Video games culpados pelo atraso da educação masculina

Toda a sorte de pessoas têm dado seu melhor - ou mais bizarro - para massacrar a reputação dos video games nos últimos dias. Como se o fato dos dentistas culparem os video games pelos problemas de saúde bucal já não fosse irracional o bastante, a mais nova e ridícula acusação é de que os video games são os responsáveis pela queda do número de homens americanos que conseguiram diplomas universitários nos últimos anos.

É o que pensa John Richard Schrock, redator do Kansas.com, numa coluna do Wichita Eagle. Citando a queda no número de homens americanos que estudaram o bastante pra conseguir seus diplomas de faculdade, o artigo clama que enquanto mulheres têm tradicionalmente dominado profissões de alto escalão, os homens estão regredindo cada vez mais. O autor do artigo também aponta que os "homens estão deixando de ser acadêmicos em todos os países desenvolvidos" e que "seja o que for que está deprimindo a performance escolar dos garotos é algo que cruza as fronteiras culturais e políticas e vastamente desiguala sistemas educacionais".

"Seja o que for" não permanece muito tempo anônimo, já que Schrock oferece a seguinte leitura: "Este declive nas pontuações dos garotos coincide com o surgimento dos video games". Para dar base à sua opinião, o autor cita um par de estudos de pesquisa: um estudo de 2009 feito pelo Dr. Douglas Gentile, que afirmou que um a cada doze jogadores de 8 a 18 anos de idade eram viciados em video games (um estudo desafiado posteriormente pelo Dr. Cheryl Olson), e um estudo da Denison University feito neste ano, que examinou o "efeito de deslocamento" que os video games provocam em atividades alternativas, incluindo os estudos.

Convicto, ele termina: "se nós formos parar esse deslizamento educacional dos homens, teremos de retirar os brinquedos eletrônicos das mãos de nossos jovens garotos".

Sério, esse povo está entediado até a medula. Eles não têm nada melhor pra fazer além de culpar os video games por qualquer porcaria da qual eles não gostam. Não passa de uma simplificação incomensurável, eu diria. Por que os homens nos Estados Unidos estão se atrasando cada vez mais na educação? Temos os esportes, que roubam grande parte do dinheiro dos acadêmicos, temos a má administração, temos a política... e Shrock prova ser portador de um deslocamento temporal. Para alguém tão estudado, ele poderia gastar suas horas de pesquisa para notar que, hoje em dia, vivemos num mundo onde mulheres também jogam video games. Não sei se isso consegue ultrapassar o caso de saúde dental, porque aquilo foi incrivelmente estúpido... especialmente pra um grupo de pessoas que possui um diploma universitário.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

5 Comentários

  1. como é? Lembra daquela reportagem sobre ''como os video games te tornam uma pessoa melhor''?Entao,tem que mostrar pros caras dai.XD.Plé!Va cata coquinho,até parece que mulher vai tanto a cima dos homens só por causa de videos games.Se fosse eles,diria que TODOS tariam no fundo do ´poço A QUEM joga-se video games não só os homens , mas não concordo comque os games não dão futuro.
    Mas que eu concordo mesmo é que se for semana de prova,nao vai dar pra estudar mariologia(infelismente).XD

    ResponderExcluir
  2. Se minha mãe tirar meu video-game,eu tiro o kit de maquiagem dela!XD

    ResponderExcluir
  3. Engraçado... isso só deve valer nos EUA... eu tenho amigos que, assim como eu, são viciados em VG... eu sou pós-graduado, meu amigo tá concluindo o mestrado, outro acabou de ir para o exterior depois de se formar em física... e os que não jogam videogame são meus amigos q trabalham de peão na siderúrgica... de padeiro, entregador de pizza... sem desmerecer nenhuma profissão, meus amigos gamemaníacos estão academicamente à frente dos outros... que estranho...

    ResponderExcluir
  4. vem auquele padre falando que os video games são objetos pornograficos,depois dentistas dizendo que os video games são culpados das crianças terem dentes podres agora isso?esses caras tão com falta do que fazer

    ResponderExcluir
  5. Sabe uzbirglones,até que refleti muito isso,pois os E.U.A pensa que se uma coisa acontece com eles,pra nós tambem é importante.padres,dentistas, ou caras como estes NÃO me impedem de jogar video game .qual é to na sexta série e os caras falam que tenho que parar???dexa eu curtir o pouco do que resta da minha infancia!
    Isso é papo furado,e tambem é muita cara de pau pra falar essas coisas,se esses caras estão intendiados,porque não jogam Video Game?XD

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem