Central de Dúvidas: Rapidinhas 15

Eu sei o que você pensou dois domingos atrás. "O quadro Rapidinhas do Reino do Cogumelo voltou!", "minha pergunta foi respondida!", "será que ele vai responder minha pergunta em outro domingo?", "o Reino do Cogumelo é o melhor e mais dedicado site sobre Mario de todo o Brasil!", "a princesa Peach vai usar collant em Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games!". Bom, talvez nem tudo isso. Se prepare, porque estamos chegando na 15ª edição de pesquisa, esforço e dedicação para gerar uma rede de interação com você, querido leitor, no objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre uma das maiores franquias de video game do mundo — você sabe.


Tá vendo esse vídeo aqui? Como é o nome do movimento que o Mario faz lá pelos 1:57? E como se faz ele?
deivis, perfil não disponível
Aquele movimento provavelmente não tem um nome oficial, mas pode ser chamado de "Ground Pound after Spinning". É basicamente uma mistura entre o Ground Pound e o giro do Mario levada a um nível cósmico. Para fazê-lo, você deve dar um giro em pleno ar e dar um Ground Pound imediatamente depois (pressinando o botão ). O efeito é simplesmente sensacional, diga-se de passagem!
O cogumelo realmente faz o Mario crescer? Eu sempre achei que ele diminuía de tamanho quando era atingido, e isso tem me deixado com dor de cabeça. Se for verdade que ele cresce, então nas imagens dos mini-games de Super Mario Bros. 3 o Toad é gigantesco em relação ao Mario. Porém, nos jogos 3D em que Mario não muda de tamanho, ele tem a mesma altura, mas, da mesma forma nesses jogos, as tartarugas e os Goombas são quase maiores que o Mario; também, na provocação do Mario em Super Smash Bros. Brawl, ele aumenta temporariamente de tamanho. O meu veredito final seria o de que ele realmente cresce, apesar de eu ter acreditado no contrário a vida toda, mas em alguns jogos há controvérsias (principalmente em Super Mario Bros. 3). Qual seria a explicação afinal?
Big FIeld, perfil não informativo
É dito que Mario fica menor quando é atingido em jogos 2D devido a um tipo de maldição. A forma menor de Mario é chamada de... bom, Small Mario; quando cresce, ele é chamado de Super Mario — embora esse seja seu tamanho regular. Como visto na abertura de New Super Mario Bros. para DS, Mario é visto em sua forma Super Mario, e, ao ser atingido por Bowser Jr., ele se transforma no Small Mario — sua forma não regular. O meu veredito final, tal como o veredito final de toda a Nintendo, é o de que o tamanho oficial do Mario seja o Super Mario. Se isso não curar suas dores de cabeça, só chamando a Neosa!
Espero que vocês possam me responder uma dúvida que me assombra faz um tempinho: se o Diddy Kong é um personagem do universo Mario, por que um jogo seu (Diddy Kong Racing) foi produzido pela Rare e tem participações do Conker (o que eu considero estranho, já que seu jogo é proibido para menores) e do Banjo (de Banjo-Kazooie)? Qual foi a visão de Miyamoto sobre esse jogo (se ele gostou ou não)?
Luca, perfil não informativo
A britânica Rare, Ltd. (também conhecida como Rareware) é a responsável pela criação de Diddy Kong Racing e dos primeiros títulos da série Donkey Kong Country. Foi ela que modelou o universo de Donkey Kong como o conhecemos hoje — e tudo aconteceu após uma bem sucedida parceria com a Nintendo (muito similar ao modo como a Sega trabalha com os personagens do Mario na série Mario & Sonic). Na verdade, Conker e Banjo foram adicionados ao jogo apenas para encorpá-lo, tornando-o um ótimo crossover além de um simples game de corrida. Eu não sei o que Miyamoto pensou sobre a ideia de unir o simplório Diddy com o nojento Conker, porque ambos foram criados pela Rare, e não por Miyamoto-san. Diddy Kong Racing acabou sendo um jogo livre para todas as idades, então ninguém deve ter ficado preocupado.
Uma dúvida minha sobre gráficos, sprite e design a respeito de Luigi. Em Super Mario Bros. e Super Mario Bros.: The Lost Levels, Luigi era o Mario recolorido; daí, em Super Mario Bros. 2 (Super Mario USA), Luigi ganha personalidade nos sprites, mais alto, com a cabeça mais triangular e tal... Daí, vem a minha indgnação: Super Mario Bros. 3, Super Mario World, Luigi era o Mario recolorido de novo... Por quê isso? Sem falar que, em Super Smash Bros. pra 64, Luigi era a textura de Mario, recolorida e esticada. Algum problema que a Nintendo tinha antigamente de fabricar ou modelar sprites e texturas pro coitado? ...Podemos dizer que ele foi virar um novo personagem 100% em Mario Kart 64!
Cyber Wold (LSSJ 5), perfil não informativo
Acredito que isso dependa bastante do nível de esforço dedicado aos jogos — ou ao limite de capacidade. Em alguns momentos, a Nintendo pode ter sido preguiçosa para trabalhar num modelo melhorado para o Luigi. A primeira aparição de um sprite único do Luigi, com características próprias, realmente se deu em Super Mario Bros. 2, mas aconteceu somente para que o sprite se ajustasse à altura exata da Mama de Doki Doki Panic — o game sobre o qual Super Mario Bros. 2 foi montado. A partir de Super Mario Kart, porém, os sprites de Luigi passaram a ser únicos, inclusive em remakes de jogos antigos.
Eu queria saber se, na batalha final de Super Mario 64 DS, o Bowser morreu (nas outras vezes, ele só desaparecia e deixava uma chave)?
MATHEUS, perfil não informativo
Bem, sabemos que Bowser não morreu porque lá estava ele de novo em Super Mario Galaxy. Sendo um mestre da magia, ele pode ter simplesmente se mandado para outra dimensão ou lugar. Em New Super Mario Bros. (DS), vemos que nem a lava derretida é capaz de destruí-lo — provando que o rei dos Koopas é osso duro de roer.
Jardim, você poderia falar sobre os casos "assombrosos" da Nintendo? Como já citaram o do The Legend of Zelda: Majora's Mask, ou Pokémon Red & Green (muito velho), tem algum do Mario?
Child's Mind, Rio de Janeiro (RJ)
Mas é claro! Uma franquia tão gigantesca quanto a série Mario tem toda a sorte de teorias da conspiração. Você pode conferir alguns fatos superbacanas no Top 10: Mitos e Teorias da Série Mario, publicado pelo Reino do Cogumelo no superparceiro Nintendo Blast. Uma outra opção é ficar ligado na seção Top Secret do Reino do Cogumelo, que promete segredos e revelações sobre Mario de explodir a mente. Sh-boom!
Qual foi o final original de Yume Kōjō: Doki Doki Panic? Possui alguma semelhança com o final absurdo de Super Mario Bros. 2?
martin, perfil não disponível
Essa é uma pergunta interessante! A família original de Doki Doki Panic aparece acenando sobre a gaiola dos prisioneiros enquanto Wart, desfalecido, é carregado pelos Subcons. A música de vitória é idêntica ao primeiro tema de créditos de Super Mario Bros. 2. Os prisioneiros, é claro, não eram outros Subcons — e sim, os filhos do casal principal da família, que foram raptados para o mundo dos sonhos no início do game. No fim do jogo, todos os membros da família saem do livro para o qual foram sugados. Os créditos passam ao lado do livro, que possui uma paisagem animada. O mais engraçado é a frase "Thanks a Million" (algo como "um milhão de vezes obrigado"), direcionada aos jogadores. A música sonolenta que toca enquanto Mario dorme no fim de Super Mario Bros. 2 é exclusiva do Marioverso.
Acho que o Final Smash de Yoshi tem alguma relação com os poderes que ele adquire com os cascos em Super Mario World. O que acha disso?
Filipe Simões Marques, perfil não disponível
Acho verdade! Vale notar que o Yoshi alado já é uma forma comum dos Yoshis, aparecendo até mesmo no Mega Strike do dinossaurinho de Mario Strikers Charged. O tamanho das asas varia conforme a empresa que estiver no cargo de desenvolvimento.
Oizinho, isso aqui não é uma dúvida, mas sim, um achado. Eu achei no Stardoll (um jogo aí) dois cogumelos. Estranho, né? Se fosse num jogo do Mario, eu até entenderia, mas um jogo de moda...
Maяi (Seℓ) ™, Rio de Janeiro (RJ)
Pois é, e o pior é ver que, diferente de jogos como Dofus, o Stardoll usa os sprites originais de Super Mario Bros. 3, sem tirar, nem pôr. Se a Nintendo pega... o pau come!
E aí, Jardim, gostaria de saber se o Destello de Super Mario Galaxy 2 é o mesmo de Super Mario Galaxy?
Fábio Moreira Leal, Pindamonhangaba (SP)
Que chique, rapaz! Usando o nome espanhol das Lumas! Bom, as "Destellos", ou Lumas, são as mesmas nos dois jogos. Você pode ter se confundido com a Luma principal, menorzinha, que ajuda o Mario em ambas as aventuras; e sim, é a mesma!
Ois! Pergunta: de onde veio a ideia das Luas 5-Up (Super Mario World)?
Luan, perfil não informativo
Você quis dizer "Luas 3-Up"! A ideia pode ser proveniente da função de escolha de fases no mapa de Super Mario World. As Luas 3 Vidas foram criadas como elementos raros a serem encontrados pelos mundos — tendo em mente que existem 7 luas ao total, uma espalhada em cada canto da Terra do Dinossauro. Você já conseguiu encontrar todas?
Oi Jardim, eu gostaria de saber: a qual raça de dinossauro o Yoshi pertence?
Juh_Mario, Paulínia (SP), do Brigada dos Toads
O Yoshi é um dinossauro da raça Yoshi. Dãr! No filme Super Mario Bros., porém, o Yoshi é retratado como um filhote de Tiranossauro Rex.
Olá Jardim, estou muito intrigado com uma pessoa com quem joguei Mario Kart Wii online, e é 100% real, eu juro! Parecia um hacker! Ainda nem tinha começado a corrida, a primeira luz de largada estava acendento, e ela mandou várias bombas! Continuou mandando muitos cascos de uma vez e toda hora pegava Super Estrela, Bullet Bill... te juro que é verdade! Eu sei que é difícil de acreditar... ela tinha 9999 pontos (...). Por favor, responda, já houve casos de hacker em Mario Kart Wii online? Você já presenciou essa cena? Até agora não acredito no que vi. Obrigado, Jardim.
@rthur#, perfil não disponível
Pois é, meu jovem, o mundo está cheio de coisas estranhas e bizarras. Especialmente quando se joga online!
Qual foi o primeiro personagem da história da Nintendo?
KILLINGSPREE, perfil não disponível
Provavelmente Donkey Kong, Mario (quando ainda era chamado de Jumpman, Mr. Video e Ossan) ou Pauline (quando ainda era chamada de Lady), em 1981.
Pergunta boba... onde baixo o filme Super Mario Bros.?
-Aηα, perfil não disponível
Nós não encorajamos a pirataria, então não podemos te ajudar com essa questão.
Qual a diferença entre Mushrooms e Shrooms?
Renato (renatex), perfil não informativo
A diferença é que são usados em tipos diferentes de jogo. Enquanto os Cogumelos regulares (mais conhecidos como Super Cogumelos) têm a função de retornar Mario ao seu tamanho original nos games de plataforma, os Shrooms (também conhecidos simplesmente como Mushrooms, ou Cogumelos) servem, na maioria das vezes, para restaurar a saúde dos usuários nos games de RPG.


E ficamos por aqui! Depois de muito esforço, pesquisa e café, agora podemos descansar — pois estamos progredindo para alcançar o número de perguntas enviadas pelos leitores. Se a sua ainda não foi respondida, se prepare — há uma grande chance de ela estar sendo cogitada para um artigo individual. Obrigado a todos que enviaram suas questões, e continuem ligados no Reino do Cogumelo — onde o sol nasce com cara de mau! Wahaa!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

15 Comentários

  1. First agora as rapidinhas voltaram de vez :D

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  2. Legal,e a 14 aconteceu a tão pouco tempo.

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  3. Legal, tirou muitas dúvidas minhas, mas eu já sabia do Ground Pound after spinning, do Yoshi, só! xD
    Muito legal esse post

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  4. Aff, Caetano, se for postar o código do 3DS, poste num comentário só, não fique fazendo SPAM. Fica a dica.

    Also, no SMAS+SMW, o Luigi não é recolorido no SMW, ele tem uma troca de gráficos. Só avisando.

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  5. Gostei da rapidinhas de hoje, umas perguntas meio óbvias mas, esclareceu algumas coisas!

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  6. nossa ate tinha esquecido a minha pergunta valeu jardim!!!!!

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  7. Olhem aqui,tem 4 coisas que certas pessoas precisam saber sobre mim:
    1.Eu guardo mágoa
    2.Eu não sou ingênuo,pode parecer mais eu comento aqui a mais ou menos 4 ou 6 meses,e eu não falei nada sobre a minha personalidade
    3.Detesto aff,eu acho uma palavra (que nem é palavra) ridícula
    4.Detesto críticas,principalmente quando eu sou criticado,então pense na segunda coisa antes de me criticar.

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  8. nem lembrava daquela pergunta :P pergunta horrivel aquela que eu fiz na época tive a resposta no dia seguinte quando vi o filme a primeira veis :D

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  9. eu mesmo tbm ja presenciei uma corrida sendo disputada por um hacker no meio dela atolando cascos azuis, mega cogumelos e tals no pessoal. quando eu vejo que tem um hacker na corrida onde eu tou eu logo desligo meu wii ou a net.

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  10. Eu vejo o Super Dragon como uma mistura dos melhores poderes do Yoshi em Super Mario World: O de cuspir fogo e o das asas. E convenhamos, faz sentido para um Final Smash o personagem ter as suas melhores habilidades.

    Só não consigo entender o do Mario. Já vi suas origens em um (ótimo) vídeo e tal, mas por que não colocaram algum power-up dele? Não precisava ser o Fire ou o Cape Mario, poderia ser algum outro poder clássico dele, porque de power-ups o Mario tá cheio xD

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  11. E acrescentando a resposta do Cyber Wold, o Super Mario Bros 2 japonês é conhecido por aqui como o The Lost Levels. Ele era uma sequência do Super Mario Bros. (1), era praticamente o mesmo jogo com fases diferentes e (bem) mais difíceis. Então nele o Luigi também era uma recolor do Mario.

    O interessante é jogar com ele no SNES, é quase um modo Hard, pois ele escorrega mais e pula mais alto (acho que no Super Mario Galaxy também é assim). E ouvi dizer que na versão All-Stars de Super Mario World, ele ganhou umas diferenças sutis nos seus sprites, deixando de ser um mero "Mario verde". Mas isso aí não lembro onde li, logo não posso dizer se é verdade.

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  12. ainda espero pelas próximas perguntas...

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  13. Pessoal, para quem acha que suas dúvidas deixadas na Central de Dúvidas já estão obsoletas: estamos fazendo uma limpa definitiva no lugar, mas ainda dá tempo de você excluir o que não quiser! Não vou deixar o link aqui, porque não incentivo visitas à Central de Dúvidas enquanto ela estiver em manutenção — mas tenho certeza de que, quem perguntou, sabe o caminho!

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  14. O Conker não foi colocado no Diddy Kong's Racing, e sim criado, visto que o jogo é de 97, e o jogo estrelando o esquilo é de 2001. O mesmo acontece com o Banjo, ou seja: todos personagens eram inéditos na criação do jogo, a Rare que optou, depois, por criar jogos específicos para alguns deles.

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  15. Com licença, a primeira resposta, eu gostaria de complementá-la. Aquele movimento serve como um Ground Pond normal, mas quando usado perto de um inimigo ou personagem, Mario acerta bem em cima dele automaticamente :)

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