Nada se cria...

...tudo se copia. A imitação é mesmo a mais sincera forma de homenagem? Decida por si mesmo nesta coleção de grandes imitadores da história dos video games!

Chintendo Vii / Nintendo Wii
Ah, a diferença que uma letra pode fazer. Você sem dúvidas vai notar que o Vii possui uma semelhança com um produto particular da NIntendo que tem se tornado um sucesso nos anos recentes. Lançado na China em 2007, o Vii custa bizarramente o mesmo preço do Wii, mas ele vem com 12 jogos embutidos com nomes fraquíssimos como "Alacrity Golf", "Catch Fish" e "Happy Tennis".

Donkey Kong / King Kong

Embora se pareça com o cenário de uma luta do século, essa macacada rendeu foi um drama nas cortes. A Universal Studios, dona do nome King Kong, processou a Nintendo alegando que o arcade de 1981 Donkey Kong havia infringido sua marca registrada. Após muitos anos de alegação e contra-alegação, a Nintendo eventualmente prevaleceu, salvando o nome Donkey Kong.

Scrabble / Scrabulous

Algumas vezes, as cópias provam ser melhores que o artigo genuíno. Um dos primeiros jogos avaliáveis na rede social Facebook, Scrabulous também se tornou o mais popular, com uma base de usuários que superou meio milhão. A Hasbro, dona dos direitos dos Estados Unidos sobre o jogo de tabuleiro Scrabble, ameaçou processar a companhia indiana por trás de Scrabulous. A versão não-autorizada em breve desapareceu do Facebook e foi substituída por um Scrabble com o emblema da Hasbro, mas que foi considerado inferior à imitação.

Snake Plissken / Solid Snake

Quem é que não adora o clássico de ação Fuga de Nova York (Escape from New York)? Com certeza não é o caso do criador de Metal Gear, Hideo Kojima, que abertamente admite que seu personagem enigmático Solid Snake foi fortemente baseado em Snake Plissken, o personagem de Kurt Russel no filme. Tem até uma referência ao filme em Metal Gear Solid 2, quando Snake escolhe "Plisken" como seu codinome durante uma conversação por rádio.

Limbo of the Lost / quase todo mundo

Em desenvolvimento desde os anos noventa, Limbo of the Lost seria um jogo de aventura estrelando o capitão de Marie Celeste. Após o lançamento americano no ano passado, alguns cata-piolhos notaram uma similaridade entre alguns dos cenários e gráficos do jogo Elder Scrolls: Oblivion. Então, mais alguns observadores encontraram lá cenários de World of Warcraft, também. E Pirates of the Caribbean. E Spawn. E... bem, você entendeu. Será que havia algum conteúdo original no jogo?

Tetris / Tris

Desenvolvido por um estudante de um colégio em Atlanta, o clone gratuito do Tetris, Tris, foi um grande sucesso no iPhone... até agosto de 2008, quando a companhia que domina o nome do Tetris forçou sua remoção em um movimento que o desenvolvedor chamou de "algo mais do que valentões mesquinhos". Agora os fãs do iPhone esperando por tijolinhos caindo vão ter que se contentar com a versão desenvolvida pela EA que custa cinco dólares.

Great Giana Sisters / Super Mario Bros.

Pouquíssimo depois do lançamento do clássico Super Mario Bros. pra NES, a fabricante alemã Rainbow Arts lançou este jogo um tanto quanto familiar ao redor de muitas plataformas de computadores pessoais. Ou eles tentaram. Devido às suas numerosas similaridades com a sensação da Nintendo, a fabricante foi forçada a retirar tudo das lojas o mais breve possível. Cópias originais de Great Giana Sister são agora ítens valiosíssimos de colecionador.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

2 Comentários

  1. Não é a primeira coisa que os chineses copiam da nintendo... tem ainda aquele dulidubi star também.

    ResponderExcluir
  2. copiadores malditos copiadores malditos láláláláláláláá

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem