem história. Quando aquele encanador pixelado entrou num mundo tridimensional, o pensamento foi unânime entre os jogadores: os video games jamais seriam os mesmos. Além de marcar um passo importante na indústria como o pioneiro da revolução do entretenimento interativo, Super Mario 64 é um jogo extremamente divertido, extenso e repleto de desafios que serviram de inspiração para uma leva de títulos da época.

4. Super Mario Galaxy

Uma das mais insignes obras-primas da Nintendo no século XXI, Super Mario Galaxy leva o encanador a um outro nível — mais especificamente, para os confins do espaço sideral. Em 2007, a mecânica de forças gravitacionais e a adição do controle de movimento à jogabilidade eram tão novas na indústria que mal tinham saído do plástico bolha. Com sua busca infindável pelas Power Stars intergalácticas e um grupo de elementos imbatíveis — como planos bidimensionais remanescentes dos games em 2D do encanador, novos personagens, controles, sinopse, gráficos e trilha sonora de outro mundo —, Super Mario Galaxy faz por merecer todas as suas inúmeras premiações e também uma indispensável cópia em seu Nintendo Wii.

3. Super Mario World

Em 1991, o Super Nintendo chegava com tudo nas lojas e, junto com ele, veio um dos mais memoráveis launch-titles lançados pela Nintendo: Super Mario World. O game expandia a série a um mundo completamente novo e repleto de saídas alternativas — possibilitando ao jogador a escolha de múltiplos caminhos que melhor definem seu progresso, seja por saídas convencionais, atalhos visíveis ou pontos do mapa que, de tão secretos, eram quase míticos — como a Top Secret Area e o Special World. Com a estreia da raça que seria eternizada na indústria dos games, os Yoshis, e a adição de casas mal-assombradas e temerosas fortalezas, Super Mario World é um dos jogos mais desafiantes do encanador bigodudo. Se você já o explorou a fundo, se lembrará de fases como a Outrageous e a Tubular e certamente saberá do que estamos falando. Se você duvida, lançamos a você o desafio de coletar todas as Dragon Coins, encontrar as sete Luas 3-Vidas e ainda sair do game com o êxito de 96 saídas. Mais do que um jogo, a aventura de Mario pela Terra do Dinossauro é um cartucho indispensável na coleção de qualquer gamer que se preze.

2. Super Mario Bros. 3

Por mais que eu quisesse trazer Super Mario World, que considero pessoalmente como meu jogo favorito de todos os tempos, ao segundo lugar de nosso pódio, tenho certeza de que Super Mario Bros. 3 pode ser tomado até os dias de hoje como a essência de tudo o que compõe o universo do bigodudo. Lançado para a versão ocidental do primeiro console doméstico da Nintendo, o game é considerado pela maioria como o maior jogo do Mario já produzido. Trazendo como características principais um mapa não linear e repleto de segredos, mundos inteiramente tematizados e conceitos brilhantes — como os mini-games, os Power-Ups, os Koopalings e até mesmo uma terra onde tudo é gigantesco —, "Mario 3" é lembrado até hoje como um dos jogos mais difíceis e cativantes do encanador.

1. Super Mario Bros.

Se você ainda não jogou Super Mario Bros. para NES, é melhor fazê-lo o quanto antes! Depois de quase 27 anos, a indústria dos video games se moveu passo a passo rumo ao crescimento e renome entre os meios de entretenimento, testemunha de sua própria evolução. O que a princípio pode parecer a coisa mais simples do mundo reflete nos dias de hoje como sinônimo do gênero plataforma de video games. A aventura surreal do baixinho bigodudo pelos quatro cantos do Reino do Cogumelo vendeu mais de 40 milhões de cópias e se tornou base fundamental para uma quantidade imensurável de games e franquias até os dias de hoje. Nós aconselhamos: conheça Super Mario Bros., domine sua mecânica e salve a Princesa Peach do perigo. A sensação será ótima.
O Reino do Cogumelo está de volta! Continue ligado para mais notícias e destaques de outro universo. It's-a go time!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

23 Comentários

  1. Queria ver o Mario a la kart >_<
    agora então posso descançar em paz hehehehe ...

    ResponderExcluir
  2. Eu já joguei todos! Menos Super Mario Galaxy... Preciso comprar antes que eu morra! (vai demorar mas tenho que comprar!)

    ResponderExcluir
  3. Eu só joguei o SUPER MARIO GALAXY, eu joguei o 2, mas quem for bozinho deixa passar, já zerei o SUPER MARIO BROS várias vezes(usando, claro, as Warps Zones), Com certeza, o melhor top 5!

    ResponderExcluir
  4. @William Gonçalves
    Idem!Ainda tenho que experimentar esse jogo pelo menos uma vez.

    ResponderExcluir
  5. É ISSO AÍ Jardim! Tamo aê! Super Mario World forever!

    ResponderExcluir
  6. O Reino do Cogumelo tá com pouca pessoa pra postar, só tem o Eduardo Jardim e o Form, praticamente. Dos quadros, só o a AlLy DizzY tá postando. Não tinham algumas pessoas que entraram pro Reino do Cogumelo um tempo atrás?? Nunca mais as vi postando =SSS

    Acho que o RdC tá precisando de mais postadores...

    ResponderExcluir
  7. Já joguei todos,menos o SMW e o SM64,que está à venda perto da minha casa (Eu tenho um N64)!!!Eu preciso daquele jogo antes que alguém pegue! *Vira essa boca pra lá*

    ResponderExcluir
  8. Super Mario Galaxy
    Preciso de vc e estarei completo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa vei...
    Já joguei todos, nem tem como falar qual é melhor, pra mim tá tudo empatado *-* Mario Forever *-*
    Pra quem nunca jogou jogos do SNES, N64 ou NES, baixa um emulador e os jogos, assim pode jogar o que quiser! :DD

    ResponderExcluir
  10. Jogos do Mario já joguei no SNES, Wii, Fliperama, PS2, PC... (claro, contando tudo, desde videogames (como no SNES e Wii) a emuladores (como no PC e PS2), passando também por adaptações (como no Fliperama)).

    ResponderExcluir
  11. Ja joguei todos, e são mesmo meus favoritos!! RIEIREIER

    ResponderExcluir
  12. queria um n64 pra joga o mario64 e o zelda ocarina of time
    joga pelo pc fica com umas desvantagens alguns detalhes não ficam originais e o joystick do 64 nao tem pra pc que eu saiba

    ResponderExcluir
  13. emulador não substituí a emoção de soprar fitas
    XD

    ResponderExcluir
  14. Soh nao salvei o mario 64 ai da lista, eu trocaria mario galaxy 1 pelo 2 e deixaria super mario bros 3 em primeiro com super mario bros em segundo, eh bom saber q tenho 4 dos 5 jogos dai *o*

    ResponderExcluir
  15. Já joguei Super Mario 64 pelo N64, Super Mario Galaxy no Wii e Super Mario World no SNES... mas nunca vou saber como é jogar Super Mario Bros pelo NES, só pelo emulador mesmo ):

    ResponderExcluir
  16. pra mim só falta o super mario galaxy

    ResponderExcluir
  17. "pra mim só falta o super mario galaxy"

    pra mim também! eu não tenho um Wii... :(

    ResponderExcluir
  18. Joguei apenas os 2Ds de aventura do Mario,agora de 3D e de aventura,os unicos que eu joguei foram Super Mario Sunshine,Luigi's Mansion e Wario World XD.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem