Nintendo fala sobre sua estratégia para o Wii U e exprime o objetivo de quebrar a barreira entre casual e hardcore

Há seis anos, antes do Wii ser lançado, era discutida a estratégia intitulada Blue Ocean, que visava atrair os jogadores ávidos de video games e, ao mesmo tempo, capturar aqueles que não tinham o costume de jogar. O Wii, com êxito, tornou-se um equipamento de jogos virtuais acessível para todos e foi o responsável pela imersão de muitas pessoas distantes no mundo dos video games. Porém, qual será a estratégia para o Wii U, o recentemente anunciado novo console doméstico da empresa? É uma dúvida que Satoru Iwata, presidente da Nintendo, respondeu durante uma sessão de perguntas e respostas na E3 2011.
"A primeira coisa que fizemos quando projetamos o console Wii U foi pensar no que poderíamos fazer para ampliar e revigorar a experiência com o Wii. Nós começamos olhando para algumas das coisas que nós queríamos conquistar, mas não conseguíamos completamente com o console Wii original. Também, nós olhamos para coisas como avanços tecnológicos em termos da penetração da HDTV, e nós a incorporamos dentro do console Wii U. O que estamos propondo desta vez com o Wii U é um console que dará, àqueles consumidores que nem tiveram uma oportunidade de interagir com o sistema Wii, mais oportunidades de se conectar ao Wii U e usá-lo, e, ao mesmo tempo, oferecer, aos consumidores que desejam estes visuais em HD de alta qualidade em sua jogatina, um produto que também se adequará às suas necessidades."
Iwata também dá sua palavra sobre os tipos diferentes de jogadores — as famigeradas definições "casual" e "hardcore".
"Na apresentação da Nintendo na E3, eu mencionei que, agora, existem duas categorias de consoles: uma para os jogadores casuais, e outra, para os jogadores hardcore. Em nosso mundo, o que tem sido dito é que há duas categorias de jogadores: um grupo é o casual, e o outro, é o hardcore, e que há uma barreira entre ambos os grupos. Acredito que jogadores novatos, que começaram a jogar games como jogadores casuais (desde que não haja ninguém que seja inerentemente um jogador hardcore), passam a ter um interesse crescente nos jogos, passam uma quantidade maior de tempo envolvidos na jogabilidade e amadurecem tornando-se jogadores hardcore. O que tentamos fazer com o console Wii U é criar um ambiente no qual você pode quebrar a barreira existente entre estes dois grupos e providenciar, num único console, uma experiência que satisfará a ambos os tipos de usuários. Por meio deste processo, continuamos a expandir a população gamer."
Se existe um interesse sobre qual será o próximo foco da Nintendo, é porque sentimos que a empresa está tentando novas estratégias de atração. Para criar a definição, Iwata responde que há dois pontos nos quais a Nintendo está focada:
"Um, é que nós olhamos para o sistema e perguntamos, 'o que podemos fazer para atrair as pessoas que não foram inspiradas nem mesmo pelo Wii Remote ou pela Wii Balance Board para participar dos video games, e como nós, por meio do sistema, poderemos capturar a atenção delas?' O segundo ponto de vista no qual nós nos focamos é sobre como poderemos satisfazer e suprir as necessidades de todos na indústria que estiverem desenvolvendo games agora, sobre seu desejo por visuais em HD e sobre como podemos convencê-los de que este será um sistema com o qual 'eles podem tirar vantagem completa de seu desenvolvimento de jogos'."
Continue ligado para mais novidades oficiais sobre o Wii U e o universo da Nintendo.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

6 Comentários

  1. COMO EE QUE A GENTE VAI JOGAR JOGOS DE WII NELE,SE ELE NAO LE DVD?

    ResponderExcluir
  2. Bem,pode ser exessão.Como foi dito,os jogos de Wii vão servir nesse console

    ResponderExcluir
  3. Bela estrategia da Nintendo, espero que ela consiga quebrar as barreiras entre o casual e o Hardcore!

    ResponderExcluir
  4. @João Pedro
    O Wii usa um formato específico de mídia, por isso o Wii U vai conseguir ler os discos do Wii, sem problema.

    ResponderExcluir
  5. espero que ele seja oque prometeram e ainda mais!!!

    ResponderExcluir
  6. wiiU será um otimo console
    grandes titulos deve chegar para wiiu
    imaginem

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem