Em entrevista ao IGN, Miyamoto sugere Super Mario World 3DS

O site IGN possui renome o suficiente para ter um sistema de perguntas e respostas enviadas pelos leitores aos desenvolvedores e membros da indústria. Aqui, as questões foram direcionadas a ninguém menos que o mestre dos jogos Shigeru Miyamoto. Abaixo, você confere o vídeo, seguido de uma tradução oficial e completa de toda a entrevista para português:



Você lê blogs, fóruns e comentários em sites de jogos para ver o que os fãs da Nintendo querem, e então incorpora o que você lê dentro dos seus jogos? Eu outras palavras, alguma de suas ideias veio de fãs ou são todas originais? (johnthe5th)
"Bom, nós ocasionalmente vamos online, não para ver o que os consumidores querem, mas para ver como eles estão reagindo aos jogos que já foram lançados. O que realmente importa para nós não é desenvolver um jogo de modo que vá competir com outros jogos que existem por aí. Nosso desafio real é: o que podemos fazer para criar experiências que são novas e únicas? E por causa disso, contamos com nossa própria criatividade para ter mais ideias."
Qual é o seu ponto de vista com relação à emoção e ao roteiro dos jogos? Você sente que roteiro e emoção estão conectados? Você sente que um é mais importante que o outro? (starmin76)
"Mais do que o roteiro, o que é realmente importante é a conexão entre a pessoa que cria o jogo e a pessoa que o joga. E o que é muito importante é que a pessoa que joga consiga naturalmente aceitar o mundo que foi criado para eles jogarem. E então, o que acontece é que, se eles tiverem uma aceitação natural das regras do que estiver acontecendo neste mundo criado, então essa ligação entre criador e jogador se torna muito mais forte e muito mais importante. Então, conforme o jogador começa a entender o mundo, ele começará a pensar sobre os modos nos quais eles podem jogar dentro desse mundo; eles usam sua própria criatividade e sua própria imaginação para contar a história ou para desenvolver as próprias partes da história, e ao mesmo tempo, eles criam novos modos de jogar. Como desenvolvedores, então, temos que tentar prevenir algumas maneiras com as quais os jogadores tentarão jogar, e lhes dar reações, respostas e recompensas por usar sua própria criatividade para encontrar novos modos de interagir dentro daquele ambiente. E isso para mim é o elemento mais importante - a conexão entre o jogador e o video game."
Você já pensou em fazer um aplicativo para Wii que simula o paladar? Eu adoraria saber qual é o gosto de um Cogumelo 1-Up. (nate38)
"Bom, claro, como um criador de entretenimento, é o meu trabalho surpreender e deliciar as pessoas, e então acho que uma ideia assim seria muito interessante. Mas eu vejo algumas áreas nas quais poderemos encontrar problemas ao tentar criar tal aparelho de modo que possamos vendê-lo nas lojas por um preço razoável. Então vejo alguns desafios com essa ideia em particular - mas é muito única!"
Eu honestamente acredito que o Wii teria benefícios com um serviço online similar ao Xbox Live, da Microsoft. Há planos pata mudar o sistema atual de serviço online da Nintendo? (Rawky-Roo)
"Eu não posso dar detalhes sobre quais podem ser nossos planos precisos, mas o objetivo definitivo da Nintendo é que todos os Wiis possam se conectar com a internet. Então, acho que podemos esperar para ver quais os tipos de serviços que podem envolver ou quais outras funcionalidades podemos oferecer no sistema."
Uma vez, você mencionou que sentiu que o desenvolvimento de Super Mario World havia sido apressado e incompleto. Que aspectos do jogo mudariam ou seriam adicionados se houvesse mais tempo? (ProtoKogaFan)
"Sabe, na verdade muitas das ideias que eu gostaria que fossem implementadas em Super Mario World vieram somente em jogos posteriores do Mario. Mas a questão é sobre como seria divertido criar um jogo do Super Mario World para Nintendo 3DS e sobre como poderíamos usar a profundidade e o sentido de distância oferecido pelos visuais 3D nos mapas do jogo, então você teria Bullet Bulls voando em sua direção de uma certa distância e saindo pra fora da tela (risos)".


No fim da entrevista, um dos membros da equipe do IGN lhe perguntou se a transpassagem do superclássico Super Mario World para a telinha tridimensional do 3DS era uma pequena insinuação. Em resposta, sorrindo, Shigeru Miyamoto diz que "eu não sei... talvez!". Super Mario World vem a ser o meu jogo favorito do encanador, e de hoje em diante, vou começar a ter sonhos encanados com o jogo portado para o 3DS...
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

7 Comentários

  1. não vai ter mais amor e ódio?

    ResponderExcluir
  2. Imagina,no chefe final na hora que ele chega bem perto da tela pros foguinhos cairem.....em 3D!!!

    ResponderExcluir
  3. Poxa Miyamoto!Porquê você não pensa nas posibilidades de um Super Mario 64 3DS?Hááá já ia me esquesendo,concordo com o Renan o amor e ódio tá demorando um bucado e aquela tradução do gibi do mario?Você parou com essas matérias?

    ResponderExcluir
  4. Não parei não, gente. A próxima parte da coluna Amor e Ódio e a última parte de Super Mario Adventures chegarão em breve. O problema são as condições mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa mais Mario 64 De novo ???
    Muito improvável, e como já tem um Remake de Zelda (Ocarina Of Time), com certeza não vai ter outro tão cedo, Mario Sunshine (Acho que é assim que escreve) Acho meio improvável tb pq era de GameCube, então não tem tantos anos de Lançamento quanto Mario World que fez 20 anos. Então eu acho que tem uns 75% de chance de um Super Mario World aparecer, e como eu conheço bem a Nintendo acho que Próximo evento que ela aparecer (Que não vai ser a TGS) nos vamos ter uma surpresa... Que eu espero extremamente ansioso *---*

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem