Valentine's Day: Carta de Amor ao Wii

Hoje, 14 de fevereiro, é celebrado o Valentine's Day, equivalente ao Dia dos Namorados no Brasil, que acontece mais tarde. Pra comemorar, o site N-Europe preparou uma carta de amor... para o Nintendo Wii. Isso mesmo! Cair nos braços menos sociáveis do Wii no Dia dos Namorados americano é definitivamente um modo menos difícil de apresentar o amor da sua vida aos seus pais. A indústria pode dizer que o Wii é notícia velha, e que modelos melhores estão nas prateleiras ao invés de estarem em suas casas. Aqui, vamos lembrar o motivo pelo qual você abriu o pacote de sua caixinha branca em primeiro lugar.

É Amigável
Um console que revolucionou os jogos, que trouxe jogatina de movimentos a todas as pessoas do mundo e tudo o que você tinha que fazer era balançar seus braços pra mostrar a todo o mundo o quanto a jogabilidade tinha se tornado genial. Você pode achar que isso não é mais pra você hoje em dia e preferir o apertar de botões sem necessidade de balançar seu braço de novo, mas o que o Wii Sports fez pelo resto do mundo (pessoas que não eram jogadores) ainda é incrível. Ele realizou o plano da Nintendo de trazer os video games às massas - no mundo todo. Franquias clássicas que a começo eram intencionadas a atrair somente a base de fãs, foram reestabelecidas no Wii como nunca haviam sido. Certos títulos sempre serão vendidos aos jogadores, mas os espertalhões da Nintendo fizeram com que seus títulos principais fossem vendidos àqueles que nunca sequer tocaram num controle. Dar a Mario Kart Wii um volante foi um movimento sólido que se transformou em puro ouro acessível. Dar a New Super Mario Bros. Wii (sem dúvida um dos melhores jogos estilo retrô para o sistema) uma mão de tinta junto com show de bolice multiplayer, e ainda o lançando pra toda a família, foi uma ideia de gênio, a qual é refletida no número de vendas. Dar uma guinada em Punch-Out!! com controles de movimento também foi sensacional. As franquias parecem novas, mas ao mesmo tempo, são uma rajada ao passado.

É Confiável
A máquina da Nintendo pode não ter a melhor tecnologia desta geração, mas está longe de ser um patinho feio quando se trata de valor de jogo. A Nintendo percebeu que o que vale (e vende) é o conteúdo do divertimento, e não os gráficos. Além disso, ela abasteceu sua seção de jogos centrais como nunca. É por isso que o Wii terá dois Zeldas, três jogaços principais do Mario e dois Metroids. Entre estes, uma ninhada de títulos excelentes como Punch-Out!!, Mario Kart Wii, Super Smash Bros. Brawl... os jogadores da Nintendo nunca tiveram tanta coisa boa desde os anos de Super NES.

É Social
Dizem que a Sony transformou os jogos em "maneiros", mas era um maneiro somente para aqueles com uma pré-disposição pra jogos. Os pais geralmente não eram vistos curtindo o Playstation junto com seus filhos. O Wii mudou isso, trazendo a jogatina social em multiplayer à todos, de um modo revolucionário, empolgante e amigável. O Wii é sem sombra de dúvida uma das - senão a - máquinas de jogos mais sociais da década, trazendo as famílias unidas ao providenciar conteúdo para todas as idades.

Entende Seus Desejos Retrôs
Às vezes os gamers se esquecem do quanto o Virtual Console é bom. O anúncio do sistema foi entusiástico, e o Virtual Console ainda reflete as origens da indústria de hoje em dia. É, talvez, como uma verdadeira biblioteca da história dos videogames a qual você pode encontrar sem recorrer à emulação.

Tem Bons Movimentos
Finalmente, onde a indústria estaria hoje sem o controle de movimento? Definir e moldar a indústria é uma marca registrada da Nintendo, e enquanto os concorrentes manipulam seus projetos pra causar grande efeito, nós adoramos arcos de movimento e câmeras. No Wii, o controle de movimento parece o melhor sistema de controle já feito. Jogar Wii Sports (e Resort) ainda é difícil de ser feito sem apreciar a atração momentânea e quase passiva dos controles. Conforme os esquemas de movimento surgiram, títulos divertidos e únicos nasceram na indústria. Clássicos contemporâneos como Eledees, Boom Blox, WarioWare, De Blob e Let's Tap vêm à mente junto com uma renca de outros títulos que oferecem controles de movimento que têm abalado a indústria. A Nintendo estava certa quando disse que estavam fazendo uma revolução - parece que o Wii conseguiu afetar todo o futuro da indústria de entretenimento eletrônico.

Então, obrigado, Wii. Você trouxe experiências verdadeiramente fantásticas aos jogadores e sorrisos àqueles que nunca jogaram um video game antes. Por isso, adoramos passar um tempo contigo, e esperamos pelas relações do futuro.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

  1. Adorei esse artigo! A Nintendo SEMPRE quis reunir a família em frente da TV para que todos jogassem os seus games, isso, desde a época do N64. Tentou com o GC, mas isso só deu certo mesmo com o Wii! Como eu disse antes, eu cheguei a fazer muito isso com o meu antigo N64, era perfeito! A família reunida, jogando Mario Party 2! Aqueles "xingos" com relação as estrelas roubadas, as provas em duplas perdidas... Ah... Que delícia! *-*
    Mal espero meu Wii pra trazer essa bela experiência de volta! Alias... Nosso tempo história é dividido em A.C (Antes de Cristo) e D.C (Depois de Cristo). Agora, o mercado de games é assim: A.W (Antes Wii) e D.W (Depois Wii), devido a sua grande revolução!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem