Refletindo sobre a punição da pirataria

Recentemente, nós vimos aqui no Reino do Cogumelo o caso de James Burt, um australiano que pirateou New Super Mario Bros. Wii, distribuiu as cópias pela internet, foi perseguido pela Nintendo e agora deve à companhia uma pequena multa de 1.5 milhão de dólares. Vamos voltar a falar sobre isso, afinal, esse veredito é justo?

Uma cópia de New Super Mario Bros. Wii realmente vale 1 milhão e meio de dólares em prejuízo? Quase toda a distribuição de dinheiro roubado ou leis de apropriação indébita custam entre 7.500 a 10.000. Então por que a pirataria custa quantidades tão gargantuas de dinheiro? Será que é legal aumentar as multas a uma proporção tão absurda apenas pra dar um exemplo?

Pra muitas pessoas, isso seria equivalente a dizer que você pode cortar as mãos de um assassino pra usá-lo como exemplo aos outros assassinos, o que pode ser um ato efetivo, mas não o fazemos por aqui - nem na América, nem na Austrália, presumivelmente) já que seria conhecido como algo cruel, e uma punição incomum. Então, multar alguém com uma enorme quantidade de dinheiro por um delito menor parece ser um exagero, assim como a recente sentença de uma mulher (Jammie Thomas-Rasset) de Minnesota multada em 1 milhão e 900 mil dólares por ter baixado 24 músicas ilegalmente pela internet*.

Dito isto, acredito que deveria haver uma diferença entre a pessoa que distribui ilegalmente ítens pela internet e a pessoa que baixa estes ítens. Se a pessoa for pega baixando um jogo ilegalmente, pareceria justo que a punição equivalesse à sua contraparte real, quando alguém furta um jogo numa loja (o que seria provavelmente uma multa de 250 ou 500 dólares, e prisão preventiva). Ou, seguindo as leis, um distribuidor de ítens roubados deveria pagar ainda um tanto mais caro. Mas ainda assim, nenhum destes números conjeturais estão em qualquer lugar perto de 1 milhão e meio de dólares, e não consigo imaginar como essa multa absurda poderia ser justificada em um caso como este! No caso de um distribuidor como Burt, sua ofensa parece bem menor do que algo físico, já que, disponibilizando os downloads gratuitamente, ele não estava nem ao mesmo lucrando com o empreendimento.

A moral da história é que sim, pirataria é uma coisa errada, e consequências deveriam acontecer às pessoas que distribuem software roubado gratuitamente. Mas só porque os piratas são pegos eventualmente, isso permite que as empresas acreditem que, quando conseguem pegar alguém, eles devem ser capazes de acabar com eles publicamente com multas que não têm qualquer influência aos danos reais causados pela pirataria em si.

Pra combater problemas como este, as empresas de jogos devem olhar direto pra distribuição digital, abaixar os preços e tornar os jogos mais acessíveis a todos.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

9 Comentários

  1. Pelamordedeus
    Isso é muito dinheiro...
    Como vocês disseram antes... Isso irá estragar a vida financeira dele...
    Lamentável...

    ResponderExcluir
  2. O grande problema disso tudo nem foi a pirataria em si, pq muita gente baixa New super mario bros Wii pela internet... uq deixou a Big N irritada mesmo foi que ele fez essa cópia antes do jogo ser lançado, um jogo exclusivo e esperado por todos.
    Mesmo assim, axei exagerado a punição.. ele não tem como pagar essa quantia.

    ResponderExcluir
  3. Mas acho que o preço não foi por ele simplesmente ter pirateado. Acho que isso é cauculado a partir da quantidade de cópias que a Nintendo deixou de vender por causa desse cara.

    Ou seja, pode parecer um mega absurdo, mas o valor não deve estar muito longe disso não. Pois é, sinto pena do cara. Copiando as palavras do Jardim: estragou a vida financeira dele.

    ResponderExcluir
  4. sou media e é dificil comprar jogos originas mas eu junto dinheiro e compro original pq pirata é uma forma de crime

    ResponderExcluir
  5. Nunca foi fácil pra pirataria competir com a Nintendo.

    E não é hoje que isso vai mudar!

    Coitado do cara... está devendo muito dinheiro!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não foi só ele que upou o NSMBW, aposto que muito mais gente o fizeram...e so por ser o primeiro foi punido...

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da matéria, eu achei profunda a sua idéia, e realmente eu penso como você, é ridículo 1 milhão meio, que absurdo, esse não é o preço de uma cópia, é uma punição ridículamente exagerada. Eu não sou a favor da pirataria, mas nós brasileiros não vivemos apenas de pasto, água e bolsa família. Queremos diversão eletrônica também, sem ter que pagar uma fortuna por isso.

    Eu acho que o preço que pagamos em jogos e consoles, em grande parte é por causa dos impostos exorbitantes que são cobrados no nosso país com o primário propósito de encher as cuecas dos políticos em Brasília. Você sabe quanto custa uma cópia de um jogo aqui no Brasil? em torno de 200 reais, e nos EUA por exemplo esta em torno de 40 Dólares, um Nintendo Wii aqui esta em torno de 1.500, nos EUA esta 200 dólares, isto é por causa dos impostos que pagamos e nem é tanto por culpa das empresas de jogos.

    Mas pirataria é errado sim, não culpo a pessoas que compram jogos piratas por que eles são pouco acessíveis a muitas pessoas até mesmo pra mim eles são pouco acessíveis, e eu realmente acho que as empresas de jogos devem olhar direto pra distribuição digital, abaixar os preços e tornar os jogos mais acessíveis a todos, quer dizer, isso ia ajudar, tem o problema dos impostos.

    Se você realmente se importa, peço a todos que, por favor para acessar a página do Senado Federal onde consta o e-mail de todos os senadores, e mandem um e-mail para os senadores do seu estado expressando a sua indignação e afirmando o seu protesto contra o abuso da taxação dos vídeo games e jogos no Brasil (eu um dia anotei o nome de todos os Senadores e enviei 5 E-mails por dia pra cada um deles).

    Esse é o endereço onde consta o e-mail dos senadores:
    http://www.senado.gov.br/sf/senadores/senadores_atual.asp?o=1&u=*&p=*

    ResponderExcluir
  8. Apóio totalmente ao Johnny.

    E agora meu comentário bobo e despretensioso:
    Arr, marujo, uma garrafa de rum, agora deve limpar o convés!

    ResponderExcluir
  9. Eu apoio comtra a pirataria mas muita gente nao tem R$200,00 todo mes pra comprar como por exemplo Teletabis,tinha que abaixar muito o preco
    Pelo menos os jogos menos famosos se paga R$ 250,00 pra comprar barney o jogo dinossauro,tem que abaixar mesmo

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem