Características Frustrantes dos Video Games Contemporâneos

Ser um jogador hoje em dia é fácil. Não temos mais que lidar com os problemas irritantes que a geração passada teve de enfrentar ao jogar nossos games favoritos. Não é mesmo? ...Bom, tecnicamente, ainda temos alguns componentes irritantes em video games. Confira a lista logo abaixo:

Câmeras Malucas
Não importa o nível de excelência dos gráficos de hoje em dia, a câmera de alguns jogos parece se comportar como cinegrafistas amadores de escola. Durante a era do 8 e do 16-bit, isso nunca costumava ser um problema, mas quando Super Mario 64 e Tomb Raider surgiram, começamos a ouvir falar sobre ângulos de câmera. O que faz com que isso seja tão irritante? Que tal entrar de novo numa sala somente pra sair dela acidentalmente por causa de uma troca de câmera que te faz andar na direção contrária da qual estava indo? Pior ainda é quando as posições da câmera obstruem sua visão, forçando-o a ajustá-la constantemente. Se o jogo for desafiante porque a batalha final for entre você e a câmera, tem alguma coisa errada.

Missões de Escolta
Às vezes somos obrigados a completar uma missão de escolta em muitos jogos. E, na maior parte, a maioria dos jogadores parece não gostar deles. Missões de escolta se tornaram um estilo de jogabilidade que os desenvolvedores apostam ser interessante e divertido, mas alguns motivos as impedem de serem assim: primeiro, o passo do herói é geralmente reduzido pra acompanhar o passageiro em resgate, e segundo, todos os tiros e bombas parecem atingir somente ele.

Tutoriais Longos
Mas é claro que precisamos pegar a manha daquele jogo novo! Todo mundo sabe disso. Mas alguns jogos realmente necessitam de uma elaboração tremenda e uma quantidade insana de tempo pra mostrar aos jogadores sobre como fazer coisas simples que poderíamos ter imaginado sozinhos? O segredo é apertar o botão repetidamente.

Cenas Internas Sem Pulo ou Pausa
As cenas internas dos jogos, as famosas "cutscenes", são, geralmente, uma ótima adição a um jogo. Elas permitem que o jogador sinta-se situado na história e nos personagens. Além disso, elas são bonitas e recheadas com ação e drama, coisa linda de se ver. Mas quando os desenvolvedores começam a pensar que são diretores de filmes e criam cinemáticas que você não pode pular, porque eles querem que você admire seu trabalho precioso, aí começa a parecer com aqueles vendedores que batem palma em seu portão. Mesmo se a cena tiver somente 1 minuto, você não pode bater a porta na cara deles. O pior de tudo é quando você é forçado a assistir a mesma cena pela segunda ou terceira vez. Se você tem um jogo que se encaixa nesta descrição, ou você se livra dele, ou torce pra que a luz não acabe em seu bairro antes de você salvar seu progresso, porque foi forçado a assistir uma longa cena interna...

Pouco Espaço no Inventário
Por que será que os jogos ainda te permitem carregar somente certa quantidade de ítens no seu estoque? Quer dizer que eu posso carregar cinco bazucas num RPG, mas aquela colher não cabe? Alguns jogos como Fallout caem vítimas dessa frustração. O jogo te permite carregar qualquer coisa inútil e ainda não ter mais espaço pra elas. É difícil entender o porquê de permitirem aos jogadores que carreguem colheres e torradeiras quando eles limitam seu inventário.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

9 Comentários

  1. Realmente, a câmera de Mario 64 dá pra fazer você chorar!
    Na fase da mansão dos Boos, tem uma parte que deve-se pegar o boné de intangibilidade e atravessar um quadro de boo que tem na biblioteca. Tudo normal, exceto a câmera, que você não consegue fazer nada nem ajustar...E ainda de quebra tem 2 boos lá que você tem que derrotar às cegas!!!

    ResponderExcluir
  2. Graças à Deus, a última não tem mais em Pokémon. :D

    ResponderExcluir
  3. Pelo Amoooor,A cameraa do 64 Da pra você se suiciçidar...

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o Super Mario Galaxy,mas quando eu mato pela ultima vez o Bowser pra salvar a Peach e pra salvar precisa acaba o video, mas quando chega nele ele trava e eu nao vou nem pensar gastar o meu pouco dinherio em jogo que eu tenho,prefiro comprar outro jogo ja que no Brasil o jogo 'e uns 250 reais,tomara que o Galaxy 2 nao seja assim!

    ResponderExcluir
  5. É como eu disse no 1° post...
    Aquele Lakitu "bonzinho" do Mario 64 deveria estar chapado...

    Há, e Jardim, excelente Blog, é minha homepage no firefox e no IE!rsrs
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. É por isso que eu falo: Eu sou Old School!

    ResponderExcluir
  7. Nossa,qua ndo eu era vício em pokémon,lembro que ficava jogando Yellow até a pilha chorar de enferrujada e descarregada,Me lembro que eu botava a manha do MissingNO,e clonava 300 Rare Candy,só que algo me fazia chorar de tristeza,não cabiam mais!!!!11!ONZE!ONZE!!
    Aquilo era um saco,aqueles caracteres ilegíveis acabavam com o espaço!
    D´oh!

    ResponderExcluir
  8. e mais uma,apesar dos video games de hoje serem bons,a muitos controles e vc tem que comprar um em cada lugar(dependendo da loja é claro)E ,já sofri muito com meu nintendo 64,a camera é uma verdadeira loucura!Quando tinha meu super mario 64,na ultima faze do jogo,tem que lutar com o bowser(pela 3º vez inclusive)E na hora que estava derrotando ele,a maldita camera virou pra cima e então,morri.Tive que refazer a faze inteira!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem