Jogos violentos fazem bem para a saúde

Segue um ponto de vista inesperadamente positivo da mídia de ciência e tecnologia: pesquisadores dizem que jogos rápidos e violentos podem ajudar a estimular os sentidos de visão, atenção e percepção dos jogadores. Seja em Paris atirando em nazistas ou num futuro distante lutando contra robôs, você está jogando um video game - e isso pode estar ampliando sua visão e outras funções cerebrais, de acordo com uma pesquisa apresentada ontem (quinta-feira, 27) numa conferência da New York University sobre os jogos como uma ferramenta de aprendizagem. Daphne Bavelier, professora auxiliar do departamento de ciência cerebral e cognitiva da Universidade de Rochester, afirma:
"Pessoas que jogam esses games de ritmo acelerado possuem melhor visão, maior atenção e melhor senso de percepção. Nós estamos testando essa hipótese de que, quando você joga um video game de ação, o que você faz é aprender como distribuir suas fontes, num sentido de aprender por aprender. Você se torna muito bom ao adaptar tudo o que lhe for requisitado."
Bavelier disse que jogar video games de "matar ou morrer" podem aumentar a visão periférica e a habilidade de enxergar objetos na escuridão; além do mais, os jogos podem até mesmo ser usados para tratar ambliopia*, ou olho preguiçoso, uma desordem caracterizada pela visão indistinta em um só olho. Também, ela acredita que os jogos podem ampliar a performance matemática e outras tarefas cerebrais. Mas é claro, o entretenimento nos jogos violentos é baseado na interação com o ambiente, e nem todo mundo é fã. Sobre isso, Bavelier diz:
"Como você pode sabe, a maioria de nós, mulheres, simplesmente odeia esses jogos de ação. Você não tem que usar o tiro. Você pode usar, por exemplo, uma princesa que possui uma varinha mágica e sempre que ela toca em algo, ele se transforma em uma borboleta e faíscas".
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

5 Comentários

  1. outra coisa ótima é que faz bem para o estômago[se não me engano]
    vc finge que o carinha que vc que vc mata eh aquele q vc odeia mais na face da terra
    isso pode libertar o desejo de matar alguém ^^"
    Lord Fawful infelizmente nunca jogou video-games '-'
    por isso sua extrema fúria =D

    ResponderExcluir
  2. Putz... estes pesquisadores são muito confusos. Alguns criticam os games por motivos irrelevantes. Outros dizem que jogos violentos fazem bem para a saúde. Vai entender...

    ResponderExcluir
  3. É, quando o cientista é gamer, dá uma pesquisa dessa. Quando num é, fala até que dá cárie. Agora posso jogar meu Command & Conquer e meu Unreal Tournament 2004 sem medo! ^^

    ResponderExcluir
  4. quem vai quere joga GTA ou Count trike? XD

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem