Super Prévia: Mario Kart 7

Uma Nova Dimensão de Corrida de Karts. A mais nova peça da franquia favorita dos fãs de Mario Kart™ traz ao Reino do Cogumelo uma diversão automobilística em novos níveis de altura, em glorioso 3D. Há novos Karts personalizáveis com novas habilidades que farão com que os jogadores voem pelos céus em asas e propelem pelos mares numa jornada para se tornar um Campeão de Mario Kart.
— Descrição oficial de Mario Kart 7 no Nintendo eShop
De todos os spin-offs do Mario, a série Mario Kart parece chegar mais perto do coração dos jogadores. E não é para menos: o conceito competitivo à la Corrida Maluca se encaixou perfeitamente com os elementos da série Mario. E, desde o Super NES, cada novo console da Nintendo traz um novo Mario Kart, seja para dar um novo passo em direção à inovação dos video games ou simplesmente para matar a saudade. Com Mario Kart 7 para Nintendo 3DS, o mais recente título da série, teremos o deleite de ver os nossos personagens favoritos dirigindo como loucos seus automóveis estilizados pela primeira vez em 3D estereoscópico. O novo game também é responsável por adicionar novos e sensacionais elementos de forma bem ousada. Fique por dentro de Mario Kart 7 com uma Super Prévia produzida pelos mais loucos pesquisadores e propagadores de informações sobre a franquia Mario do Brasil. Que ronquem os motores!

Economia Automobilística
Em Mario Kart 7, um grande elemento que foi gradativamente esquecido na série — tal como um item primordial e indispensável da franquia — são as moedas. Em Super Mario Kart, moedas eram encontradas em cada uma das pistas, e tinham a funcionalidade de tornar os karts mais rápidos de acordo com o número de moedas coletadas. Em Mario Kart: Super Circuit para GBA, as moedas retornam com o mesmo papel. Desde então, elas nunca mais foram usadas nos games posteriores (a não ser em mini-games e modos secundários); em Mario Kart 7, no entanto, elas estão de volta espalhadas pelas pistas, marcando retorno desde os tempos de Game Boy Advance. A diferença é que as moedas estão pairando no ar ao invés de impregnadas pela pista. Será que isso gera muita distração?

Quando Karts Voarem
Todo jogador de Mario Kart de respeito sabe: em vários jogos, você pode pegar impulsos em rampas e ser arremessado a uma grande altura — especialmente em Mario Kart Wii, onde é possível executar belas manobras no meio tempo em que você está no ar. O problema em Mario Kart 7 é que... os penhascos são altos demais! Forçando os corredores a serem arremessados por cânions e precipícios que só levam ao desastre inevitável, o jogo te dá a opção de equipar o seu carro com nada mais, nada menos que uma asa-delta. Com essa artimanha, jamais vista em qualquer Mario Kart, você poderá conquistar os céus até aterrissar com segurança nas pistas, quando as asas-delta se retraem. Elas também providenciam velocidade e duração para o veículo enquanto estiver no céu, podendo ser controladas pelo botão .

Nas Profundezas do Mar
Como se as asas-delta já não fossem novidade o suficiente, você também pode equipar o seu carro com hélices submarinas. Com elas, você poderá correr no fundo dos mares e lagos — mas não dentro de um túnel, como acontece em Mario Kart Wii, e sim, em contato direto com a água. Há quem diga que acontecem mudanças no esquema de corrida enquanto mergulhamos... e é verdade. Dirigir embaixo d'água promete ser um desafio diferente para os gamers, já que o manuseio, a velocidade e as curvas podem mudar consideravelmente quando comparadas a uma corrida normal, em terra. Será que o Lakitu não vai se confundir, tirar a gente da água e pegar nossas moedas...?! Quero ter certeza de que o carinha recebeu o memorando...

Karts Tunados
Agora, também será possível equipar o seu kart por partes ao invés de escolher o kart pronto, como nos jogos anteriores. Antes de começar a partida, perto da tela de seleção de veículos, você poderá escolher o corpo do kart, as rodas, asas-delta, hélices e outros acessórios. Alguns deles são destraváveis, servindo como o "fator conquista" do jogo. Isso nos leva a outra característica interessante: o comportamento do veículo nas pistas. Cada uma das peças que você usa para equipar seu veículo terá uma função em determinadas fases. Por exemplo, o tipo de pneu selecionado poderá funcionar melhor numa estrada de concreto, terra ou terrenos acidentados. Em suma, você será capaz de tunar o seu carro, mas sem o hip hop e as mulheres de biquíni (pelo menos até onde sabemos)!

Conhecidos e Apresentados
Entre os personagens confirmados para Mario Kart 7, vimos até agora a presença de Mario, Luigi, Princesa Peach, Yoshi, Toad, Bowser, Donkey Kong e o divertidíssimo Koopa Troopa. Também poderemos jogar como nossos Miis — tornando a experiência em algo muito mais imersivo (apesar de Miis fora do Nintendo Wii ainda parecerem algo extremamente inadequado). Fora os jogáveis, nós pudemos notar a presença de vários figurantes, e alguns deles são realmente novos. Mesmo com presenças velhas como os Grand Goombas e os Swoopers, veremos rostos novos como os Cheep-Cheeps e os Clampies (Clampies, singular "Clampy", são inimigos gigantes que lembram ostras, surgidas pela primeira e até então única vez em New Super Mario Bros. Wii). Ambas as espécies de inimigos terão a função de te dar problemas enquanto estiver nadando embaixo d'água. Outras interessantíssimas adições são os Banzai Bills — inseridos no game pois são, provavelmente, o melhor tipo de inimigo para demonstrar as capacidades de aproximação em 3D do sistema — e dos Lakitus babacas. Curto e grosso, não consegui outra denominação para Lakitus que atrapalham sua corrida arremessando Ovos de Spiny ao invés de te ajudarem nas pistas.

Sabe quem também estará presente em Mario Kart 7 para estragar o seu dia de corrida? Tiki Goons e Screaming Pillars, inimigos oriundos do novíssimo game do maior gorila da Nintendo Donkey Kong Country Returns. Dos Tiki Goons, não tenho tanto receio, mas os pilares gritantes que acordam e caem em cima de você podem — e vão — causar um baita estrago nas pistas...

As Pistas



Nenhuma das novas pistas já possui o nome oficial divulgado para a mídia geral, mas isso não nos impede de falar sobre elas. Confira uma lista de pistas já confirmadas para Mario Kart 7:
  • Uma pista pavimentada em macadame; o Castelo da Peach também aparece aqui. Árvores de cerejeira e trampolins de cogumelo, vindos diretamente de Mushroom Gorge em Mario Kart Wii, também estarão presentes neste circuito. Somado a isso, notamos a presença de grandes canos (como em Mario Raceway) e Grand Goombas.
  • Uma das primeiras coisas que notamos quando o jogo foi anunciado: Wuhu Island, que serve como palco para os games Wii Fit, Wii Sports Resort, Wii Fit Plus e Pilotwings Resort, se transformará numa pista para acolher os mais loucos corredores de kart da história. A pista até mesmo apresenta, como música-tema, uma versão remixada do tema de Wii Sports Resort.
  • Um circuito montanhoso com canos e pedregulhos (ou Boulders, aquelas rochas rolantes de Super Mario Galaxy). A fase divide grandes semelhanças com uma pista beta de Mario Kart DS: a intitulada dokan_course, que caracteriza túneis e estradas de metal. A pista jamais fora finalizada, mas as texturas de dokan_course podem ser vistas somente por meio de hack das ROMs. Será que ela retorna, completa, em Mario Kart 7? É o que veremos...
  • Lembra dos Tiki Goons que supracitamos? Eles aparecem numa pista que segue o estilos das fases do mundo Jungle de Donkey Kong Country Returns, com direito até a uma versão remix da música do título do jogo. Se prepare para dirigir como um selvagem!
  • Só vimos uma pista aquática até agora, e ela mostra não ser completamente submersa. Nela, Clampies e Cheep-Cheeps fazem a festa — até ver um bando de corredores de kart invadindo a paz da fauna subaquática...
  • E um vilarejo com moinhos de vento similar à pista Bianco Hills.
A Nintendo acertou em cheio ao trazer versões remasterizadas de pistas clássicas de jogos anteriores em Mario Kart: Super Circuit. Vimos essa característica, que tem por essência a pura nostalgia do jogador, retornar em Mario Kart Wii, no qual é possível, até mesmo, participar de versões incríveis de pistas clássicas oriundas de todos os consoles já produzidos. Ficamos felizes ao ver que Mario Kart 7 também trará essa característica, que fará com que os jogadores do 3DS se sintam familiarizados com a série — ao mesmo tempo em que experimentam algo completamente novo. O único porém é o fato de que as pistas retrô que já vimos até agora são dos jogos mais recentes do Mario: Airship Fortress, Luigi's Mansion (ambas de Mario Kart DS) e Maple Treeway (de Mario Kart Wii). Ainda nos resta saber se darão tanto valor — e atualização em 3D — às pistas que tínhamos nos consoles anteriores à era Wii e DS.

Que Nome é Esse?
Este é o primeiro Mario Kart a usar um número no título — sem contar com Mario Kart 64, que usa o nome do console no qual está instalado. Também, esta é a primeira vez em que um game da série usa algo que não seja o nome do console num título. Entretanto, Super Mario Kart, lançado para o Super Nintendo Entertainment System, compartilhava o Super com o nome do console. Também, Mario Kart: Super Circuit era chamado de Mario Kart Advance no Japão. Neste caso, Mario Kart 7 será o segundo jogo a não ter o nome do console jo título, seguido de Mario Kart: Double Dash!!.

Agora, o momento da controvérsia, mais polêmico que mamilos: Mario Kart 7, na verdade, não é o sétimo título da série geral. Se formos contar com os simuladores Mario Kart Arcade GP e Mario Kart Arcade GP 2, este será o 9º título da série. A Nintendo limitou a contagem aos títulos que foram lançados para consoles. O fato de Mario Kart Arcade GP 1 e 2 terem sido desenvolvidos pela Namco não é um motivo viável — pois Mario Kart 7 está sendo produzido, em parte, pela Retro Studios.

Curiosidades

  • Certa vez, o SHMTV News publicou uma brincadeira do Shigeru Miyamoto, que afirmou que, baseado no fato de asas-delta terem uma função similar a pipas, o jogo novo deveria se chamar Mario Kart Kite. "Kite" quer dizer pipa ou pagagaio de papel em inglês.
  • Mario Kart 7 marca a primeira vez em que o Koopa Troopa será um personagem jogável num jogo de Mario Kart para um sistema portátil. Mesmo assim, temos em mente que o Dry Bones, sendo uma subespécie de Koopa Troopa, foi jogável em Mario Kart DS.
  • Na versão demo mostrada na E3, os banners nas linhas de partida/chegada usavam o logo novo de Mario Kart. Não sabemos se essa característica vai permanecer na versão completa do jogo — mas há uma grande chance de ser substituída por algo melhor.
  • Ainda não está claro se o jogo terá motocicletas, já que nenhuma foi vista em nenhum trailer ou screenshot até a presente data. As motocas apareceram pela primeira vez em Mario Kart Wii.
Mario Kart 7 será lançado para Nintendo 3DS em dezembro, embora o dia específico ainda seja uma incógnita. Continue ligado para mais informações!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

18 Comentários

  1. faz tempo que eu não jogo mario kart...
    agora fiquei morrendo de vontade de dirigir embaixo da água, e de voar.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que tenha motos,kart é clássico,mas moto ganha uma grande velocidade quando se empina.

    OBS:Alguma coisa me diz que o Luigi vai se acertado pelo BILL na terceira foto kkkk

    ResponderExcluir
  3. Espero que esse jogo seje O Mario Kart. Mas pelos 8 personagens disponíveis na demo,talvez seje somente 8 personagens na corrida... Poderia ter um modo de selecionar se que 8, 12, 14... personagens em pista. Com certeza comprarei.

    ResponderExcluir
  4. Boa mas discordo a parte que vc falo jardim..
    Como assim ''apesar de Miis fora do Nintendo Wii ainda parecerem algo extremamente inadequado'', não entendi como assim adequado se o Mii é perfeito pro 3DS em varios aspectos como o Mii Plaza que com o 3D é muito bom, magina o 3DS sem um avatar ja ia apareçer gente reclamando que ele não evoluiu por não ter o Mii.
    Não concordo na parte dos Mii mas o resto ta concordo :D ASUHUAHSUAHSU

    ResponderExcluir
  5. a Daisy,a Rosalina,O Bowser Jr.,a Toadette,a Birdo,o Diddy Kong e o Dry Bones podem ser desbloqueados (eu espero).

    ResponderExcluir
  6. Pena que a Nintendo não está falando muito do Wii U (nem do novo Mario que pode estar sendo projetado ou do já confirmado New Super Mario Bros.Mii).

    ResponderExcluir
  7. Esse Mario Kart tá ficando muito bacana, ainda mais que esta sendo feito pela Nintendo e Retro Studios duas grandes empresas. Considero Mario Kart quase como um jogo principal da serie Mario e é meu Spin=off favorito.

    Que venha Mario Kart 7 e meu 3DS :D

    ResponderExcluir
  8. Jardim foi revelado sim! É dia 04 de dezembro que é a data oficial: http://brigadadostoads.blogspot.com/2011/08/data-de-lancamento-de-super-mario-3d.html Já faz um tempo isso...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. @leo kardoso sim, isso se ele não desviar a tempo! xD mas eles eram bullet bills gigantes no mario kart ds, e agora que vão aparecer no mario kart 3ds vão ser agora banzai bills.

    @math pode ser que eles lançem bem antes ou alguns dias depois, pq essa não é a data oficial da nintendo, o que foi de revelação oficial da nintendo sobre o lançamento do mario kart 3ds foi só o mês que poderá ser em dezembro.

    ResponderExcluir
  11. ai ai ai! tô doido esperando por esse jogo!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. uma coisa que sentirei falta sera de fazer manobras mais é legalter novas experiencias tipo ...voar e mergulhar :O)

    ResponderExcluir
  13. Jo titulo , Jardim estou errado ou seria no titulo, errar no comment é uma coisa , no post é outra , não tô sendo chato mas tô corrigindo , tá ?

    ResponderExcluir
  14. Tomara que as moedas não sejam só pra aumentar a velocidade,mas comprar peças para melhorar itens do kart/carro pra cada pista específica

    ResponderExcluir
  15. Leo Kardoso pode até ser

    ResponderExcluir
  16. Mario Kart 7 parece q será um game muito bom!!!!!

    ResponderExcluir
  17. não apareceu pela primeira vez em mario kart wii!
    teve um jogo que só lançou no japão que tinha motos.

    ResponderExcluir
  18. Já tentou misturar o trailer do SMG2 do Nintendo Summit com a canção de MP9? Fica maneiro!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem