Project Café: no que devemos acreditar?

Todos que acompanham o Reino do Cogumelo estão a par das notícias e rumores que têm sido divulgados sobre o "Project Café" — um saboroso codinome dado ao sucessor do Nintendo Wii. Porém, como disse Shigeru Miyamoto, não é em tudo que lemos que devemos acreditar. Nós aqui da equipe queremos deixar bem claro que, quando uma notícia faz parte do marcador Mush-Rumors, na maioria das vezes acompanhada da palavra "rumor" antes do título, é porque a falta de informação sobre o boato impede que sua verossimilidade seja confirmada. Este link serve como exemplo de um rumor fracassado. É claro, sempre existem chances favoráveis tanto para a verdade, como também para a mentira — e é sobre essas probabilidades que vamos nos aprofundar nesta matéria. Let's-a go!

Confirmado
  • A Nintendo está trabalhando num sucessor do Wii, programado para sair em 2012. Isso foi anunciado diretamente pela Nintendo. A história foi primordialmente publicada no site GameInformer, quando na época ainda era considerada um rumor.

  • O console estará disponível na E3, e não somente para exibição: todos que participarem do evento poderão sentir o gostinho do Café. Será a primeira vez em que o novo hardware será revelado e entregue às mãos dos participantes para que possam testá-lo.

Provável
  • O codinome do sistema é "Project Café". Baseado nas evidências vindas diretamente dos desenvolvedores da Nintendo, não vejo dúvidas em assumir que o codinome é real. O IGN também diz que a alcunha foi confirmada por múltiplas fontes.

  • O Project Café será mais potente que o Xbox 360 e o PlayStation 3. A época de lançamento do console torna a teoria ainda mais óbvia. A questão é: potente quanto?

  • O design do novo controle da Nintendo segue um estilo mais tradicional com a adição de uma touch screen no meio. O rumor circulou por vários sites, vindo de várias fontes diferentes.

  • O sistema será retrocompatível com o GameCube e o Wii; não há outra fonte para este rumor a não ser o IGN. Seria uma decisão esperta da Nintendo, pois isso tornaria mais aceitável a transição de consoles.

  • Há jogos sendo desenvolvidos para o Project Café. O Wii não tinha tanto contato com desenvolvedoras de terceiros (third-parties) e, segundo relatos da Nintendo, eles pretendem dar mais destaque a eles de hoje em diante.

Possível
  • Como todos sabem, "Café" provavelmente não é o nome oficial! É semelhante a como o Wii era de chamado de "Revolution" e o GameCube era chamado de "Dolphin" em seus estágios de desenvolvimento. Um dos nomes mais cogitados para o produto final do próximo console doméstico é "Stream" — uma referência a uma das características mais faladas nos rumores, que é o fluxo de dados entre o console e a tela do controle.

  • A Rockstar e a Nintendo estão trabalhando juntas em coisas incríveis, como já foi divulgado em vários sites distintos. O IGN, que vem se revelando como uma das fontes mais confiáveis sobre o Project Café, admite que eles ainda não escutaram nada relacionado a isso, mas que a hipótese faria bastante sentido comercial.

  • Depois do sucesso familiar do Wii, a Nintendo está tentando recuperar os gamers hardcore. Mesmo indo na contramão da filosofia atual da Nintendo de expandir os games para o restante da família, de longe esse parece ser um bom movimento.

Improvável
  • A Retro Studios está trabalhando em mais um título da série Eternal Darkness. O rumor veio de uma fonte que não é particularmente confiável. Somado a isso, como foi denotado pelo IGN, "ir de Metroid a Donkey Kong e então Eternal Darkness" são movimentos um tanto quanto estranhos.

  • The Legend of Zelda: Skyward Sword vai passar para o Project Café. A princípio, a informação pareceu provável, mas parece que definitivamente Skyward Sword será o último suspiro do Wii — fechando sua história com chave de ouro.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

12 Comentários

  1. boa gostei ....
    não posso espera o project café ser lançado e to ansioso pra saber o verdadeiro nome :)

    ResponderExcluir
  2. Agora to super informado do Project Café!!!!! (ou Stream)

    :DDDDD ;Do

    ResponderExcluir
  3. imaginem quais jogos do mario ainda chegarão nele!!! :D

    com certeza irei comprá-lo.

    ResponderExcluir
  4. nem tudo que relus é ouro mais que tá chic tá ^_^

    ResponderExcluir
  5. "Este link serve como exemplo de um rumor fracassado"
    Aqui tem mais um exemplo de uma noticia que a Nintendo não conseguiu esconder.
    O Nintendo Stream parece ser bem incrível, espero que ele nos surpreenda na E3.

    ResponderExcluir
  6. Sabendo que o console realmente existe,e que vai ser exposto na E3,já é excelente,e aquele rumor fracassado é o pior,eu desde que jogava SNES sonhava com um jogo de plataforma onde o Mario e o Sonic estivessem juntos :'(

    ResponderExcluir
  7. e o 'projetor' embutido???
    pra jogar na parede!
    eu creio!

    ResponderExcluir
  8. nei tudo e um mar de rosas sabe roas tem espilhos

    ResponderExcluir
  9. Ótima matéria Jardim!

    Essa matéria resumiu muito bem todas as notícias e rumores importantes sobre o "Project Café", separando-as em confirmadas, prováveis, possíveis e improváveis. Agora já dá pra ter uma boa noção do próximo Nintendo.

    ResponderExcluir
  10. Tava pensando aqui, talvez o Cafe do nome do projeto faça referência ao cheiro inconfundível da bebida recém preparada. Talvez o "algo inovador ainda não revelado" q o console terá seja aquela tecnologia de sentir o cheiro das coisas q passam na tela da TV!!!

    ResponderExcluir
  11. "O console estará disponível na E3, e não somente para exibição: todos que participarem do evento poderão sentir o gostinho do Café."

    Trocadilho desgraçado, mas gostei -q

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem